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Gastrite e Úlcera: Qual é a Alimentação Adequada

Juliano Pimentel

Os sintomas de queimação no estômago, dores de estômago, náuseas, vômitos ou arrotos podem indicar problemas sérios de saúde, como gastrite e úlcera. Eles podem ser causados por uma alimentação industrializada. 

Eles podem ser amenizados através de mudanças na alimentação, e com um estilo de vida saudável.

Um plano adequado de alimentação pode ajudar a aliviar essa condição desconfortável, e potencialmente perigosa.

Nesse artigo apresentarei como se alimentar bem tendo gastrite e úlcera.

Não deixe de ler e compartilhar.

Gastrite e Úlcera: Dicas Práticas

Gastrite e Úlcera: Evite o Tabaco. Imagem: (Divulgação)

Use estas dicas para ajudar a gerenciar os sintomas de gastrite:

1- Coma pequenas refeições

 Exagerar na quantidade de comida pode piorar os sintomas da gastrite. Refeições em pequenas quantidades de alimentos, aumenta o fluxo sanguíneo para o estômago e a cicatrização (1).

2- Evite comer antes de dormir 

Coma cerca de três horas antes de ir dormir para digerir completamente o alimento.

3- Beba bastante água 

A água parece ajudar a controlar sintomas de gastrite e úlcera.

Tome pelo menos 2 litros de água por dia, beba também quando os sintomas aparecerem. Ao contrário do leite, álcool e cafeína, a água não vai aumentar a produção de ácido do estômago ou causar queimação.

4- Reduza o estresse

Estresse diminui a função imunológica e contribui para a piora de outras questões digestivas.

5- Pare de fumar

Fumar e viver um estilo de vida pouco saudável são fatores de risco, para desenvolver dano estomacal e gastrite.

Essa prática retarda a cicatrização da mucosa gástrica, aumenta a taxa de recorrência de úlceras e também torna mais provável que você desenvolva infecções.

Alimentos que Ajudam a Superar a Gastrite

Gastrite e Úlcera: Alimentação Adequada. Imagem: (Divulgação)

Uma alimentação adequada pode auxiliar na busca uma saúde melhor. Os alimentos de verdade podem mudar a nossa vida.

Eles são naturais e livres de conservantes, açúcares adicionados, agentes tóxicos, entre outros malefícios presentes em alimentos industrializados. Escolha bem, e busque a orientação de um nutricionista.

Trago aqui algumas dicas que podem te ajudar a aliviar os sintomas da gastrite e úlcera.

1-Alimentos Altamente Antioxidantes

Pesquisas mostram que os alimentos ricos em antioxidantes, como os ricos em vitamina C, vitamina A e flavonóides, podem ajudar a reduzir a inflamação do estômago e o risco de distúrbios digestivos ou complicações.

Segundo fontes como a Universidade de Maryland Medical Center, frutas, ervas /especiarias e legumes que são benéficos para gastrite incluem cebolas, alho, abóbora, pimentão, folhas verdes, alcachofra, aspargos, aipo, funcho, gengibre, açafrão, bagas e maçãs (2).

2- Alimentos Probióticos

 Uma revisão dos estudos sugere que o consumo de probióticos pode ajudar a controlar a bactéria H. pylori, e tratar infecções do trato gastrointestinal que desencadeiam gastrite e úlceras (3).

Alimentos probióticos, incluindo vegetais cultivados, de kefir, têm inúmeros benefícios para quase todos os aspectos da saúde.

Eles reduzem a inflamação, regulam os movimentos intestinais, ajudam a controlar as reações a alergias alimentares ou intolerâncias, e muito mais.

3-Alho

Gastrite e Úlcera: Consuma Alho. Imagem: (Divulgação)

 Consumir alho cru e cozido pode auxiliar em problemas gastrointestinais.

O alho é um antiinflamatório natural e ainda tem algumas propriedades antibióticas.

Alguns especialistas acreditam que o alho cru pode até ser capaz de ajudar a reduzir a bactéria H. pylori e inibir o crescimento de outras bactérias nocivas (4).

4-Alimentos Ricos em Fibras

Gastrite e Úlcera: Consuma Alimentos com Fibras como as Nozes. Imagem: (Divulgação)

 Uma dieta rica em fibras auxilia no alívio da para gastrite e de outros distúrbios digestivos.

Um estudo feito pela Harvard School of Public Health, descobriu que dietas ricas em fibras estavam associadas a um risco menor de desenvolver úlceras de estômago em até 60% (5).

Algumas das melhores fontes de fibras incluem nozes e legumes.

5- Gorduras e Proteínas Saudáveis

Omelete É Rico em Proteínas
Gastrite e Úlcera: Opte por Omelete, que é Rico em Proteínas. Imagem: (Divulgação)

Proteínas ajudam a reparar a parede do intestino e tratar problemas digestivos, que podem desencadear inflamação. Boas fontes de proteína incluem carne, peixes, aves e ovos.

Peixes como o salmão ou sardinhas são especialmente benéficos porque são ricos em omega-3, que são poderosos antiinflamatórios e benéficos para quem sofre de gastrite e úlcera.

Outras gorduras saudáveis ​​e fáceis de digerir incluem coco, azeite, abacate e manteiga.

Alimentos Que Pioram os Sintomas

1- Leite

 Os especialistas agora acreditam que o leite estimula a liberação de mais produção de ácido e podem piorar os sintomas da gastrite. Tente trocar por derivados de kefir (6).

2- Álcool 

Álcool em excesso pode erodir o revestimento do estômago e fazer a inflamação piorar. Algumas pessoas não percebem um aumento nos sintomas de gastrite quando bebem moderadamente, mas outros não podem consumir álcool de todo sem provocar sintomas (7).

3- Café 

O café não causará problemas de estômago ou úlceras na maioria dos casos, mas geralmente faz sintomas da gastrite piorar. Em alguns casos, mesmo quando o café é descafeinado, ainda pode provocar dor. O café pode aumentar os sentimentos de queimação.

4- Alimentos picantes 

Alimentos picantes ou quentes não causam gastrite ou úlceras, mas podem piorar os sintomas. Estes incluem pimentas e molhos.

É importante mudar sua alimentação e procurar orientação médica.

O melhor de tudo é se afastar de alimentos industrializados, iniciar uma reeducação alimentar e evitar os hábitos ruins.

Quando você se alimenta bem e adquire um estilo de vida saudável, isso se reflete na sua saúde e evita o sofrimento gerado por doenças.

Mude HOJE, eu te convido a ter uma vida de qualidade e viver de verdade!!!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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