close
Alimentação

Kimchi – O que é? Como Fazer?

Dr Juliano Pimentel

Kimchi  ou Kimchee é uma iguaria tradicional coreana fermentada, que é feita a partir de vegetais e temperos.

Existem muitas variedades de kimchee preparadas a partir de vegetais diferentes. São cerca de 200 variações e o gosto do kimchi é personalizado dependendo da estação e da região em que você está.

Saiba como fazer o kimchi. Não deixe de ler e compartilhar!

Benefícios

Os benefícios para a saúde do kimchi incluem uma saúde cardíaca melhorada e um sistema digestivo saudável.

A riqueza de antioxidantes nele exercem efeitos de cura em condições médicas como câncer, diabetes, obesidade, dermatite atópica e úlceras gástricas. (1)

Este flavonóide e alimentos ricos em probióticos retarda o envelhecimento, regula os níveis de colesterol  e estimula o sistema imunológico (2) .

Promove a digestão

O Kimchi é um excelente alimento para promover a digestão (3).

É uma fonte de probióticos que atribui ao processo de fermentação envolvido na sua preparação.

O processo de fermentação não só aumenta o sabor, mas também cria bactérias saudáveis, o Lactobacillus, que é requerido pelo organismo para manter um estado saudável da flora intestinal .

É feito de repolho que já é bem conhecido por suas qualidades de desintoxicação e ajuda o corpo a se livrar dos resíduos e toxinas (4).

Ajuda na limpeza dos intestinos   e estimula uma melhor assimilação de nutrientes no corpo. O conteúdo de fibra presente no kimchi também auxilia na estabilização dos movimentos intestinais e previne a constipação (5).

Regula o colesterol

O consumo regular de kimchi tem um efeito benéfico sobre os níveis de colesterol (6).

O alho, usado para prepará-lo, é rico em selênio e alicina. A alicina é um componente eminente que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, reduzindo assim o risco de desenvolver distúrbios cardíacos, como derrames e ataques cardíacos.

O selênio também exerce um efeito protetor nas paredes das artérias , impedindo o acúmulo de placas e diminuindo a ameaça de aterosclerose (7).

Um estudo investigativo defendeu que kimchi fermentado ajuda na redução do colesterol total e LDL (mau) colesterol, juntamente com a concentração de glicose no sangue no corpo (8)

Propriedades antioxidantes

As variedades de Kimchi são ricas em poderosos antioxidantes que são purificadores naturais (9).

Esses antioxidantes, juntamente com os fenóis e flavonóides presentes, exercem um efeito protetor contra o dano oxidativo e protegem o corpo dos efeitos nocivos dos radicais livres de oxigênio.

Perda de peso

Kimchi é uma fonte de bactérias lactobacillus saudáveis ​​que o corpo utiliza para o seu funcionamento saudável.

Esta boa bactéria também auxilia na perda de peso, controlando o apetite e reduzindo os níveis de açúcar no sangue (10).

O conteúdo de fibra presente nele mantém seu corpo cheio e sua fome satisfeita por mais tempo, impedindo que você comer demais.

Um estudo realizado em pacientes obesos validou os efeitos favoráveis do kimchi fermentado no corpo em relação ao índice de massa corporal (IMC) e gordura corporal, o que ajuda a reduzir o desenvolvimento de fatores implicados na síndrome metabólica (11).

Impulsiona o sistema imunológico

O multi-nutrientes embalado kimchi é rica em uma variedade de flavonóides e fenólicos componentes.

A variedade de ingredientes, incluindo gengibre, alho e pimenta envolvidos na preparação de kimchee são super protetores que são conhecidos por seu efeito benéfico sobre o sistema imunológico.

Eles ajudam no combate a infecções e são valiosos na cura dos sintomas do resfriado e da gripe.

Propriedades antienvelhecimento

Outro benefício valioso fornecido pelo kimchi são suas qualidades anti-envelhecimento , que podem ser atribuídas à presença de antioxidantes e vitamina C.

Um estudo que avaliou a atividade antienvelhecimento do kimchee revelou que ele ajuda a regular e atenuar a inflamação que acelera. o processo de envelhecimento (12)

O mesmo estudo também mostrou resultados promissores em relação a fatores como redução do estresse oxidativo nas células, inibição da peroxidação lipídica e vida útil prolongada nos indivíduos, tornando o kimchi um potente componente antienvelhecimento.

Previne o câncer

O kimchi é um alimento valioso que ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de vários tipos de câncer.

Um estudo realizado em suas  amostras validou suas propriedades anticancerígenas. O repolho presente contém flavonóides saudáveis ​​que inibem o crescimento de células cancerosas (13).

Outros poderosos combatentes do câncer presentes em vegetais crucíferos , como o repolho, são os glucosinolatos.

Os glucosinolatos degradam-se para formar isotiocianatos que são bem conhecidos pela sua eficácia contra o crescimento de células cancerígenas .

Como fazer Kimchi

Descubra como preparar kimchi

O kimchi é feito a partir de vegetais como como repolho e rabanetes, e uma variedade de temperos.

Esses temperos incluem pimenta, pimenta em pó, alho, gengibre e cebolinha. O sabor do kimchi é salgado e picante como legumes em conserva e é usado como acompanhamento em muitos países.

  • O repolho deve ser cortado longitudinalmente em 4 partes.
  • Dissolva 1/2 xícara de sal em 5 xícaras de água. Lave cuidadosamente cada parte do repolho na água salgada, um de cada vez, retire o excesso de água.
  • Com meia xícara de sal e partindo da folha mais externa, espalhe generosamente sal sobre a parte branca espessa de cada folha.
  • Despeje a água salgada sobre o repolho. Reserve por cerca de 6 a 8 horas, girando as de baixo para cima a cada 2 a 3 horas.
  • Os repolhos estarão prontos para serem lavados quando as partes brancas são facilmente dobráveis. Enxague abundantemente 3 vezes, especialmente entre as partes brancas das folhas. Escorra bem.
  • Corte o rabanete em palitinhos. Pique a cebolinha e em uma tigela grande e combine com o mix de tempero. Misture bem com a mão.
  • Deixe descansar por 30 minutos a uma hora para permitir que os sabores se misturem bem.
  • Recheie o repolho. Coloque a mistura entre as folhas do repolho.
  • Dobre a parte da folha do repolho em direção ao caule e embrulhe bem com a folha mais externa antes de colocá-la, corte o lado para cima, em um recipiente.
  • Lave a tigela que continha a mistura de rabanete com 1/2 xícara de água e despeje sobre o kimchi.
  • Deixe-o à temperatura ambiente por um dia ou dois, dependendo de quão rápido você quer que seu kimchi fique maduro. Em seguida, guarde na geladeira.

Embora você possa começar a comer a qualquer momento, o kimchi precisa de cerca de duas semanas na geladeira para desenvolver plenamente os sabores. Mantém excelente sabor e textura por várias semanas.

Aproveite o sabor e os benefícios do Kimchi na sua saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelkimchireceitareceita de kimchisaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta