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Alimentação

Ovo Branco ou Vermelho: Qual é o Mais Nutritivo?

Ao entrar no corredor de ovos no supermercado ou na feira, pode surgir a dúvida de qual ovo escolher: Afinal, qual o melhor ovo branco ou vermelho?

O ovo branco, por exemplo, geralmente é mais barato do que o vermelho, e a explicação é simples!

A produção dos ovos vermelhos é bem mais cara do que dos ovos brancos. Isso se dá devido ao fato de que a cor do ovo está relacionada a raça e ao tratamento da galinha que o põe.

As galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.

Mas e aí, qual ovo é mais nutritivo? Explicarei logo a seguir.

Ovo Branco ou Vermelho?

Tanto o ovo branco quanto o ovo vermelho são repletos de nutrientes. Imagem: (Divulgação)

Não há diferença entre ovo branco ou vermelho. Na verdade, tudo é ovo. O que diferencia um do outro, é a linhagem das galinhas.

As galinhas de granja e galinhas brancas, por exemplo, tendem a botar ovos brancos. Já as galinhas marrons e galinhas caipiras tendem a botar ovos marrons.

Sendo assim, não há ovo mais nutritivo do que outro. Afinal, o ovo de granja recebe os mesmos nutrientes dos ovos vermelhos.

A grande diferença porém, está no tratamento que as galinhas recebem. As galinhas de granja, por exemplo, ficam presas, são alimentadas com ração, milho e hormônios para botar rápido.

Por outro lado, a galinha caipira é criada solta, se alimenta de pasto e ração mais saudável. 

Os nutrientes vão estar presentes nos dois tipos de ovos, no entanto, os ovos vermelhos tendem a ser mais saudáveis porque não houve contato com hormônios, nem mudança genética da ave. 

Benefícios dos ovos para a pele

Half face of woman. Isolated on whiteAlém de ser uma excelente fonte de proteína, os ovos contam ainda com diversos minerais. Dentre eles estão: fósforo, sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio e selênio, por exemplo.

Além disso, o ovo também é rico em vitaminas A, D e ácido fólico.

Os ovos contém membranas entre a casca e a clara de ovo. Estas duas membranas proteicas transparentes proporcionam uma defesa eficiente contra a invasão bacteriana do ovo.

Estudos têm demonstrado, inclusive, que o colágeno é encontrado justamente nessas membranas de casca de ovo de galinhas.

E uma das características que fazem os ovos úteis para a pele é o colágeno.

O colágeno é a proteína mais abundante encontrada em todo o corpo humano. Aliás, é o que dá à nossa pele a sua força e elasticidade. 

Por que o colágeno é importante? À medida que envelhecemos, a nossa produção de colágeno naturalmente começa a abrandar.

A diminuição do colágeno é a responsável pela flacidez da pele, assim como rugas e cartilagem mais fraca em nossas articulações.

Além disso, uma dieta com alto teor de açúcar, consumo excessivo de álcool e tabagismo diminuem a produção de colágeno (1, 2).

Comer ovo branco ou vermelho melhora as dores

Pesquisas publicadas no The Journal of Medicinal Food em 2015 analisaram os efeitos do consumo de ovo para o tratamento de dor crônica.

Os indivíduos tomaram a preparação da membrana do ovo durante quatro semanas. Em seguida, tomaram o placebo durante quatro semanas. Com os dois intervalos de tempo separados por um período de intervalo de quatro semanas.

Após a remoção da membrana do ovo, houve melhora significativa na amplitude de movimentos cervical lateral e no joelho em comparação com o mesmo placebo consumido.

Além disso, teve melhora nos movimentos do pescoço e ombro dominante (3).

Menos dor e mais rigidez

Ovos brancos ou vermelhos na dieta diminuem os sintomas da Artrite Reumatoide

A forma mais prevalente de artrite é a osteoartrite. Ela atualmente afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

A osteoartrite ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades de seus ossos desgasta ao longo do tempo. Aliás é o que mais comumente afeta as articulações nas mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral, por exemplo.

Mas, o consumo de ovo pode reduzir a dor artrítica e rigidez das articulações resultantes da osteoartrite do joelho. Um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo publicado em Clinical Rheumatology deu um suplemento de membrana de ovo a indivíduos a uma dose de 500 miligramas por dia.

Os resultados mostraram que foi uma opção eficaz e segura para o tratamento da dor e rigidez associada à osteoartrite do joelho (4). Ou seja, o colágeno do ovo deve fazer parte de uma dieta de artrite.

Melhora a digestão

Os aminoácidos proline e glicina, presente no colágeno do ovo, ajudam a reconstruir o tecido que linhas do aparelho digestivo.

Ao reconstruir este tecido crucial, a glicina e a prolina ajudam a manter as partículas de alimentos e as bactérias dentro do intestino onde elas pertencem. Ou seja, impede que pequenas aberturas sejam feitas, evitando assim, que as partículas passem para a corrente sanguínea, onde desencadeiam a inflamação.

Glicina protege contra a lesão intestinal de colite, uma reação inflamatória no cólon (5). Graças à glicina e prolina, o colágeno do ovo pode ajudar a proteger o intestino. E, por sua vez, todo o corpo, a partir de inflamação.

Todos os tipos de ovos são super alimentos que devem fazer parte da sua alimentação de verdade.

Por fim, sendo o ovo branco ou o vermelho, não deixe de consumir e aproveitar todos os benefícios. Coma melhor e viva bem. Agora, se você quer emagrecer, assista a este vídeo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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