close
AlimentaçãoMetabolismo

Glutationa: Descubra a sua Importância para a Saúde

Glutationa é considerada a mãe de todos os antioxidantes. É uma molécula muito valorizada no campo científico e medicinal. Com efeitos que incluem: ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante.

Quer saber mais?

Pesquisadores acreditam que a glutationa (GSH) é tão importante para a nossa saúde, que o nível dela nas células pode ser considerado um medidor natural da longevidade.

Entenda a importância para a sua saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Glutationa

A glutationa (GSH) é uma molécula produzida naturalmente pelo seu organismo.

Todas as células em nosso corpo produzem a glutationa em seu núcleo (1), e você ainda encontra a glutationa em alimentos naturais.

Em outras palavras, ela é uma importante enzima antioxidante, que age como anti-inflamatória e como purificador natural do sangue (2,3).

Quer saber mais sobre a importância dos alimentos ricos em antioxidantes para a saúde? então leia esse artigo do link.

A glutationa atua na prevenção de danos, e em neutralizar as moléculas prejudiciais geradas durante a produção de energia (4).

É um impulsionador do sistema imunológico e um desintoxicante.

O seu trabalho reparador atua diante dos danos causados pela poluição; estresse; dieta pobre em vitaminas, minerais e em nutrientes; radiação; infecção; uso de drogas; lesões; traumas; queimaduras e envelhecimento (8).

A glutationa também desempenha um papel importante no processamento de medicamentos, evita a resistência á medicação e protege contra compostos cancerígenos (carcinogênicos).

De acordo com pesquisas a GSH é um importante agente anticancerígeno (9).

Auxilia na produção de DNA, proteínas e em outros componentes celulares importantes para o bom funcionamento e manutenção do seu organismo (10).

Alimentos Ricos Em Glutationa

Fontes respeitáveis na área da saúde afirmam que a deficiência em glutationa é frequente, o que impede a produção da própria molécula (11).

Por isso incorporar essa molécula através da alimentação é importante. Não deixe de consultar um médico.

1-Cardo de Leite

Essa flor é usada a milênios para tratamentos medicinais naturais. Agora ela tem sido usada como forma de medicina natural para auxiliar na disfunção de imunidade.

Segundo cientistas o segredo do cardo de leite é de ter a capacidade de melhorar os níveis de GSH.

O benefícios do cardo de leite incluem o de desintoxicar o fígado, prevenção contra o câncer, auxilia na redução do colesterol alto, controlar e a prevenir a diabetes, evita o surgimento de cálculos biliares e em apoiar o sistema endócrino e gastrointestinal (11).

Outro benefícios inclui a saúde da pele.

Você pode consumir o cardo de leite através de chás.

2-Alimentos com Teor de Enxofre

Glutationa: Nabo e Brócolis possuem Enxofre. Imagem: (Divulgação)

Estudos da década de 90 concluíram que o baixo consumo de alimentos com amido de enxofre abaixam os níveis de glutationa, o que prejudica os pulmões e o fígado.

Inclua na alimentação produtos com alto teor de enxofre, como:

Alho, cebola, e vegetais cruciferantes como: rúcula, acelga chinesa, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, couve-flor, couve, mostarda verde, rabanete, nabo, agrião.

3-Exercícios Físicos

Glutationa: Exercícios Físicos. Imagem: (Divulgação)

Os exercícios físicos aumentam os níveis dessa molécula e também auxilia no aumento do sistema imunológico, melhora o grau de desintoxicação e aumenta as defesas antioxidantes.

Faça com moderação e procure sempre o acompanhamento de um profissional.

O treinamento de força por 20 minutos, 3 vezes por semana também é útil (12).

4-Nutrientes de Metilação

Glutationa: Grão-de-Bico Ajuda a Aumentar. Imagem: (Divulgação)

A metilação que é produção e reciclagem de glutationa são as funções bioquímicas mais importantes do seu organismo.

Esses nutrientes estão presentes no folato, vitamina B6, B9 e B12.

Consuma alimentos com alto teor de folato para manter os níveis de metilação, como:

Grão-de-bico, fígado de boi, lentilhas, espinafre, aspargos, abacate, beterraba, brócolis, entre outros.

5-Selênio

O selênio funciona como uma poderoso antioxidante e também é importante no processo de produção do GSH.

Outros benefícios incluem a prevenção do câncer e a saúde do coração. Mantenha esse alimentos indispensáveis na sua alimentação.

Castanha do Pará, atum albacora (amarelo), peixe Halibut, sardinha, carne alimentada com capim, peru, ovo, frango, fígado de boi e espinafre.

6-Vitamina E e C

A vitamina C ajuda a aumentar os níveis de glutationa nos glóbulos vermelhos e nos linfócitos (13).

Já a vitamina E é um antioxidante poderoso que trabalha com a GSH a fim de evitar os danos causados pelo oxigênio reativo, e ainda protege as enzimas dependentes de glutationa (14).

Essa duas vitaminas trabalham em conjunto para reciclar a GSH e mantê-la saudável.

Saiba mais no link sobre a vitamina C e os alimentos que são ricos nessa vitamina.

7-Alimentos com Vitamina E

Alguns alimentos ricos em vitamina E incluem: amêndoas, espinafre, batata-doce, abacate, sementes de girassol, óleo de palma, abóbora-menina, truta.

Como o artigo mostrou, manter os níveis adequados da glutationa no seu organismo é essencial e indispensável.

Para manter a saúde dê prioridade aos alimentos de verdade e naturais. A base da nossa saúde e qualidade de vida agora e no futuro, dependem daquilo que comemos.

Os alimentos processados e industrializados fazem parte do cardápio de muitas famílias, mas você sabe por que os Alimentos industrializados fazem mal a saúde?, leia o link de acesso e descubra.

Mudar os hábitos alimentares pode ser um desafio, mas garanto que é muito recompensador. Seja moderado na quantidade de alimentos que você come, o excesso alimentar é tão prejudicial quanto a falta de algum componente.

Consulte sempre o seu médico.

Pratique exercícios regularmente.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ácido glutâmicoalimentaçãoaminoácidosantioxidanteB12cancerígenoscardo de leitecélulascisteinaconsumo de álcooldesintoxicaçãodiabetesDNAdr. juliano pimentele-bookenxofreexercícios físicosfígadogastrointestinalglicinaglutationaGSHlongevidademanutenção do corpomedicamentosnutrientesradiaçãoselêniosistema imunológicoVitamina B6vitamina Cvitamina e

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta