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Alimentação

Os Principais Mitos da Alimentação Low Carb

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Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as dietas baixas em carboidratos fazem muito bem a saúde.

Pesquisas mostram claramente que a alimentação Low Carb pode reverter muitas doenças comuns e graves. Isso inclui obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e algumas outras.

Coletivamente, estes são os maiores problemas de saúde do mundo. E, uma alimentação Low Carb pode ajudar reverter esses problemas.

Já discutimos aqui vários benefícios da alimentação Low Carb e como realizar essa dieta, mas ultimamente vários mitos sobre esse tipo de alimentação vem crescendo, embora não apoiados pela ciência.

Esta é uma consequência de um fenômeno chamado pensamento grupal, que é comum em círculos nutricionais e pode levar a uma visão distorcida da ciência.

Sendo assim, nesse artigo eu desmistificarei os mitos da alimentação Low Carb.   

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Os Mitos

É Possível Fazer Uma Dieta Low Carb E Ao Mesmo Tempo Saudável

Confira a seguir os principais mitos espalhados sobre esse estilo de alimentação.

  1.  O cérebro precisa de glicose (carboidratos) para funcionar

Muitas pessoas acreditam erroneamente que o cérebro não pode funcionar sem carboidratos na dieta e, inclusive, afirma-se que os carboidratos são o combustível preferido para o cérebro, e que ele precisa de cerca de 130 gramas de carboidratos por dia.

Isso é parcialmente verdadeiro. Algumas células do cérebro não podem usar nenhum combustível, exceto a glicose (carboidratos). No entanto, outras partes do cérebro são perfeitamente capazes de usar cetonas para o combustível.

Este é o lugar onde uma via metabólica chamada gluconeogênese torna-se importante.

Quando não comemos carboidratos, o corpo (principalmente fígado) pode produzir glicose de proteínas e subprodutos do metabolismo das gorduras. (1)

Por causa da cetose e da gluconeogênese, na verdade não precisamos comer um único grama de carboidratos – pelo menos não com o objetivo de alimentar o cérebro – e, após a fase de adaptação inicial terminar, muitas pessoas relatam ter uma função cerebral melhor ainda em uma dieta baixa em carboidratos. (2)

  1. As dietas Low Carb destruirão seu desempenho físico

A maioria dos atletas realizam uma dieta alta em carboidratos e muitas pessoas acreditam que os carboidratos são essenciais para o desempenho físico.

É verdade que reduzir carboidratos leva ao desempenho reduzido no início. No entanto, isso é geralmente apenas temporário. Pode demorar um pouco para que o corpo se adapte à queima da gordura ao invés de carboidratos. (3)

Muitos estudos mostraram que as dietas com baixo teor de carboidratos são realmente boas para o desempenho físico, especialmente o exercício de resistência, enquanto as pessoas recebem algumas semanas para se adaptarem à dieta (4).

Há também estudos que mostram que dietas com baixo teor de carboidratos têm efeitos benéficos na massa muscular e força (5).

  1. Low-Carb é uma dieta de moda

O termo “dieta da moda” se tornou um termo que as pessoas utilizam para dietas com as quais não concordam. E muitos tem dito isso sobre a alimentação Low Carb.

Isso não faz absolutamente nenhum sentido, porque o baixo teor de carboidratos mostrou ser efetivo em mais de 20 estudos científicos. Também tem sido popular há décadas.

Quando algo existe há tanto tempo e é apoiado pela ciência, descartá-la como “moda” é apenas uma tentativa desonesta de evadir o argumento.

  1. As dietas Low Carb são difíceis de manter

Muitas vezes, afirma-se que as dietas com baixo teor de carboidratos são insustentáveis ​​porque restringem os grupos de alimentos comuns.

Isso faz sentido, mas a verdade é que todas as dietas restringem algo. Alguns restringem grupos de alimentos ou macronutrientes, outros restringem calorias.

A questão é que, a partir do baixo teor de carboidratos é que isso leva a uma redução no apetite, para que as pessoas possam comer até a plenitude e ainda perder peso (6).

Os dados não suportam que as dietas com baixo teor de carboidratos são mais difíceis de manter do que outras dietas.

  1. As dietas Low Carb são ruins para o seu coração

As dietas baixas em carboidratos tendem a ser elevadas em colesterol e gorduras, incluindo gorduras saturadas. Por esta razão, muitas pessoas afirmam que isso deve aumentar o colesterol no sangue e aumentar o risco de doença cardíaca.

No entanto, novos estudos mostraram que nem o colesterol na dieta nem a gordura saturada têm algum efeito significativo no risco de doença cardíaca (7).

Contrariamente ao que se costuma alegar, as dietas com baixo teor de carboidratos realmente melhoram muitos nos fatores de risco mais importantes para a doença cardíaca (8):

– Os triglicerídeos do sangue diminuem

– O colesterol HDL (o colesterol bom) aumenta

– A pressão sanguínea tende a diminuir

A resistência à insulina diminui, levando a reduções nos níveis de açúcar no sangue e insulina, e a inflamação pode ser reduzida com uma dieta baixa em carboidratos (9).

Os níveis de colesterol LDL não aumentam, em média. As partículas também tendem a mudar de pequenas, densas (ruins) a grandes LDL, um padrão que está ligado a um risco reduzido de doença cardíaca (10).

  1. As dietas Low Carb reduzem a ingestão de alimentos saudáveis ​​

Uma dieta baixa em carboidratos não significa não ingerir nada de carboidratos, e é um mito que cortar carboidratos significa que você precisa comer muito menos alimentos vegetais.

Você pode comer uma grande quantidade de legumes, bagas, nozes e sementes sem exceder 50 gramas de carboidratos por dia.

É possível encaixar em grandes quantidades de alimentos vegetais baixos em carboidratos, mesmo com uma ingestão de carboidratos muito baixa. Legumes, bagas, nozes e sementes são exemplos de alimentos vegetais saudáveis ​​que são baixos em carboidratos.

O que descobrimos aqui é que dietas com baixo teor de carboidratos podem ter benefícios para a saúde. Eles são muito eficazes para pessoas com obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

Dito isto, mesmo que estas dietas possam ser benéficas, elas não são a resposta para tudo. Há dietas diferentes para diferentes tipos de pessoas, o que depende também do objetivo de cada um.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Tags : carboidratoslow carbvegetais

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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