close
AlimentaçãoFitness

7 Dicas para Preparar um Ceia de Natal sem Engordar

Dr Juliano Pimentel

O Natal e as festas de fim de ano são muito aguardadas. É o momento para recarregar as energias e estar com a família e amigos. Mas é uma época em que muitas pessoas relaxam com a alimentação, comem besteiras e acabam ganhando engordando. Então veja agora, dicas para preparar uma ceia de Natal sem engordar, e que pode ser aproveitada para o ano todo.

Existem maneiras de manter a ceia e a alimentação em geral, mais saudável e com pratos deliciosos. Ao substituir ingredientes-chave como a farinha ou o leite, por exemplo, você pode transformar esses pratos pouco saudáveis em algo nutritivo.

Confira a seguir as melhores dicas para preparar uma ceia de natal sem engordar.

Não deixe de ler e compartilhar!

Ceia de Natal Sem Engordar

Ceia de Natal sem Engordar: Coma Alimentos Saudáveis. Imagem: (Divulgação)

1. Faça Boas Substituições

Para cozinhar pratos saborosos e saudáveis, aposte nas substituições de ingredientes.

Troque a farinha de trigo (rica em glúten, que pode te fazer engordar) por farinhas mais  saudáveis, como farinha de amêndoas, de coco ou de frango.

A farinha de amêndoas, por exemplo, possui ação antioxidante e protege as células cerebrais. Por possuir baixa quantidade de carboidrato (em média 10 gramas em uma xícara), a farinha de amêndoas pode ser utilizada na dieta Low Carb.

Óleo vegetais, como o óleo de soja e óleo de girassol, também devem ser substituídos por opções melhores, incluindo óleo de coco e manteiga.

Outra ideia para receitas mais saudáveis é trocar o leite de vaca por leite de coco, leite de amêndoas ou leite de castanha-do-pará. Esses tipos de leite irão atuar de forma semelhante ao leite de vaca na receita, mas sem os problemas da lactose ou de alergias. Geralmente podem ser trocados em uma proporção de 1: 1.

2. Aposte nas Proteínas

A ceia de Natal é recheada de carnes que costumamos não comer durante o ano, como peru, tender e pernil. Carnes são ricas em proteínas e seu consumo pode ajudá-la(o) a perder peso (especialmente a gordura da barriga), aumentar sua massa muscular e força, entre outros fatores importantes para o organismo.

A ingestão de proteína provoca a sensação de saciedade e te impede de exagerar na comilança.

Por isso e por outros motivos, consumir alimentos ricos em proteínas é importante. Só tome o cuidado de preparar as carnes da melhor maneira possível, sem rechear com alimentos muito calóricos ou molhos industrializados.

Se você está procurando receitas deliciosas e saudáveis, aqui no site você encontra várias opções. Como esta receita de Peru de Natal Salteado com Legumes ou esta receita de Lombo de Porco com Maçã e Vinho.

3. Misture as Oleaginosas nos Pratos

Ceia de Natal sem engordar: Aposte em oleaginosas. Imagem: (Divulgação)

Nozes, castanhas, pistache e amêndoas tem tudo a ver com as comemorações de fim de ano, mas servem em diversas receitas deliciosas para o ano todo.

Elas são fontes de gorduras boas, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas, que protegem o coração e tem um efeito anti-inflamatório. O consumo delas melhora a memória e ajuda a estabilizar o humor; e protege os neurônios contra a ação dos radicais livres.

4. Cuidado com a Farofa

Acompanhamento quase obrigatório da ceia e paixão nacional, a farofa pode ser bastante calórica e prejudicial à saúde.

Isso porque ela normalmente é feita com farinha de milho ou de mandioca e carnes embutidas. Mas se você não está preparada(o) para deixar esse prato de lado neste natal, escolha os ingredientes certos e crie uma versão saudável.

Uma ideia é preparar a farofa usando farinha de frango, cenoura ralada, ovos, damasco e castanha.

5. Saladas

Uma ceia de natal sem engordar precisa ter salada.

As saladas possuem baixas calorias, ajudando na perda ou manutenção do peso. Além disso, contêm alto teor de água, hidratando o corpo, e fornecem vitaminas, minerais e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Por isso, prepare uma salada grande e colorida, com diferentes tipos de folhas verdes, cenoura, tomate, pepino, pimentão, entre tantas outras opções. Para temperar, deixe na mesa apenas azeite, vinagre e sal.

