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Alimentação

Laxantes Naturais Para Manter a Saúde Digestiva

Dr Juliano Pimentel

Laxantes podem ter efeitos poderosos sobre a sua saúde digestiva.

Por causa de seus efeitos no corpo, os laxantes podem ajudar a aliviar a constipação e promover movimentos intestinais regulares.

Surpreendentemente, existem muitos laxantes naturais disponíveis que podem ser tão eficazes como remédios na prevenção da constipação.

Neste artigo, irei apresentar para você alguns laxantes naturais e como eles funcionam.

Não deixe de ler e compartilhar.

 

Quais são os laxantes e como eles funcionam?

Laxantes são substâncias que afrouxam as fezes ou estimular um movimento intestinal.

Eles também podem acelerar o trânsito intestinal, o que ajuda a acelerar o movimento do trato digestivo para estimular um movimento intestinal.

Os laxantes são frequentemente usados ​​para tratar a constipação, uma condição caracterizada por evacuações raras, difíceis e às vezes dolorosas.

Existem vários tipos de laxantes que funcionam de maneiras diferentes. As principais classes de laxantes são (1):

>> Laxantes formadores de massa: Estes se movem através do corpo não digerido, absorvendo água e inchaço para formar fezes.

>> Suavizantes de fezes: Eles aumentam a quantidade de água absorvida pelas fezes para torná-la mais suave e fácil de passar.

>> Laxantes lubrificantes: Estes revestem a superfície das fezes e forro intestinal para manter a umidade, permitindo fezes mais macias e passagem mais fácil.

>> Laxantes de tipo osmótico: ajudam o cólon a reter mais água, aumentando a frequência de evacuações.

>> Laxantes salinos: Estes atraem água para o intestino delgado para encorajar um movimento intestinal.

>> Laxantes estimulantes: Eles aceleram o movimento do sistema digestivo para induzir um movimento intestinal.

Embora os laxantes possam ser muito úteis para aliviar a constipação, usá-los com muita frequência pode causar distúrbios eletrolíticos e mudanças no equilíbrio ácido-base, potencialmente levando a danos cardíacos e renais a longo prazo.

Por isso, tente incorporar alguns laxantes naturais em sua rotina. Eles podem ser uma alternativa segura e barata para o seu problema.

 

Principais laxantes naturais

1. Leguminosas

Leguminosas são uma família de plantas comestíveis que incluem feijão, ervilhas e amendoins.

As leguminosas são ricas em fibras, o que pode favorecer a regularidade da saúde digestiva.

Comer legumes pode ajudar a aumentar a produção de ácido butírico, um tipo de ácidos graxos que age como um laxante natural.

Estudos mostram que o ácido butírico poderia auxiliar no tratamento da constipação, aumentando o movimento do trato digestivo.

Ele também atua como um agente anti-inflamatório para reduzir a inflamação intestinal que pode estar associada a alguns distúrbios digestivos, como doença de Crohn ou doença inflamatória intestinal (2).

 

2. Kefir

O Kefir é um produto de leite fermentado.

Ele contém probióticos, um tipo de bactérias intestinais benéficas para a saúde, que melhora a função imunológica e aumenta a saúde digestiva.

Consumir probióticos pode aumentar a regularidade de funcionamento do seu intestino, enquanto também melhora a consistência das fezes e acelera o trânsito intestinal.

Um estudo de 2014 analisou os efeitos do kefir em 20 participantes com constipação.

Depois de consumir 500 gramas por dia durante quatro semanas, os participantes tiveram aumento da frequência das fezes, melhorias na consistência e diminuição do uso de laxantes (3).

 

3. Verduras

Verduras como espinafre, couve e repolho trabalham de várias maneiras diferentes para melhorar a regularidade do intestino e prevenir a constipação.

Primeiro, eles são ricos em nutrientes, o que significa que eles fornecem uma boa quantidade de vitaminas, minerais e fibras.

Cada xícara (67 gramas) de couve, por exemplo, fornece 1,3 gramas de fibra para melhorar sua saúde digestiva (4).

 

4. Maçãs

As maçãs são ricas em fibras (5).

Além disso, elas estão repletas de pectina, um tipo de fibra solúvel que pode atuar como um laxante.

Um estudo mostrou que a pectina foi capaz de acelerar o tempo de trânsito no cólon. Ela também atuou como um prebiótico, aumentando a quantidade de bactérias benéficas no intestino para promover a saúde digestiva (6).

Outro estudo feito em ratos descobriu que que a fibra da maçã impediu a constipação, estimulando o movimento no trato digestivo e aumentando a frequência das fezes.

 

5. Azeite

Algumas pesquisas descobriram que o consumo de azeite pode ser uma maneira eficaz para aliviar a constipação.

Funciona como um laxante lubrificante, proporcionando um revestimento no reto que permite a passagem mais fácil das fezes, enquanto também estimula o intestino delgado para acelerar o trânsito (7).

Em estudos, o azeite mostrou funcionar bem tanto para estimular as defecações como para melhorar os sintomas da constipação.

 

6. Ameixas secas

As ameixas secas são provavelmente um dos laxantes naturais mais conhecidos.

Elas fornecem muita fibra e sorbitol.

O sorbitol é pouco absorvido e atua como um agente osmótico, trazendo água para os intestinos, o que ajuda a induzir evacuações.

Vários estudos descobriram que as ameixas podem aumentar a frequência das fezes e melhorar a sua consistência (8).

 

7. Kiwi

O kiwi tem propriedades laxantes, podendo aliviar a constipação.

Isto é principalmente devido ao seu alto teor de fibra.

Ele também contém pectina, que também possui efeito laxante natural.

Ele funciona aumentando o movimento do trato digestivo para estimular o movimento intestinal (9).

Um estudo de quatro semanas analisou os efeitos do kiwi em participantes constipados e saudáveis. O resultado descobriu que o uso de kiwis como um laxante natural ajudou a aliviar a constipação, acelerando o tempo de trânsito no intestino.

 

8. Café

Para algumas pessoas, o café pode aumentar o desejo de usar o banheiro. Ele estimula os músculos do cólon, que podem produzir um efeito laxante natural.

Isto é em grande parte devido aos efeitos do café sobre a gastrina, um hormônio que é liberado após o seu consumo. A gastrina é responsável pela secreção de ácido gástrico, que ajuda a quebrar os alimentos no estômago.

A gastrina também melhora o movimento dos músculos intestinais, o que pode ajudar a acelerar o trânsito intestinal (10).

 

9. Água

A água é essencial para manter-se hidratado,é importante também para manter a regularidade e prevenir a constipação.

Pesquisas mostram que ficar hidratado pode ajudar a aliviar a constipação, melhorando a consistência das fezes e facilitando a sua passagem.

Após dois meses, o consumo de pelo menos dois litros de água por dia melhorou a frequência das fezes e diminuiu a dependência de laxantes (11).

 

Existem muitos laxantes naturais que podem ajudar a manter regular suas idas ao banheiro.

Além de usar esses laxantes naturais, certifique-se de manter-se bem hidratado, seguir uma dieta saudável e fazer atividade física regular.

Esses passos ajudarão a prevenir a constipação e manter seu sistema digestivo saudável. Caso o problema persista, procure também orientação médica.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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