close
Alimentação

Framboesa e os Incríveis Benefícios para a Saúde

A framboesa faz parte da categoria das “frutas vermelhas”, como o mirtilo, o morango, amora e o açaí. Ela é uma fruta de baixo carboidrato e ainda beneficia a prevenção da diabetes.

Possui proteínas, fibras solúveis, carboidratos, vitaminas A, C e B9 (ácido fólico), e alguns minerais (como: potássio, cálcio, magnésio entre outros); também é rica em antioxidantes naturais que ajuda na renovação celular.

Veja agora os motivos para incluir essa deliciosa fruta na alimentação.

Não deixe de ler e compartilhar!

Framboesa e os Benefícios

Framboesa: Rica em Nutrientes. Imagem: (Divulgação)

Confira a seguir os motivos para aderir ao consumo da framboesa (1).

1- Prevenção da degeneração macular

É claro que somente a framboesa não fará milagres. Mas, o seu consumo pode ajudar a prevenir problemas ligados a degeneração macular.

De duas a três framboesas por dia é o suficiente para manter a saúde macular.

2- Fertilidade

Tanto a fruta, quanto as folhas da framboesa, é excelente para as mulheres que querem aumentar as chances de engravidar.

Por muitos séculos essa fruta rendeu remédios caseiros que fortalecessem o sistema reprodutor feminino. Ainda hoje é válido consumir essa fruta para ajudar na fertilidade.

3- Diminuição do fluxo menstrual

A framboesa também é uma fruta que tem propriedades que interferem no fluxo menstrual exagerado. Se você quer diminuir o sangramento durante a menstruação é recomendado o consumo dessa frutinha poderosa.

4-Saúde na gestação

Durante a gestação é recomendado que antes de consumir o chá das folhas de framboesa, ou até mesmo a fruta, você consulte o seu médico. No entanto, se liberado, saiba que a framboesa ajuda mulheres grávidas a terem menos náuseas.

Em doses homeopáticas, a framboesa ajuda na prevenção de hemorragia gestacional. Até mesmo o desconforto gerado pela mudança hormonal da gestante é aliviado pela framboesa.

5- Previne o câncer

Ela possui propriedades que não só previnem como também fortalecem o organismo no combate das células cancerígenas.

Rica em ácido elágico, que é um fitonutriente que auxilia o seu corpo a eliminar os radicais livres, e auxilia as membranas celulares saudáveis; ela é uma poderosa ferramenta de prevenção ao câncer.

Faça o DownloadFora esses benefícios já mencionados, a framboesa têm em sua composição muitos antioxidantes, auxiliando o organismo a combater o câncer. Por isso, quem está em tratamento contra o câncer pode consumir essa fruta.

O consumo da fruta não substitui o tratamento médico.

6- Prevenção e controle de rugas

A alimentação balanceada auxilia na prevenção e combate das rugas. Adicionar a framboesa na alimentação é um importante passo se você quer turbinar a qualidade da sua pele.

Além de consumir, modernamente, as framboesas, dermatologistas recomendam máscaras com a fruta amassada e iogurte natural. A aplicação dessa mistura na pele rende um aspecto mais descansado à pele.

Adicione as framboesas à sua dieta diária e faça uma máscara facial de framboesa duas vezes por semana.

7- Sistema imunológico fortalecido

Rica em vitamina C, ela é uma grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico. O seu consumo, mesmo em pequenas doses, pode inibir o desenvolvimento de vírus oportunistas, como é o caso do vírus da gripe (2).

8- Perda de Peso

Além de todos esses benefícios, a framboesa ainda pode ser uma grande aliada na perda de peso. O manganês e a fibra dietética auxiliam no emagrecimento saudável (3).

O manganês ajuda a acelerar o metabolismo e a queima de gordura, enquanto que a fibra solúvel auxilia na digestão e aumenta a saciedade, além disso as fibras ajudam a absorver as calorias dos outros alimentos.

Faça o DownloadOutros benefícios:

  • Reduz o colesterol
  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue
  • Previne doenças cardíacas

Como consumir 

Ela pode ser consumida também em forma de chá (sem açúcares para não comprometer a dieta).

Outra opção é usá-la junto com outras frutas ou legumes na água saborizada, colocando em um jarro de água antes de dormir e consumindo essa água no dia seguinte, descartando as frutas.

Ela também pode ser congelada para ser usada em smothies ou em outras preparações.

Prefira a fruta orgânica, que é livre de agrotóxicos.

Consuma sempre alimentos saudáveis como a framboesa, e de baixo teor de carboidratos.

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acelerar o metabolismoamoraantioxidantescâncercélulas cancerígenascombate das rugasdoses homeopáticasdr. juliano pimentelfertilidadefibras solúveisfluxo menstrualfrutafruta de baixo carboidratofruta orgânicafrutas vermelhasgripemirtilomorangoníveis de açúcar no sanguenutrientesperda de pesopotássioPrevenção da degeneração macularprevenção da diabetesproteínasqueima de gorduraradicais livressaúde macularsistema imunológicosistema reprodutor femininovitaminas A

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta