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Alimentação

Gravidez: Quais São os Alimentos Que Precisam ser Evitados

É muito importante comer corretamente durante a gravidez. A alimentação correta aliada á consulta médica regular, são formas de manter em dia a saúde do bebê e da mãe.

Existem estudos clínicos que comprovam essa teoria e por isso: se você não está saudável durante a gravidez, por não comer os alimentos certos ou por estar desnutrida, pode ser perigoso para você e para o feto.

A má alimentação é uma forma de aumentar os riscos de câncer, obesidade, diabetes, síndrome dos ovários policísticos, e até doença cardíaca.
O que você está comendo durante sua gravidez, e antes e depois, é essencial para a sua saúde e para a saúde do seu filho.

Na verdade, o Journal of Clinical Nutrition publicou um estudo que afirma que na gravidez, ao consumir produtos e alimentos necessários e de forma adequada, existe menos riscos de um parto prematuro. (1)

Outro estudo demonstrou que, se você tiver uma boa quantidade de probióticos em seu sistema durante a gravidez, o risco de desenvolver obesidade cai drasticamente.

Também mostra se você tem muitas bactérias ruins, ou bactérias boas e suficientes, a chance de sua criança de ser obeso aumenta dramaticamente. (2)

O que você come é transmitido ao seu filho, por isso é de vital importância que você esteja comendo corretamente.

Nesse artigo apresentarei os principais alimentos que precisam ser evitados durante a gravidez.
Não deixe de ler e compartilhar!

Gravidez e a Alimentação Inadequada

Alimentação na Gravidez: Quais Alimentos Precisam ser Evitados: Fast Food

A maioria dos alimentos são seguros. No entanto, existem alguns alimentos que você deve evitar durante a gravidez.

Veja a seguir: (3)

1- Carne crua

A carne crua deve ser evitada durante a gravidez.

Frutos do mar não cozidos e carne bovina ou aves, pouco cozidas ou cruas devem ser evitadas devido ao risco de contaminação com bactérias coliformes, toxoplasmose e salmonelas.

2- Linguiças e embutidos

Evite Linguiça e Embutidos

As linguiças embutidas foram conhecidas por serem contaminadas com listeria, o que pode causar aborto espontâneo.

Listeria tem a capacidade de atravessar a placenta e pode infectar
o bebê, o que pode levar a infecção ou envenenamento no sangue e pode ser fatal.

Se você está grávida e está pensando em comer carnes frescas, evite as linguiças embutidas.

3- Sushi

Evite o Sushi

Os peixes que contenham altos níveis de mercúrio devem ser evitados.

O mercúrio consumido durante a gravidez foi associado a atrasos no desenvolvimento e danos cerebrais.

Uma amostra desses tipos de peixes inclui: tubarão, peixe-espada, cavalas de rei e azulejos.

O atum leve, enlatado, geralmente tem uma quantidade menor de mercúrio que outros atuns, mas ainda deve ser comido com moderação.

Certos tipos de peixes utilizados em sushi, também devem ser evitados devido a altos níveis de mercúrio.

Por isso, além de evitar sushi certifique-se antes de comer qualquer tipo de peixe, se o mesmo não está contaminado com mercúrio.

3- Frutos do mar defumados

Marisco defumado deve ser evitado, bem como os frutos do mar refrigerados e defumados, muitas vezes rotulados como lox, nova estilo, com fuzileiro ou com espinhas, porque podem ser contaminados com listeria.

(Estes são seguros para comer quando são cozidos)

4- Mariscos crus

Evite Mariscos Crus

A maioria das doenças transmitidas por frutos do mar é causada por mariscos pouco cozidos, que incluem ostras, amêijoas e mexilhões.

Cozinhar ajuda a prevenir alguns tipos de infecção, mas não previne as infecções relacionadas com algas associadas a marés vermelhas.

Os mariscos crus representam uma preocupação para todos e devem ser evitados durante a gravidez.

5- Ovos crus

Ovos Crus Podem Ser Perigosos

Os ovos crus ou quaisquer alimentos que contenham ovos crus, devem ser evitados devido à exposição potencial a salmonelas.

Eles precisam ser evitados na gravidez, porém, o perigo continua mesmo que você não esteja grávida.

Alguns molhos caseiros Ceasar, maionese, sorvete caseiro ou creme de leite e molhos holandeses podem ser feitos com ovos crus.

Se a receita for cozida em algum ponto, isso reduzirá a exposição a salmonelas.

Os sorvetes vendidos comercialmente são feitos com ovos pasteurizados, e não aumentam o risco de salmonela.

Os restaurantes devem usar ovos pasteurizados em qualquer receita elaborada com ovos crus, como molho ou molhos holandeses.

6- Queijos crus e importados

Os queijos crus importados podem conter listeria.

Você precisaria evitar queijos macios, como brie, Camembert, Roquefort, feta, Gorgonzola e queijos de estilo mexicano que incluem o queso blanco e queso fresco.

Prefira os queijos feitos de kefir.

7- Leite não Pasteurizado

Gravidez: Quais São os Alimentos Que Precisam ser Evitados

O leite não pasteurizado pode conter listeria. Certifique-se de que qualquer leite que você beba seja pasteurizado.

É imprescindível evitar leite cru durante a gravidez, principalmente se não conhecer a procedência do mesmo.

Dê preferência aos leites vegetais ou feito de kefir.

8-Cafeína

 

Embora a maioria dos estudos mostre que a ingestão de cafeína com moderação é permitida, há outros que mostram que a ingestão de cafeína pode estar relacionada a abortos espontâneos.
Por isso, evite a cafeína durante o primeiro trimestre para reduzir a probabilidade de um aborto espontâneo.

Como regra geral, a cafeína deve ser limitada a menos de 200 mg por dia
durante a gravidez.

A cafeína é um diurético, o que significa que ajuda a eliminar fluidos do corpo e resultar em perda de água e cálcio.
É importante que você esteja tomando muita água, suco e leite em vez de bebidas com cafeína.

Algumas pesquisas mostram que grandes quantidades de cafeína estão associadas a aborto espontâneo, nascimento prematuro, baixo peso ao nascer e sintomas de abstinência em lactentes.

Portanto, o mais seguro é abster-se de consumir cafeína.

9- Álcool

Não há quantidade de álcool que seja conhecido por ser seguro durante a gravidez e, portanto, o álcool  deve ser evitado durante a gravidez.

A exposição pré-natal ao álcool pode interferir com o desenvolvimento saudável do bebê.

Dependendo da quantidade, tempo e padrão de uso, o consumo de álcool durante a gravidez pode levar à síndrome do álcool fetal ou outros distúrbios do desenvolvimento.

Se você consumiu álcool antes de saber que estava grávida, pare de beber agora.

Você deve continuar a evitar o álcool durante a amamentação. A exposição do álcool a uma criança apresenta riscos prejudiciais e o álcool atinge o bebê durante a amamentação.

10-Vegetais mal lavados

Os vegetais não lavados devem ser evitados durante a gravidez. Os vegetais são seguros e uma parte necessária de uma dieta equilibrada.

No entanto, é essencial garantir que eles sejam lavados para evitar uma potencial exposição à toxoplasmose.

A toxoplasmose pode contaminar o solo onde os vegetais foram cultivados.

12-Fast Food

Um tipo de alimento que é prejudicial na gravidez, e também depois dela, são as comidas do fast food.

Na realidade os alimentos de fast food, não fazem bem para nenhuma pessoa; mas em especial as grávidas devem evitar esse tipo de alimento, refrigerantes, hamburgueres, batata frita entre outros.

São alimentos com baixo ou nenhum teor nutricional, mas que são ricos em açúcares adicionados, sódio, conservantes e outros agentes noviços para a saúde da mãe e a do feto.

Deve-se levar em consideração que o bebê está em formação do sistema muscular, neurológico, ósseo, por exemplo e para isso precisa de nutrientes adequados para auxiliar na construção e manutenção desses tecidos.

Aquilo que a mãe consume durante a gravidez vai influenciar na saúde do feto, durante e após o nascimento. Que saber mais? Veja o meu artigo Alimentação na Gravidez

Essa também é uma forma consciente de evitar futuros problemas de saúde nos bebês.

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Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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