close
AlimentaçãoFitness

Hábitos Matinais Saudáveis Que Ajudam a Emagrecer

Dr Juliano Pimentel

Os hábitos matinais influenciam no seu emagrecimento ou em manter o peso ideal. Isso pode influenciar positiva ou negativamente na perda de peso, disposição e até no humor. Como já dito aqui em outras oportunidades, emagrecer não é um milagre.

Não acontece da noite para o dia. 

O primeiro passo requer disposição e determinação para iniciar o processo. A partir do momento em que foi dada a largada, é hora de mudanças.  

O início pede mudanças de hábitos alimentares e de estilo de vida, que devem marcar uma jornada mais saudável na sua vida.

Neste artigo apresentarei hábitos matinais que ajudam a emagrecer.

Não deixe de ler e compartilhar!

Hábitos Matinais que Ajudam a Emagrecer

1 – Tome água com limão

Um dos importantes hábitos matinais é tomar água com limão. Pela manhã, antes de qualquer refeição, é recomendado tomar água com limão.

Isso porque a estrutura atômica do suco de limão (sem adoçar) é semelhante aos sucos digestivos encontrados no estômago, ajudando o fígado à produzir bile; o que mantém os alimentos movendo-se através de seu corpo e do trato gastrointestinal suavemente.

Água com limão também ajuda a aliviar a indigestão ou aliviar uma dor de estômago (1).

Os ácidos encontrados no suco de limão também incentivam seu corpo a processos bons nutrientes dos alimentos mais lentamente.

Essa absorção prolongada significa que os níveis de insulina permanecem estáveis e você obtém mais nutrientes dos alimentos que consome.

Melhor absorção de nutrientes significa menos inchaço. Também é um leve diurético, você pode encontrar-se usando o banheiro com mais frequência, o que ajuda o trato urinário a se livrar de toxinas.

Tudo isso ajuda a desintoxicação do corpo e da pele.

2 – Beba chá

Beber chás de ervas, como chá verde, chá branco, chá preto, dentre outros, contribuem para o aumento do metabolismo.

Eles são considerados como alimentos termogênicos, além de possuírem outros benefícios para a saúde.

De acordo com um estudo no American Journal of Clinical Nutrition, chá verde é mais eficaz do que outros chás em promover a perda de peso por causa de seus altos níveis de catequinas.

Então, é recomendável tomar uma xícara de chá pela manhã, antes ou depois do café da manhã (2).

Só não adoce a bebida.

3 – Jejum Intermitente

Quem me segue sabe que uma maneira de começar o dia com mais energia é pular o café da manhã e praticar o jejum intermitente. Estudos têm demonstrado que o jejum por curtos períodos, pode aumentar o seu metabolismo.

Procure orientação médica e faça o teste.

Agora, se você ainda não consegue deixar de comer pela manhã, procure fazer uma refeição saudável e evite pães, massas e cereais açucarados.

4 – Consuma porções de frutas

As frutas são ricas em minerais e diversos nutrientes que contribuem para o bom funcionamento dos órgãos do corpo humano.  As frutas também são importantes fontes de energia (3).

Prefira aquelas que possuem um baixo teor de frutose e que sejam mais ácidas, como o kiwi por exemplo. Porém, como eu sempre digo, consuma com moderação devido ao teor de frutose.

5 – Beba muita água

Muitas vezes você pode pensar que está com fome, quando na realidade o seu corpo está pedindo por água.

Por isso, é importante beber bastante água pela manhã e ao longo do dia para se manter hidratado. 

Água potável não só ajuda a eliminar as toxinas do corpo, ela também mantém o seu metabolismo funcionando de forma ideal.

De fato, em um estudo de 2013, mostrou que homens e mulheres aumentaram sua taxa metabólica em 30% depois de beber, no mínimo, dois litros de água por dia (4).

6 – Evite a Farinha Branca e o Glúten

Como já expliquei aqui, o glúten encontrado na maioria dos grãos pode aumentar a inflamação em seu corpo e colocar uma pressão sobre o seu sistema digestivo.

Além disso, o pão comprado frequentemente tem adicionado xarope de milho de alta frutose, açúcar e conservantes.

Esse açúcar no corpo irá armazenar como gordura. Portanto, evite comer produtos derivados de farinha branca pela manhã.

Preste atenção aos alimentos ricos em glúten.

7- Coma mais Fibras

Coma mais alimentos ricos em fibras pela manhã.

Os alimentos ricos em fibras ajudam a manter a saciedade por mais tempo, e a reduzir o desejo por açúcar.

Além disso, já foi comprovado que os alimentos ricos em fibras ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, reduzir o colesterol e muito mais.

Por isso, procure alimentos ricos em fibras (como frutas, legumes e verduras) e garanta uma saciedade maior (5).

8 – Evite alimentos Industrializados

É importante não comer alimentos errados pela manhã. Pois, essas guloseimas fazem você comer mais, causam indisposição, e aumentam a ingestão de calorias vazias; sem oferecer os nutrientes necessários ao seu organismo.

Elimine ou pelo menos reduza seriamente os alimentos falsificados. Opte por alimentos de verdade em vez disso.

9 – Comer consciente

Quando você come rápido, é fácil comer demais.

Pois, enquanto você mastiga, seu cérebro está processando que você está comendo, e mastigação libera enzimas para pré-digestão em sua saliva para iniciar o processo de digestão.

Então comece a comer consciente, mastigando lentamente e apreciando o sabor da sua comida. Isso também facilita a digestão e ajuda o cérebro a alcançar o seu corpo.

Se você tem problemas para comer devagar, tente colocar o seu garfo ou colher entre mordidas (6).

Evite as distrações durante as refeições.

10 – Comece o seu dia com um Treino

Realizar exercícios físicos ou praticar esportes pela manhã, faz parte dos hábitos matinais saudáveis e que vão te ajudar a transformar a sua vida.

Eles possuem uma variedade de benefícios: você será energizado durante todo o dia, compromissos de tempo inesperado não irá prejudicar seus planos de uma rotina fitness e você estará mais sujeito a fazer escolhas mais saudáveis.

E aqui está uma dica bônus: configure o despertador para um horário mais cedo do que o de costume, preparando seus fundamentos de treino na noite anterior para que você possa se manter ativo e motivado.

Mudar os seus hábitos matinais é um bom passo para transformar a sua saúde e a sua vida.

Se você quer saber mais sobre como mudar os seus hábitos alimentares e muito mais, adquira agora o meu -book feito especialmente para te ajudar!

Ele pode ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Clique na imagem abaixo e adquira agora o livro digital+BÔNUS EXCLUSIVOS!

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : água com limãoalimentos ricos em fibrasalimentos termogênicoscháchá brancoComer Conscientedestaquedr. juliano pimentelemagreceremagrecimentoEvite alimentos Industrializadosexercícios físicosFamília VSGfarinha brancafibrasfrutasfrutoseglútengordurahábitos alimentareshábitos matinaisinflamaçãojejum intermitentemanter o peso idealmineraisperda de pesosaciedadesaúdevsgxarope de milho de alta frutose

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta