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Alimentação

10 Melhores Fontes de Vitamina B5

Dr Juliano Pimentel

A vitamina B5, também conhecido como ácido pantotênico, está disponível em vários alimentos, geralmente presentes como coenzima A (CoA) ou fosfopanteteína (1).

Uma dieta saudável deve conter uma quantidade adequada desta vitamina para garantir a boa saúde e o funcionamento adequado de todos os sistemas de órgãos.

Ele executa uma ampla variedade de funções em nosso corpo, incluindo a produção de neurotransmissores no cérebro, a fabricação de esteróides e a extração de gorduras, proteínas e outros nutrientes vitais dos alimentos (2,3).

Como a vitamina B é uma parte essencial de todas as células do corpo, é necessário que você coma alimentos ricos nessa vitamina.

A vitamina B5 é encontrada em uma variedade de alimentos, incluindo vegetais, carne, cereais, legumes, ovos e leite.

Fígado e rim, levedura, gema de ovo, brócolis, amendoim, peixe, marisco, frango, leite, iogurte, legumes, cogumelos, abacate e batata-doce são boas fontes de vitamina B5 (4).

Neste artigo você conhecerá as melhores fontes de vitamina B5.

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Fontes de vitamina B5

A vitamina B5 atua como um sintetizador de muitos componentes importantes exigidos pelo corpo humano.

É essencial para a formação de gorduras, proteínas, carboidratos, aminoácidos e antibióticos, além de estimular os hormônios adrenais.

A vitamina B5 é uma vitamina importante que ajuda o corpo a produzir células sanguíneas e a converter alimentos em energia.

As fontes mais importantes de vitamina B5 incluem cogumelos, brócolis, repolho, legumes, salmão e couve (5,6,7,8).

Existem outras fontes significativas desta vitamina solúvel em água, incluindo alimentos como ovos, peixe, nozes e queijo (9,10,11,12).

Cogumelos

Cogumelos são alimentos naturais que contêm vários nutrientes, sendo a vitamina B5 um deles.

Cogumelos Shiitake têm os mais altos níveis de ácido pantotênico com 100 gramas servindo fornecendo 3,59 mg ou 36% do valor diário (DV) desta vitamina.

Outras variedades de cogumelos que são boas fontes de vitamina B5 incluem cogumelos brancos cozidos (34% DV), portabella grelhada (15% DV), cogumelos crus, cogumelos ostra (11% DV) e chanterelle cru (6% DV).

Você pode fazer cogumelos uma parte de sua dieta para aumentar seus níveis de vitamina B5. Além disso, a vitamina B5 encontrada neles, também fortalece o sistema imunológico.

Vegetais

A couve flor, brócolis e couve, principalmente, são ricos em vitamina B5. São vegetais úteis para a digestão e desintoxicação por causa de seus glucosinolatos, que suportam a absorção de nutrientes e a remoção de resíduos (13).

Ovos

Ovos são boas fontes de vitamina B5

Os ovos são outro alimento popular rico em vitamina B5. Eles são uma excelente fonte de proteína.

Um único ovo cozido fornece 0,70 mg ou 7% DV de vitamina B5. De fato, uma boa maneira de aumentar sua ingestão de vitamina B5 é ter ovos mexidos ou cozidos no café da manhã.

Peixe Oleoso

O peixe é conhecido por seu incrível valor nutricional. Além de ser rica em ácidos graxos ômega-3, peixes oleosos também são uma ótima fonte de vitamina B5.

Peixe de truta é o melhor a este respeito com 100 gramas servindo fornecendo 2,24 mg ou 22% DV de vitamina B5.

Outros peixes oleosos que contêm quantidades abundantes de vitamina B5 incluem truta arco-íris (17% DV), salmão selvagem (16% DV), salmão de criação (13% DV) e atum (12% DV).

A vitamina B5 presente nos peixes, principalmente no salmão, protege o sistema nervoso dos danos relacionados ao envelhecimento, atua como um antidepressivo e relaxa o cérebro.

Carne e carne bovina

Cortes de carne bovina e bovina também são boas fontes de vitamina B5. Um pedaço de ombro de vitela cozida contém 2,93 mg ou 29% DV de ácido pantotênico.

Outros cortes de carne que são boas fontes de vitamina B5 incluem costela de vitela (12% DV), lombo de vitela (11% DV) e carne magra (12% DV).

Frango

Frango e peru são itens alimentares populares. Eles também são ricos em vitamina B5. Uma única coxa de frango cozida fornece 0,55 mg ou 6% de DV de vitamina B5.

Outras partes de aves que contêm ácido pantotênico incluem perna e coxa de frango (11% DV), perna de peru (10% DV), peito de frango (9% DV) e carne leve de peru (8% DV).

Sementes De Girassol

Sementes de girassol não são apenas um lanche popular, mas também são carregadas com vitaminas e minerais, incluindo vitamina B5.

Uma porção de 100 gramas de sementes de girassol contém 7,06 mg ou 71% de DV desta vitamina.

Outras sementes também contêm vitamina B5, como semente de linhaça, sementes de abóbora e abóbora, contribuindo com 9% e 2% de vitamina D desta vitamina, respectivamente.

Abacates

Abacates são conhecidos por seu rico valor nutricional e vitamina B5 não é uma exceção. Um único abacate contém 1,99 mg ou 20% DV de vitamina B5.

Portanto, esta fruta saudável deve fazer parte de sua dieta. No entanto, deve ser consumido com moderação, pois também é rica em calorias. Apenas metade de um abacate contém 113 calorias e 1,4 gramas de gordura saturada.

Queijo

Queijo vem em diversas variedades e é amplamente utilizado em diversas receitas.

Sendo um produto lácteo, é considerado bastante nutritivo. O queijo é a melhor fonte de vitamina B5, fornecendo 3,35 mg ou 34% de DV em uma porção de 100 gramas.

A vitamina B no queijo ajuda na absorção e distribuição adequadas do cálcio.

Batata Doce

Batata-doce também é uma boa fonte vegetariana de vitamina B5. Uma batata-doce cozida fornece-lhe 1,01 mg ou 10% de vitamina D desta vitamina.

É relativamente alto em calorias (103 calorias), mas baixo teor de gordura (menos de 0,2 gramas). Você pode usar a batata-doce como ingrediente em pratos doces e salgados para melhorar sua ingestão de vitamina B5.

A vitamina B5 executa uma ampla variedade de funções em nosso corpo, incluindo a produção de neurotransmissores no cérebro, a fabricação de esteroides e a extração de gorduras, proteínas e outros nutrientes vitais dos alimentos (14,15).

Sendo assim, é importante incluir esses alimentos saudáveis e ricos em vitamina B5 em sua alimentação para garantir a produção ideal de gorduras saudáveis ​​nas células.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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