close
AlimentaçãoDores

Mau Colesterol: Alimentos que Aumentam o LDL

Muitos alimentos consumidos diariamente, aumentam o mau colesterol e prejudicam a saúde. Quem sofre com o colesterol alto, também precisa ficar atento aos tipos de alimentos que consome.

Vamos cuidar da saúde?

Eu reuni nesse artigo os alimentos que aumentam o mau colesterol ou LDL (lipoproteína de baixa densidade), e que debilitam o seu organismo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Mau Colesterol X Alimentação

Mau Colesterol: Prevenia ao evitar as frituras. Imagem: (Divulgação)

O LDL é conhecido como mau colesterol quando ele está em níveis elevados; isso aumenta as chances de inflamação nas artérias.

Em níveis normais, o colesterol não prejudica o organismo. A sua função no corpo é de transportar a gordura do fígado para outras áreas.

Já o HDL ou bom colesterol (lipoproteína de alta densidade) transporta o colesterol de volta para o fígado como forma de reutilização. Em níveis elevados ajuda a proteger as artérias do acúmulo do mau colesterol.

Fatores como: alto índice de colesterol LDL (mau colesterol) e triglicerídeos (que aumenta principalmente, devido ao consumo excessivo de frutose e carboidratos), com uma baixa concentração de HDL (bom colesterol); aumentam as chances de doença cardiovascular.

O desenvolvimento dos problemas cardiovasculares está associado à muitos fatores, mas o principal é a alimentação, a falta de prática de atividades físicas, obesidade, hábitos ruins como fumar e os fatores hereditários.

Por isso, a mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida, cuidam do seu futuro.

Segundo as informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% da população do Brasil tende a sofrer com o aumento do mau colesterol. E é justamente esse colesterol que indica um índice maior de depósito de placas de gordura nas veias do coração, e de inflamações.

O mau colesterol é considerado elevado quando os níveis são iguais ou maiores que 130 mg/dL.

Conheça os alimentos que aumentam o mau colesterol:

1 – Óleo vegetal processado

Óleos vegetais processados como o de soja, girassol e canola são prejudiciais por muitos motivos, um deles é a forma de extração.

Eles também possuem a gordura poliinsaturada, que são instáveis no nosso organismo e oxidam facilmente; a gordura oxidada é prejudicial por aumentar a inflamação e a mutação das células, podendo causar câncer, doenças cardíacas, endometriose, além de outras doenças (1).

Opte por óleos que contenham gorduras naturais como a monoinsaturada e saturada (que também estão presentes no seu organismo), como (5):

  • abacate
  • azeite extra virgem
  • alimentos ricos em ômega-3
  • amêndoas
  • azeitonas
  • ovos
  • carne vermelha
  • Banha de porco
  • manteiga caseira
  • óleo de coco
  • banha de hortelã

2 – Alimentos Embutidos, Processados e Industrializados

Mau Colesterol: Evite os embutidos. Imagem: (Divulgação)

Alimentos processados, industrializados e embutidos não só aumentam o mau colesterol, mas prejudicam o organismo em muitos aspectos.

Entre esses alimentos estão: a mortadela, salame, presunto, salsicha, peito de peru, comida enlatada, suco de caixinha, assim como as comidas de fast food, e muitos outros alimentos.

Eles surgiram como uma forma de trazer praticidade para as refeições, mas que na realidade não beneficiam a saúde e podem debilitar o seu organismo (1,3).

A Food and Drug Administration (FDA), que é a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos; responsável por controlar e supervisionar os alimentos e medicamentos (4), definiu a gordura trans como perigosa para a saúde; ela é considerada um subproduto, e está presente em alimentos industrializados e processados.

3- Caldos e temperos industrializados

Sempre que for cozinhar prepare você o seu próprio tempero e esqueça os industrializados. Isso porque eles são ricos em sódio, gorduras trans e corantes. Esse conjunto de elementos pode dar alergias e ainda aumentar o mau colesterol.

4- Excesso de carboidratos

O excesso de carboidratos aumenta os níveis dos triglicerídeos que influenciam no aumento do mau colesterol, no índice glicêmico e na gordura visceral.

Apesar do carboidrato ser fonte de energia e trazer benefícios para a saúde; quando armazenado em excesso no organismo se torna prejudicial.

Além disso, as pessoas costumam consumir alimentos à base de carboidratos, que são prejudiciais, como biscoitos, pão branco, frituras, rocambole, bolinhos, entre outros.

Esses alimentos são carregados óleo, sódio, açúcar, conservantes, glúten, e em muitas vezes com corantes. Que facilitam o aumento do peso, o mau colesterol, hipertensão e causam déficit de atenção.

5 – Margarina

margarina é produzida com óleos vegetais líquidos e hidrogenados (a famosa gordura trans). O problema é que esse tipo de gordura não é detectada pelo organismo, não metabolizando.

Quem consome margarina tem um acúmulo dessa gordura na região abdominal.

Substitua por manteiga, por exemplo, por ser um alimento saudável e rico em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que auxiliam na saúde cerebral, além de possuir outros benefícios.

6 – Frutose

A frutose é o açúcar presente nas frutas, elas é benéfica mas em excesso pode causar muitos problemas de saúde, como aumento dos triglicerídeos que alteram os níveis do mau colesterol, aumentam o índice glicêmico, entre outros problemas.

Dê preferência às frutas com baixo índice de frutose, e prefira comer a fruta ao invés de consumir os sucos naturais (no suco é usado mais frutas para a sua preparação). Questão é a moderação ao consumir as frutas.

Mas além de evitar esses tipos e alimentos, você também precisa realizar mudanças significativas na sua alimentação e estilo de vida.

Essas são algumas dicas de alimentos que podem aumentar o mau colesterol. Por isso, cuide-se! e viva com mais saúde.

Visite o médico com regularidade, e se decidir iniciar algum tipo de dieta, prática esportiva e exercícios, verifique a sua condição física com o especialista, e as porções alimentares corretas para o seu tipo físico e histórico médico.

E lembre-se: consumir alimentos naturais, praticar exercícios físicos ou esportes, e manter um estilo de vida saudável é importante.

Porém, comer de vez em quando alguns alimentos naturais, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças como as cardiovasculares.

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, não praticar nenhum tipo de atividade física e manter hábitos ruins, via continuar prejudicando a saúde e aumentando o mau colesterol.

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentos industrializadosatividades físicasaumento do pesobom colesterolcarboidratoscolesterol altocolesterol LDLcomidas que aumentem o colesteroldr. juliano pimentelfatores hereditáriosFDAfriturasfrutosefumargordura do fígadogordura poliinsaturadaHDLhipertensãoíndices de LDLinflamação nas artériasLDLmau colesterolMortadelaobesidadeÓleos vegetais processadosOMSpraticar exercícios físicospresuntoproblemas cardiovascularesproblemas de saúdesalsicha

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta