close
Alimentação

Goiaba: Conheça os 10 Principais Benefícios Para a Saúde

Um dos alimentos naturais mais saudáveis que existe é a goiaba. Além de saborosa é rica em antioxidantes, e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Quer saber os outros principais benefícios da goiaba? Então confira o artigo abaixo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Goiaba e os Benefícios

Uma boa notícia para quem quer emagrecer é que a goiaba contém pouquíssimas calorias, mas são ótimas fontes de vitamina C, licopeno, vitamina A, folato, potássio e fibra.

Ela também possui: cobre, fósforo, magnésio e proteínas.

1-Aumenta o Sistema Imunológico

Uma porção possui mais de 350% da quantidade diária recomendada de vitamina C.

Os benefícios da vitamina C são muitos, inclusive possui um importante papel em aumentar a imunidade. Assim como acontece com outras vitaminas solúveis em água, afinal, o corpo elimina a vitamina C em muitos momentos do dia.

Por isso é muito importante repor a quantidade necessária de vitamina C. Mantendo os níveis adequados, você garante os benefícios dela para várias funções do organismo.

Ela ajuda também na prevenção do dano celular graças às suas qualidades antioxidantes, prevenindo o surgimento de muitas doenças (1).

Com a imunidade protegida você sente maior disposição e qualidade de vida, por exemplo.

2-Controle da Pressão Arterial

Por ser rica em potássio, a goiaba se torna uma fonte natural para diminuir a pressão sanguínea e os lipídios no sangue (2).

O potássio é um dos minerais mais importantes para o corpo; ele combate os efeitos negativos do sódio, o que é vital para pessoas que vivem em países ocidentais, devido ao alto consumo de sódio em alimentos e bebidas industrializadas.

A ingestão elevada de sódio, por exemplo, leva a pessoa a uma pressão arterial alta, podendo ocasionar em problemas cardíacos sérios.

O potássio também é essencial para manter a função cardíaca saudável (3), afinal, ele desempenha também um papel importante na redução de cálculos renais, diminui os riscos de acidente vascular cerebral e óssea (4).

Esse é inclusive, um ótimo motivo para manter ou incluir a goiaba em sua alimentação.

3-Saúde do Coração

A goiaba é uma excelente fonte de fibras.

Elas são importante para manter a saúde do coração, a goiaba fornece mais de 20% do valor diária necessário de fibra, com uma quantidade maior de fibra em sua casca. As sementes da goiaba também são comestíveis e possuem fibras.

O Journal of Agricultural and Food Química, considera a goiaba uma excelente fonte de fibra dietética antioxidante.

A fibra faz muito mais que manter a saúde digestiva, na verdade possui a capacidade de auxiliar na queima de gorduras, diminuição de açúcares, e na expulsão de bactérias e outras toxinas para fora do seu corpo.

Sendo assim, ela pode ajudar a prevenir diabetes e doenças cardíacas, diminuir a pressão arterial, a fibra também pode prevenir ou reduzir a diverticulite e a constipação. Além disso, a fibra dá mais ânimo e agilidade para as tarefas do dia, e ajuda a perder peso.

4-Poderosos Antioxidantes

Em um estudo indiano realizado sobre frutas antioxidantes, mostrou que a goiaba possui uma quantidade maior de antioxidantes em comparação com outras frutas (5).

Alimentos ricos em Antioxidantes são importantes por exemplo, para manter o equilíbrio dos radicais livres presentes no seu organismo e o desenvolvimento de doenças.

Receitas para ter vitalidade

A goiaba é rica em licopeno e caroteno que auxiliam na prevenção de rugas, além de conter vitaminas A e C que também beneficiam no cuidado da pele.

5-Previne o Câncer

O licopeno e a quercetina são usados como poderosos antioxidantes, e estão presentes na goiaba.

Em uma porção da fruta você ingere, por exemplo, mais da metade do suprimento diário de licopeno necessário. Esse antioxidante é famoso por sua luta contra o câncer e em sua ajuda na prevenção da doença.

Isso é devido a sua capacidade de inibir o crescimento de múltiplos tipos de células cancerígenas (6).

Inclusive, estudos positivos sobre o uso de licopeno na dieta mostraram que ele pode retardar o progresso do câncer (9).

Recentemente o licopeno também foi associado à prevenção contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral) (10,11)

6- Regula a Diabetes

Um dos principais benefícios da goiaba é a sua alta concentração de fibras, e por ser baixa em índice glicêmico.

Enquanto o baixo índice glicêmico inibe um pico súbito nos níveis de açúcar, o alto teor de fibras assegura que os níveis de açúcar também sejam regulados.

Por isso ela pode ser considerada amiga da diabetes, e importante  para prevenir o desenvolvimento da doença (12).

7- Gestação Saudável

A goiaba possui ácido fólico ou vitaminas B9, que é recomendado para mulheres durante o período de gestação.

O ácido fólico auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê e em proteger o recém-nascido de distúrbios neurológicos.

8- Relaxante

O magnésio que está presente na goiaba ajuda a relaxar os músculos e os nervos do corpo.

Após um longo período de treino ou estresse acumulado, consumir uma goiaba pode ajudar a relaxar o corpo, combater o estresse e a dar ao seu corpo um bom impulso energético.

9-Saúde do Cérebro

Um médico especialista aponta a goiaba como benéfica para melhorar a circulação sanguínea para o cérebro e por estimular a função cognitiva. Consequentemente relaxando os nervos. Isso é devido a presença das vitaminas B3 e vitamina B6 (niacina e piridoxina).

10-Melhora a Visão

A vitamina A presente na goiaba pode ser um bom reforço para a saúde dos olhos. A sua presença evita a degradação da visão e ainda possui o efeito de melhorar a saúde ocular.

Ou seja, pode beneficiar na diminuição da aparência de cataratas e degeneração macular. A goiaba é uma ótima fonte de nutrientes (13).

Você pode consumir a goiaba comendo a fruta, em sucos, geleias ou fazendo chás com as suas folhas, por exemplo.

Inclua a goiaba em sua alimentação, assim como outros alimentos de verdade e saudáveis ao invés de consumir produtos industrializados e nada saudáveis.

A goiaba pode ser uma boa pedida para comer entre os intervalos do trabalho, na volta para casa ou em outros períodos em que sinta fome, por exemplo.

E mais, lembre-se que a moderação na alimentação, mesmo em caso de alimentos naturais é importante.

Não deixe de consultar o médico. Beba água e mantenha uma rotina saudável de vida.

E para quem deseja começar uma reeducação alimentar, eu tenho um convite!

Eu desenvolvi um treinamento para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora e reserve sua vaga

Sucos Vegetais para minimizar sintomas de reação alérgica

 

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos de verdadeantioxidantesbenefícios da goiabacálculos renaiscâncerdiminuição de açúcaresdr. juliano pimentele-bookemagrecerfibrafibrasgoiabaíndice glicêmicolicopenomagnésiomineraispotássiopressão arterialprincipais benefícios da goiabaqueima de gordurassaúde digestivasaúde do coraçãosistema imunológicovitaminas B9

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta