close
Alimentação

Óleo de Coco – Benefícios e formas de usar

Dr Juliano Pimentel

Há alguns anos apenas a água e a polpa do coco eram consumidos. No entanto, isso mudou e o óleo de coco foi ganhando espaço dentro de casa.

Seja para untar formas, complementar receitas, passar na pele ou no cabelo, o óleo de coco apresenta muitos usos e benefícios.

Conheças as variadas maneiras de usar o óleo de coco.

Não deixe de ler e compartilhar!

Óleo de coco

O óleo de coco possui vários benefícios para a saúde

Existem dois tipos de óleo de coco, o refinado e o virgem. O óleo de coco refinado é tipicamente mais barato e provavelmente não tem sabor e cheiro de coco.

Já o óleo de coco virgem usa coco fresco e é a versão não refinada com um sabor mais leve.

O óleo de coco virgem é considerado uma qualidade superior ao do óleo de coco refinado, e é dito ser mais rico em polifenóis antioxidantes (1).

O óleo de coco contém uma alta proporção de um tipo de gordura chamado Ácidos Graxos de Cadeia Média (MCFAs), mais notadamente na forma de ácido láurico.

Os MCFAs têm vários benefícios para a saúde, incluindo a menor probabilidade de serem armazenados no corpo como gordura  e mais prontamente usados ​​como fonte de energia (2,3).

Benefícios do óleo de coco para cabelos e pele

As mesmas propriedades que o tornam benéfico na culinária e nas receitas tornam o óleo de coco benéfico para o cabelo e a pele.

O óleo de coco puro não-GMO, orgânico e frio, é um excelente óleo de massagem que atua como um hidratante eficaz para todos os tipos de pele, incluindo a pele seca (4).

Ao contrário do óleo mineral, não há chance de efeitos colaterais adversos na pele decorrentes da aplicação deste óleo.

Por isso, tem sido utilizado com segurança há milhares de anos para prevenir o ressecamento e descamação da pele.

Além disso, o óleo de coco ajuda no crescimento saudável do seu cabelo e dá brilho a esses fios.

Também é altamente eficaz na redução da perda de proteínas, que, se não for controlada, pode levar a várias qualidades prejudiciais ao seu cabelo (5).

Esta é a razão pela qual ele é usado como um óleo de cuidado de cabelo e na fabricação de vários condicionadores e cremes de alívio da caspa.

A melhor variedade de óleo de coco para cabelos é a versão do óleo de coco orgânica e extra virgem (6).

Benefícios para a saúde do uso de óleo de coco

Perda de peso

O óleo de coco também é útil para a perda de peso. Pesquisas sugerem que isso ajuda a reduzir a obesidade abdominal em mulheres (7).

Também é fácil de digerir em comparação com outros óleos comestíveis e ajuda no funcionamento saudável do sistema tireóideo e endócrino.

Além disso, aumenta a taxa metabólica do corpo, removendo o estresse do pâncreas, queimando mais energia e ajudar pessoas obesas e com excesso de peso a perder peso (8).

Assim, as pessoas que vivem em áreas costeiras tropicais, que usam óleo de coco todos os dias como seu principal óleo de cozinha, normalmente não são gordas, obesas ou com excesso de peso.

Melhora a imunidade

O óleo de coco também é bom para melhorar sua imunidade e ajuda na luta contra as bactérias.

Ele fortalece o sistema imunológico porque contém lipídios antimicrobianos, ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico, que possuem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais.

O corpo humano converte o ácido láurico em monolaurina, que a pesquisa tem apoiado como uma forma eficaz de lidar com vírus e bactérias que causam doenças como herpes, gripe, citomegalovírus e até  HIV (9).

Aumenta a digestão

Óleo de coco líquido ajuda a melhorar o sistema digestivo e, portanto, previne vários problemas relacionados com a digestão e o estômago, incluindo a síndrome do intestino irritável (SII).

As gorduras saturadas presentes têm propriedades antimicrobianas e ajudam a lidar com várias bactérias, fungos e parasitas que podem causar indigestão.

Também ajuda na absorção de outros nutrientes, como vitaminas, minerais e aminoácidos (10,11).

Cuidado dental

O cálcio é um componente importante dos nossos dentes. E o óleo de coco facilita a absorção de cálcio pelo organismo, ajudando no desenvolvimento de dentes fortes.

o cálcio presente no óleo de coco também impede a cárie dentária. Recente investigação sugere que é também benéfica na redução da  placa formação e induzida por placa gengivite (12).

Acelera a cura

Quando aplicado a áreas infectadas, o óleo de coco forma uma camada química que protege a parte do corpo infectada da poeira, ar, fungos, bactérias e vírus externos.

Por isso, o óleo de coco é altamente eficaz em contusões porque acelera o processo de cicatrização dos tecidos danificados (13).

O óleo de coco é altamente recomendado para vários outros benefícios.

  • Alívio do estresse, o óleo de coco puro para aromaterapia é muito calmante e ajuda a remover o estresse (14).

Aplicá-lo na cabeça, seguido de uma massagem suave, ajuda a eliminar a fadiga mental.

Segundo a pesquisa, o óleo de coco virgem dá alívio ao estresse e tem propriedades antioxidantes (15).

  • Para o diabetes,o óleo de coco puro ajuda a controlar o açúcar no sangue e melhora a secreção de insulina (16).

Promove também a utilização eficaz de glicose no sangue, prevenindo e tratando o diabetes.

  • Para os ossos, o óleo de coco melhora a capacidade do nosso corpo para absorver minerais importantes. Estes incluem cálcio e magnésio, que são necessários para o desenvolvimento dos ossos.

Assim, é muito útil para mulheres que são propensas à osteoporose após a meia-idade (17).

  • Aumenta a energia,o óleo de coco é usado frequentemente por atletas, fisiculturistas e por quem está fazendo dieta.

A razão por trás disso é que ela contém menos calorias do que outros óleos, seu conteúdo de gordura é facilmente convertido em energia e não leva ao acúmulo de gordura no coração e nas artérias.

  • Mantém os órgãos saudáveis, a presença de triglicerídeos de cadeia média e ácidos graxos no óleo de coco ajuda na prevenção de doenças do fígado.

Isso ocorre porque essas substâncias são facilmente convertidas em energia quando chegam ao fígado, reduzindo assim sua carga de trabalho e também evitando o acúmulo de gordura.

Ele também ajuda na prevenção de doenças renais e da vesícula biliar e ajuda a dissolver cálculos renais.

Acredita-se também que o óleo de coco seja útil para manter o pâncreas saudável ao tratar a pancreatite.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : benefícios do óleo de cococococomo usar óleo de cocodestaquedr. juliano pimentelóleo de cocosaúde

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta