close
Alimentação

Manteiga ou Margarina: Qual é a Melhor Opção para a Saúde?

Será que existe diferenças nutricionais entre a manteiga e a margarina, que podem prejudicar a saúde? Será que muda somente o sabor?

A primeira é um produto de origem animal, já a segunda é gordura criada artificialmente.

Tire as suas dúvidas e faça a escolha certa na hora das refeições (1,2)?

Hoje eu irei tirar as suas dúvidas sobre esses alimentos para que você faça a escolha certa na hora da refeição.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Manteiga X Margarina

Manteiga: quais são os benefícios. Imagem: (Divulgação)

Para começar, vamos derrubar um velho mito: ao contrário do que muita gente pensa, manteiga não é mais gordurosa do que margarina.

Na verdade, elas possuem quantidades de calorias e gorduras semelhantes, e a mesma concentração de água (20%).

A diferença principal está na origem delas e nos valores nutricionais.

A manteiga é um produto de origem animal. Trata-se de um derivado do leite, produzido por meio do batimento do creme de leite, composto exclusivamente da gordura retirada do leite.

Para te ajudar a se decidir de vez, e comprovar que a manteiga está voltando à posição de comida saudável, irei listar sete razões pelas quais ela pode fazer bem para a saúde quando consumida com moderação:

  1. Rica em Vitaminas Lipossolúveis: Há uma grande quantidade de vitaminas lipossolúveis, como: Vitaminas A, vitamina E, vitamina D e K2; além de conter selênio;
  2. Contém gorduras saturadas saudáveis;
  3. Ela não aumenta o risco de doença cardiovascular;
  4. Fonte de Ácido Graxo Butirato: O Butirato está entre os três principais ácidos graxos de cadeia curta e é o maior produtor de energia para as células do cólon;
  5. Rica em Ácido Linoléico Conjugado: Esse ácido possui efeitos poderosos para o metabolismo;
  6. Está associada à uma redução do risco de obesidade;
  7. Manteiga é deliciosa.

Margarina

Já a margarina é um produto à base de óleo vegetal hidrogenado, e possui características em sua composição que aumentam os riscos de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e possivelmente aumentam as chances do desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Ela também possui conservantes em sua composição.

O processo de hidrogenação consiste na adição de hidrogênio ao óleo vegetal; permitindo, assim, a transformação da consistência líquida para a sólida, em temperatura ambiente.

A margarina é então uma gordura criada artificialmente.

Resumindo, é importante entender que embora a manteiga seja rica em gordura saturada e colesterol, trata-se de um produto natural.

Ou seja, nosso corpo sabe metabolizar naturalmente esta gordura.

E se você se preocupa com o colesterol, evidências sugerem que o consumo moderado da manteiga, comparado ao consumo de margarina, não leva ao aumento do LDL (mau colesterol) (3,4).

Como tudo na vida vale o equilíbrio na hora de consumir, principalmente para quem segue algum tipo de dieta restritiva.

Faça escolhas alimentares baseando-se na nutrição e nos benefícios para a saúde.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, para você e para a sua família, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : ácido linoleico conjugadoalimentaçãoconservantesderivado do leitedestaquediabetes tipo 2doença cardiovasculardr. juliano pimentelFonte de Ácido Graxo Butiratogorduras saturadas saudáveisleitelow carbmanteigamargarinamau colesterolmetabolismoobesidadeóleo vegetal hidrogenadoRica em Vitaminas Lipossolúveisrisco de obesidadesaúdeselêniovitamina dvitaminas A

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta