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Alimentação

Lanches Rápidos e Saudáveis Para o Trabalho

Dr Juliano Pimentel

Se alimentar de forma nutritiva no trabalho pode ser um desafio. Os lanches rápidos costumam ser atrativos e nada saudáveis. São bombas de açúcar refinado e gorduras saturadas, além serem baixos ou escassos em teor nutricional.

Lembre-se de que você não precisa comer de 3 em 3 horas como a mídia diz. Coma apenas se estiver com fome e uma dica útil:  para comer no trabalho planeje a alimentação com antecedência, e assim você ganha tempo.

Dessa forma você não cai na tentação de comer qualquer coisa só para matar a fome ou enganar o estômago.

Veja formas de melhorar a sua alimentação e se organize, fazendo isso você também evita o glúten na alimentação que é tão prejudicial para a saúde.

Não deixe de ler e de compartilhar.

Lanches rápidos e saudáveis

Dê preferência para alimentos com alto valor nutricional.

Talvez não precise mais de 20 minutos para definir o cardápio da semana.

Muitos alimentos podem ser congelados para o consumo posterior. Escolha frutas, verduras e legumes que fazem parte da temporada.

Você pode usar a criatividade e deixar vários lanches saudáveis prontos para comer no trabalho, como:

Essas são algumas ideias de lanches saudáveis que você pode experimentar. Vou mostrar uma receita fácil e prática para o lanche.

   Lentilhas Crocantes

    Você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de lentilhas secas;
  • 1/2 colher de sopa de óleo de coco;
  • Alho a gosto;
  • 1/2 colher de chá de orégano;
  • Sal e especiarias a gosto.

Deixe as lentilhas de molho por 1 hora (para sair o gás natural dela), coloque na panela de pressão com o sal a gosto.

Adicione cerca de 1 ¹/2 polegada de água acima das lentilhas e deixe ferver de 18 a 20 minutos, mexendo ocasionalmente.

Pré-aqueça o forno.

Retire a lentilha do fogo, escorra a água. Na assadeira coloque o óleo de coco ou outro óleo (preferencialmente sem soja).

Salpique na lentilha as especiarias e o alho e deixe assar por 12 minutos.

Espere esfriar e guarde em um recipiente hermético.

Rende: 2 porções

Lentilha

A lentilha faz parte da família das leguminosas, rica em cálcio, ferro e fibras. Ela é consumida frequentemente por povos da Itália e Grécia. É também muito popular no Sul da Ásia, em regiões do Mediterrâneo e na Ásia Ocidental.

A nossa amiga lentilha é benéfica para várias áreas do nosso organismo, veja algumas delas.

1-Rica Em Fibras

A lentilha é rica em fibras solúveis e insolúveis o que significa que você se sente mais satisfeito e não fica com fome mais rápido, ela se expande no seu estômago e absorve a água. Ainda auxiliam na saúde digestiva e imunológica, pois transporta os resíduos, gordura e toxinas para fora do corpo.

2-Saúde Do Coração

Por ser uma ótima fonte de fibra solúvel, é benéfico para o coração, reduzir o mau colesterol e prevenir as doenças cardíacas (1).

Pesquisadores descobriram que a uma dieta rica em lentilha pode ajudar a prevenir a hipertensão e auxilia nos níveis do bom colesterol.

Ajuda a reduzir os danos nas artérias, evita o acúmulo de placas perigosas, e reduz as chances de um ataque cardíaco ou derrame.

Ela também é baixa em gordura e sódio. A lentilha é rica em folato, potássio e magnésio.

O folato auxilia na redução dos níveis de homocisteína, conhecido por ser um fator de risco para doenças como cardíacas; já o magnésio e o potássio ajudam a melhorar a circulação e a transportar o oxigênio, e os nutrientes adequados para o bom funcionamento do seu corpo.

3-Equilibra Os Níveis De PH E Alcaliniza O Corpo

A lentilha é uma das grandes fontes alcalinas de proteína para o corpo. Ela equilibra o nível de pH (ácido no sangue), que faz com que a sua saúde aconteça de dentro pra fora do corpo, consequentemente promovendo uma flora intestinal saudável.

O desequilíbrio de acidez no sangue permite que os organismos prejudiciais floresçam, danificando os tecidos e órgãos e comprometendo o sistema imunológico.

Quando somos expostos a substâncias com um grau de acidez, força o corpo a roubar minerais dos ossos, células, órgãos e tecidos.

As células acabam carecendo de minerais suficientes para descartar de forma adequada os resíduos acumulados no corpo, e que não são úteis, e oxigenar completamente.

A absorção de vitaminas também fica comprometida pela perda de minerais.

Com isso as toxinas e as patologias ficam acumuladas no organismo, o sistema imunológico acaba comprometido e surgem diversas reações e problemas na saúde (2).

4-Ajuda A Gerir o Açúcar No Sangue

O alto nível de fibra solúvel presente na lentilha pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para evitar as mudanças repentinas de humor, saúde comprometida por doenças como diabetes, resistência á insulina e hipoglicemia (3).

Ela também é baixa em teor de amido, com apenas 35% de amido digestível. Ou seja, tem um impacto muito baixo sobre o açúcar no sangue em comparação com grãos refinados e carboidratos embalados.

Lembre-se que todo alimento precisa ser consumido com moderação. E da importância de sempre consultar um médico sobre os alimentos que você precisa evitado.

Não deixe de consumir bastante água durante o trabalho. Reduza ou retire da alimentação os lanchinhos ricos em açúcares, embutidos, sódio, carboidratos, glúten e os demais produtos nocivos a sua saúde.

E mesmo que você consuma de vez em quando alguns alimentos naturais, isso não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

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Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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