6. Cuidado com o álcool

O ideal é ficar longe das bebidas alcoólicas. Seu consumo pode causar complicações para a saúde, como câncer de fígado, cirrose, impotência sexual, AVC e hipertensão.

Ok, exageros não caem bem, mas eu sei que é difícil ficar sem beber uma taça de vinhos nessas ocasiões. Nesses casos, a dica que eu dou é beber um copo de água para cada porção de bebida alcoólica que você ingerir.

O copo de água é ótimo para manter sua boca e mãos ocupadas, e também ajuda a combater os efeitos da desidratação causados pelo álcool. Ajudando, inclusive, a evitar a temida ressaca do dia seguinte.

Opte por bebidas saudáveis e naturais. Separei algumas opções AQUI de sucos que além de saborosos, nutritivos eliminam as toxinas do seu corpo.

7. Devo Comer Sobremesa?

Depois de tomar todos os cuidados durante a ceia, não vale escorregar na hora da sobremesa.

O mais importante é que você evite a todo custo o açúcar, pois ele não contém nenhuma vitamina ou mineral, além de poder provocar resistência insulínica e viciar.

Basta fazer boas escolhas.

Em vez de enfiar o pé na jaca com doces cheios de açúcar, prepare gostosuras low carb e saudáveis.

Que tal fazer uma receita de cookies saudáveis, low carb e vegano? Ou então, se deliciar com um brigadeiro sem leite condensado?

Percebeu como é possível preparar uma ceia de natal e outros jantares deliciosos sem prejudicar sua reeducação alimentar e emagrecimento?!

E para que a sua festa fique ainda mais saborosa e inesquecível, vou compartilhar com você uma receita simples e saudável de torta de limão, que com certeza vai ganhar vários elogios dos seus amigos e familiares.

Torta de Limão

Ceia de Natal sem Engordar: aposte em torta de limão saudável. Imagem: (Divulgação)

INGREDIENTES DA MASSA:

  • 1 xícara (chá) de coco ralado
  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas ou qualquer outra oleaginosa
  • 5 colheres rasas (sopa) de manteiga
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de xylitol.

 

INGREDIENTES DO RECHEIO:

  • Suco de 2 limões grandes;
  • 100ml de leite de coco;
  • 3 colheres de biomassa de banana verde;
  • 1 colher (sopa) de xylitol;
  • raspas de limão.

MODO DE PREPARO DA MASSA:

Em uma vasilha acrescente todos os ingredientes da massa,  o coco ralado, a farinha de amêndoa, a manteiga, os ovos e o xylitol.

Misture bem com uma colher os ingredientes  ou com a própria mão até ficar uma massa bem incorporada.

Coloque a massa em uma forma de fundo removível apertando bem até cobrir o fundo e as laterais.

Fure com um garfo parcialmente a massa e leve para assar por 15 minutos com o forno já preaquecido.

MODO DE PREPARO DO RECHEIO:

Em uma vasilha coloque a biomassa de banana verde, leite de coco, o suco dos dois limões grandes e o xylitol.

Bata no liquidificador e despeje sobre a massa quando ela estiver fria, coloque raspas de limão e leve à geladeira por 3 a 4hs. Sirva!

Como Aproveitar as Festas de Fim de Ano?

Muitos se preocupam em não engordar durante as festas de fim de ano. Mas a verdade é que os exageros vão muito além disso, eles estão associados com falta de estabilidade emocional e escolhas erradas.

Com algumas substituições simples, você é capaz de preparar uma ótima ceia natalina e outras festas, sem ganhar quilos a mais indesejáveis.

Afinal, comer alimentos prejudiciais não acontece somente em festas de fim de ano. Então aproveite essas dicas para o ano todo!

Porém, consumir de vez em quando alguns alimentos naturais, não é bastante para garantir a boa saúde, manter o peso ideal e prevenir doenças.

Os alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

E se você se preocupa com a saúde e alimentação, eu tenho um convite.

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida, além de receitas saudáveis e nutritivas.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos ricos em proteínasantioxidanteaumentar sua massa muscularceia de natalceia de natal sem engordarcoco raladodieta low carbdr. juliano pimentelfarinha de amêndoasfestas de fim de anofim de anoGostosuras Low Carbhipertensãonatalovosperder pesoperuproteínasreeducação alimentarsaúdevsg

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta