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Alimentação

Pinhão: 7 Benefícios Essenciais para Manter a Saúde

O pinhão é um alimentos comuns em festas tradicionais no Brasil. Mas o que poucas pessoas sabem é que ele é rico em muitas propriedades importantes para a saúde.

Você sabia que o pinhão pode auxiliar na perda de peso saudável, aliviar as dores da artrite, entre outros benefícios? O ácido linoleico presente nesse alimento, ajuda a diminuir a vontade de comer.

Ele não causa quaisquer reações psicotrópicas.

Nutricionistas de todo o mundo recomendam o consumo de pinhão. Quer saber mais? Então leia esse artigo!

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Pinhão e os Benefícios Para a Saúde

Benefícios do Pinhão Para a Saúde
Pinhão: Saboroso e Nutritivo. Imagem: (Divulgação)

Ele possui proteínas e minerais essenciais como (1):

  • Manganês
  • Potássio
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Zinco
  • Selênio

Possui também vitaminas do complexo B:

  • Tiamina (B12)
  • Riboflavina
  • Niacina
  • Ácido pantotênico
  • Vitamina B-6
  • Folato

Confira a seguir os principais benefícios dessa semente.

Ele também pode ser consumido por pessoas celíacas, por ser livre de glúten.

1. Rico em GLA

O ácido gamalinolênico (GLA) é um ácido graxo rico em ômega-3, essencial para a saúde.  O corpo não o produz e por isso é importante incluí-lo de forma equilibrada através da alimentação.

Ele ajuda a lubrificar os músculos, controlar a inflamação e a temperatura corporal; e são vitais para outras funções corporais e cerebrais.

A suplementação de GLA é necessária para uma boa saúde hormonal, provavelmente por que muitas mulheres que sofrem de sintomas de TPM foram ajudadas através dela.

Além disso, o ácido linolênico ajuda a controlar o apetite e na manutenção da saúde.

Alimentos ricos em GLA como o pinhão, também são benéficos para ajudar as pessoas com:

– Dor no peito

Diabetes e neuropatia diabética

Doença cardíaca

Pressão alta

– Esclerose múltipla

Obesidade

– Síndrome pré-menstrual

Artrite reumatoide

– Alergias cutâneas

2. Artrite e Dor Articular

Ele pode ser útil para aliviar os sintomas da artrite reumatoide. Um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, examinou os efeitos do pinhão sobre artrite.

Pode ajudar a diminuir a taxa de sobrevivência das células sinoviais tipo fibroblastos da artrite reumatoide, e em certas doses mesmo promoveu a morte celular (2).

3. Perda de Peso

Esse alimento é um supressor de apetite natural, aumenta a saciedade e ajuda a reduzir os níveis de açúcar.

Alguns especialistas recomendam que adicionar quatro colheres de sopa dessa semente no café da manhã, ajudará a reduzir o excesso de fome durante todo o dia.

Isto é em parte devido a presença de fibras que promovem a saciedade e, por sua vez, auxiliam a perda de peso.

4. Saúde digestiva

Com uma fibra insolúvel e solúvel, o consumo regular ajuda a manter o sistema gastrointestinal saudável.

Ele também ajuda a equilibrar os probióticos presentes no intestino, e a proteger o sistema imunológico.

Um dos benefícios de alimentos ricos em fibras inclui o alívio da constipação (3).

5. Saúde de Cabelo, Pele e Unhas

Principalmente usado em produtos cosméticos high-end, ele é muitas vezes incluído em bálsamos labiais, loções e sabonetes.

O óleo presente nas sementes de pinhão, penetra nas camadas internas da pele e promove o crescimento de células saudáveis, a receita para a pele lisa e macia.

Na verdade, pesquisadores que estudam os efeitos do óleo na dermatite atópica, ou eczema, uma condição da pele que causa inflamação e pele seca; descobriram que os sintomas melhoraram com o uso do óleo (4).

Uma vez que o óleo de sementes de pinhão também é bom para distúrbios da pele, como psoríase e eczema.

É uma boa ideia comer pelo menos algumas sementes todos os dias para maximizar esses benefícios também.

Você também pode fazer um creme de pele caseiro combinando óleo de sementes de pinhão, manteiga de karité e óleos essenciais como lavanda.

6. Câncer

Devido ao seu perfil de ácidos graxos perfeito de gorduras ômega-3 e GLA, o pinhão ajuda a equilibrar os níveis de inflamação e fortalecer o sistema imunológico.

A revista Breast Cancer Research and Treatment confirmou que o THC em sementes de pinhão melhorou o câncer de mama em estágio avançado (5).

Isso mostra o potencial do pinhão como alguns dos melhores alimentos para combater câncer disponíveis.

7. Saúde do Coração

Alguns dos principais ingredientes na construção de um coração saudável incluem fibras, proteínas à base de plantas, gorduras saudáveis ​​e a ingestão de menos açúcar.

A pesquisa em animais e humanos sugerem que as sementes de pinhão podem melhorar a saúde cardiovascular e a pressão arterial elevada (6).

É recomendável adicionar duas colheres de sopa de sementes no seu café da manhã para:

  • Baixar naturalmente a pressão arterial;
  • Reduzir o mau colesterol (LDL);
  • Aumentar o bom colesterol (HDL);
  • Melhorar os triglicerídeos.

8- Energia

As propriedades nutricionais como ferro, gordura monoinsaturada, magnésio e as proteínas proporcionam mais energia para o seu dia.

Meia xícara diária de pinhão, proporciona a metade da quantidade de magnésio recomendada por dia.

9- Antioxidantes

Ele também possui poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, e ajudam o seu corpo a equilibrar os radicais livres. Entre os oxidantes estão a vitamina A, B, C, D e a luteína (4).

Esse é um alimento que pode ser consumido sem medo. Como você pode perceber, ele é muito benéfico para a saúde.

Faz parte da culinária brasileira durante os meses de junho e julho devido às festividades, mas com certeza vale a pena incluí-lo na alimentação em todos os momentos possíveis.

Lembre-se de comer sempre com moderação, e diversificando os alimentos naturais que você consome.

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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