close
Alimentação

Maca Peruana – 7 Benefícios para Saúde e Bem Estar

Dr Juliano Pimentel

A maca é uma planta nativa do Peru e é comumente disponível em pó ou como suplemento.

A raiz de maca tem sido tradicionalmente usada para melhorar a fertilidade e também é indicado para melhorar a energia e resistência.

Maca é um vegetal crucífero e, portanto, relacionado ao brócolis, couve-flor, repolho e couve. Tem uma longa história de uso culinário e medicinal no Peru (1).

Saiba mais sobre a maca peruana e os benefícios deste vegetal para a sua saúde e bem-estar.

Não deixe de ler e compartilhar!

Valor nutricional da maca peruana

O pó da raiz de maca é uma excelente fonte de proteína, fibra e várias vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, cobre e ferro (2).

Também contém mais de 20 aminoácidos e muitos fitonutrientes que promovem a saúde.

Além disso, também contém muitos compostos vegetais benéficos, incluindo glicosinolatos e polifenóis, e é uma escolha popular para a dieta vegana (3).

Cerca de 2 colheres de sopa de pó de maca contém aproximadamente (4)

  • 91 calorias
  • 20 gramas de carboidratos
  • 4 gramas de proteína
  • 1 grama de gordura
  • 2 gramas de fibra dietética
  • 79,8 miligramas de vitamina C (133 por cento DV)
  • 1,7 miligramas de cobre (84 por cento DV)
  • 4,1 miligramas de ferro (23 por cento DV)
  • 560 miligramas de potássio (16 por cento DV)
  • 0,3 miligramas de vitamina B6 (16 por cento DV)
  • 0,2 miligramas de manganês (11 por cento DV)
  • 1,6 miligramas de niacina (8 por cento DV)
  • 70 miligramas de cálcio (7 por cento DV)
  • 0,1 mg de riboflavina (6 por cento DV)

Benefícios da Maca

1 – Rico em antioxidantes

Raiz de maca age como um antioxidante natural, aumentando os níveis de antioxidantes como glutationa e superóxido dismutase no corpo (5).

Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres nocivos, combatendo doenças crônicas e evitando danos às células.

Um estudo demonstrou que os polissacarídeos extraídos da maca tinham alta atividade antioxidante e eram eficazes no combate aos danos dos radicais livres (6).

Outro estudo descobriu que a administração de uma dose concentrada de maca melhorou seu status antioxidante.

Mas também diminuiu significativamente os níveis de colesterol e triglicérides no fígado e reduziu o açúcar no sangue, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas (7,8).

Um estudo em tubo de ensaio mostrou que o teor de antioxidantes do extrato de folhas de maca pode até proteger contra danos neurológicos (9).

Melhorar o seu status antioxidante pode ser benéfico para prevenir condições como doenças cardíacas, câncer e diabetes, prevenindo o estresse oxidativo e danos às células (10).

2 – Amortece os efeitos do estresse

A Maca Peruana ajuda a aliviar o estresse

Maca, como outros tipos de ginseng, são conhecidos como ervas adaptogênicas.

Adaptogen é um tônico que torna o corpo mais capaz de lidar com o estresse (11).

Se você sofre com falta de sono, usando um adaptogen seu corpo será capaz de lidar melhor com a fadiga (12).

Da mesma forma, eles podem ajudar a amortecer os efeitos do estresse ou aumentar o consumo de oxigênio em períodos de fadiga.

O consumo de adaptógenos é uma ótima maneira de ajudar seu corpo a lidar com períodos de estresse.

3 – Aumenta o sistema imunológico

Na mesma linha de seus efeitos adaptogênicos, a maca possui também capacidade de impulsionar o sistema imunológico.

Pois, aumenta a produção de anticorpos naturais, incluindo as células T. Essas células ajudam a destruir invasores estrangeiros que podem causar uma infecção, e também células que carregam a capacidade de se tornar cancerosas.

Isto é, além de sua densidade natural de nutrientes que são conhecidos por serem benéficos para o sistema imunológico.

4 – Baixa pressão arterial

A hipertensão arterial pode ser o resultado de inúmeros fatores, desde uma dieta pobre até condições que exacerbam o estresse.

Felizmente, no entanto, Maca pode lidar com a pressão alta de várias fontes e mostra uma grande promessa.

Por exemplo, é bom estabelecer que a Maca melhora o fluxo sanguíneo e pode ajudá-los a dilatar e relaxar. Além disso, Maca contém potássio, um mineral que também auxilia na regulação de uma pressão arterial normal (13).

Finalmente, uma vez que a Maca é um adaptógeno, ela pode reduzir o impacto do estresse sobre o corpo, já que o cortisol, o hormônio do estresse, é conhecido por promover a retenção de água e sódio.

5 – Promove a saúde óssea

O osso é o tecido menos apreciado em seu corpo, já que muitas pessoas assumem que ele está morto e não requer nada para sustentar.

Este não é o caso, no entanto, como osso é tecido vivo – é apenas feito de depósitos minerais resistentes, mas requer nutrição para permanecer forte e saudável.

Maca contém muitos dos minerais necessários para a densidade mineral óssea adequada, incluindo cálcio, magnésio, zinco, cobre e fósforo (14,15,16,17,18).

A ingestão regular desses minerais também previne o desenvolvimento de osteoporose durante a idade avançada.

6 – Saúde feminina

A Maca alivia os sintomas associados à menopausa. A menopausa é uma época desagradável para a maioria das mulheres, com muitas ondas de calor, alterações de humor, diminuição da libido e muito mais.

No entanto, quando mulheres na menopausa consomem raiz de maca, esses sintomas são revividos, incluindo o aspecto psicológico da depressão e da ansiedade.

Além disso o impulso sexual é melhorado com o consumo da maca. E neste período a libido tende a diminuir. Raiz de maca pode ser capaz de melhorar a disfunção sexual e aumentar o desejo sexual em mulheres.

7 – Saúde masculina

A maca melhora o fluxo sanguíneo. O fluxo sanguíneo determina muitos aspectos da saúde e pode ajudar a manter os órgãos funcionando de maneira ideal durante anos.

Muitos suplementos masculinos contém raiz de maca como um dos ingredientes ativos.

Além disso, a maca aumenta a fertilidade masculina. A Maca pode aumentar a contagem de espermatozóides e a motilidade dos espermatozóides.

O que isto significa é que existe uma maior densidade de espermatozóides por ml de sêmen, e eles são muito mais eficientes em “nadar”.

Os homens podem ter altos níveis de espermatozóides, mas se a motilidade dos espermatozóides for fraca, eles nunca alcançarão o óvulo feminino e os fertilizaram.

Maca é amplamente disponível em cápsulas, pó, extrato ou líquido.

E pode ser facilmente adicionado a refeições antes do exercício para aumentar os níveis de energia.

Consulte o médico para se apropriar dos benefícios da maca. Juntamente com uma dieta nutritiva e estilo de vida saudável, adicionando uma a duas colheres de sopa de maca em sua dieta pode ajudar a melhorar sua saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelmaca peruanasaúdesuplementostemperosvsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta