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Alimentação

Ovo Branco ou Vermelho: Qual é o Mais Nutritivo?

Dr Juliano Pimentel

Ao entrar no corredor de ovos no supermercado ou na feira, há sempre várias dúvidas: Qual o tipo de ovo escolher? O ovo branco  geralmente é mais barato do que o vermelho, você sabe o motivo? 

A explicação é simples, a produção dos ovos vermelhos é bem mais cara do que dos ovos brancos. Isso se dá devido ao fato de que a cor do ovo está relacionada a raça da galinha que o põe. As galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.

Mas e aí, qual ovo é mais nutritivo? Explicarei logo a seguir.

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Ovo Branco ou Vermelho?

Não há diferença entre ovo branco ou vermelho. Na verdade, tudo é ovo. O que diferencia um do outro, é a linhagem das galinhas.

As galinhas de granja e galinhas brancas tendem a botar ovos brancos. Já as galinhas marrons e galinhas caipiras tendem a botar ovos marrons. Então, não há ovo mais nutritivo do que outro.

O ovo de granja recebe os mesmos nutrientes dos ovos vermelhos. Acontece que os ovos vermelhos ou caipiras têm sabor mais forte do que o outro.

Além de ser uma excelente fonte de proteína, os ovos contam ainda com diversos minerais como fósforo, sódio, potássio, cálcio, ferro, magnésio e selênio. Além disso, também é rico em vitaminas A, D e ácido fólico.

Benefícios dos ovos

Quando se trata de grandes fontes de colágeno, ovos definitivamente fazem parte da lista.

Ovos têm membranas internas e externas, que estão entre a casca do ovo e clara de ovo. Estas duas membranas proteicas transparentes proporcionam uma defesa eficiente contra a invasão bacteriana do ovo.

Estudos têm demonstrado que o colágeno é encontrado nas membranas de casca de ovo de galinhas.

O colágeno é a proteína mais abundante encontrada em todo o corpo humano. É o que dá à nossa pele a sua força e elasticidade. Além de nossa pele, o colágeno é mais comumente encontrado em nossos ossos, músculos e tendões. E o ovo é um alimento rico em colágeno.

Por que o colágeno é importante? À medida que envelhecemos, a nossa produção de colágeno naturalmente começa a abrandar.

Graças à diminuição do colágeno, obtemos flacidez da pele, rugas e cartilagem mais fraca em nossas articulações. Outras coisas que diminuem a produção de colágeno incluem uma dieta com alto teor de açúcar, consumo excessivo de álcool e tabagismo (1).

A proteína de ovo tem apenas a combinação certa de aminoácidos essenciais necessários para a construção de tecidos. Uma pesquisa mostrou que o colágeno é encontrado em ambas as membranas de ovos de galinha.

Pele boa e menos rugas

Half face of woman. Isolated on white
O ovo pode melhorar a saúde da sua pele

O colágeno é absolutamente essencial para uma pele mais saudável e mais jovem. Um estudo de 2015 investigou o potencial das membranas de conchas de ovo para ser usado como cosmético. Especificamente, eles analisaram a capacidade de hidrolisados de membrana de casca de ovo para proteger a pele de rugas, exposição ao sol e perda de umidade.

Para determinar se as membranas de casca de ovo podem ou não ser utilizadas como materiais cosméticos funcionais, os pesquisadores examinaram o nível de produção de ácido hialurônico e colágeno em indivíduos animais.

Os resultados mostraram que as membranas de casca de ovo têm efeitos notáveis na supressão do envelhecimento da pele, o que inclui a sua capacidade de mitigar as rugas induzidas pela radiação UV-B. Em geral, a pesquisa aponta para membranas de casca de ovo definitivamente ser uma excelente escolha para produtos de beleza natural (2).

Melhora a articulação e dores crônicas

Pesquisas publicadas no The Journal of Medicinal Food em 2015 analisaram os efeitos do consumo de ovo para o tratamento de dor crônica.

Os indivíduos tomaram a preparação da membrana do ovo durante quatro semanas e tomaram o placebo durante quatro semanas, com os dois intervalos de tempo separados por um período de intervalo de quatro semanas.

Quando os sujeitos foram avaliados após a remoção da membrana do ovo, houve melhora significativa na amplitude de movimentos cervical lateral e no joelho em comparação com o mesmo placebo consumido. Também foram observadas melhorias muito significativas na amplitude de movimento no pescoço e no ombro dominante (3).

Menos dor e mais rigidez

A forma mais prevalente de artrite é a osteoartrite. Ela atualmente afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Osteoartrite ocorre quando a cartilagem protetora nas extremidades de seus ossos desgasta ao longo do tempo, e que mais comumente afeta as articulações nas mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral.

O consumo de ovo pode reduzir a dor artrítica e rigidez das articulações resultantes da osteoartrite do joelho. Um estudo duplo-cego, randomizado, controlado por placebo publicado em Clinical Rheumatology deu um suplemento de membrana de ovo a indivíduos a uma dose de 500 miligramas por dia.

Os resultados mostraram que foi uma opção eficaz e segura para o tratamento da dor e rigidez associada à osteoartrite do joelho – e que o colágeno do ovo deve fazer parte de uma dieta de artrite. A dor e rigidez articular foram significativamente reduzidas em comparação com o placebo aos 10, 30 e 60 dias (4).

Melhora a digestão

Proline e glicina são dois aminoácidos encontrados no colágeno do ovo que desempenham um papel importante na garantia de seu corpo está funcionando sem problemas. Estes dois aminoácidos realmente ajudam a reconstruir o tecido que linhas do aparelho digestivo.

Ao reconstruir este tecido crucial, a glicina e a prolina ajudam a manter as partículas de alimentos e as bactérias dentro do intestino onde elas pertencem, ao invés de permitir pequenas aberturas para formar partículas que passam para a corrente sanguínea, onde desencadeiam a inflamação.

Glicina tem sido mostrado para proteger contra a lesão intestinal de colite, uma reação inflamatória no cólon (5).  Graças à glicina e prolina, colágeno de ovo pode ajudar a proteger o intestino e, por sua vez, todo o corpo, a partir de inflamação.

Todos os tipos de ovos são super alimentos que devem fazer parte da sua alimentação de verdade.

Sendo o ovo branco ou o vermelho, não deixe de consumir e aproveitar todos os benefícios. Coma melhor e viva bem.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

E CONHEÇA TODAS AS VERDADES SOBRE ELA!!!
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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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