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Alimentação

Quais São os Benefícios da Uva Para a Saúde?

Que as uvas são saborosas isso é indiscutível, mas você sabe quais são os benefícios da uva para a saúde? Os valores nutricionais das uvas as tornam excelentes para um consumo diário.

Considerada parte da família da baga, você pode encontrar algumas uvas com sementes comestíveis, enquanto outras não possuem sementes.

Semelhante aos mirtilos, as uvas são muitas vezes cobertas por uma floração protetora e esbranquiçada.
Eles crescem em uma videira (Vitis vinifera) e pertencem à família Vitaceae, e são amplamente utilizadas para o cultivo de frutas, sumos, geleias e vinhos.
Você provavelmente já ouviu falar sobre todos as formas de consumo das uvas, mas conhece de fato seus benefícios?

Essas frutas deliciosas possuem muitos benefícios para a saúde, o que inclui: estímulo para a longevidade, redução da obesidade e prevenção contra a diabetes, assim como prevenção contra o câncer.
Vou apresentar quais são os benefícios da uva para a sua saúde.
Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Uva Para a Saúde

Benefícios da Uva Para a Saúde
Benefícios da Uva Para a Saúde

Com todas as conversas sobre o açúcar nos dias de hoje, muitos têm preocupações sobre as calorias e os carboidratos encontrados nas uvas, mas os benefícios da nutrição superam essas preocupações quando a fruta é consumida com moderação.
Aqui estão apenas algumas das grandes coisas que a nutrição das uvas fornece:

1. Longevidade

A Longevidade é um Benefícios da Uva

A uva clássica pode ser um daqueles alimentos surpreendentes devido aos fitonutrientes encontrados dentro deles.

O resveratrol, encontrado principalmente na pele da uva, mas também encontrado em sementes e na polpa da uva, mostrou aumentar a expressão de três genes relacionados à longevidade.
Estudos indicam que o conteúdo de resveratrol varia significativamente com o fundo genético, mas geralmente, os totais do resveratrol são mais baixos nas folhas que nas peles dessa fruta.
Isso significa que a pele é responsável por uma grande quantidade de benefícios nutricionais de uvas, particularmente em estimular a longevidade (1).

2. Reduz Diabetes tipo 2

Benefícios da Uva: Previne a Diabetes tipo 2

Evidências sugerem que os polifenóis nas uvas e os produtos feitos a partir dela, podem reduzir a síndrome metabólica e prevenir o desenvolvimento de obesidade e diabetes tipo 2, atuando como moduladores multialvo com antioxidantes e efeitos anti-inflamatórios.
As uvas foram classificadas como um baixo nível de índice glicêmico (IG), com valores de ID variando entre 43-53 (2).

No entanto, ter um baixo valor de índice glicêmico não é necessariamente o mesmo que ter benefícios para o açúcar no sangue.
Estudos recentes mostraram que as uvas, os sumos de uvas e os extratos de uva, devido aos incríveis fitonutrientes encontrados, podem oferecer um melhor equilíbrio do açúcar no sangue, uma melhor regulação da insulina e uma maior sensibilidade à insulina.

3. Poder Antioxidante

Uvas Possuem Antioxidantes

Os flavonóides, encontrados nas uvas, representam propriedades antioxidantes elevadas que ajudam a reduzir o estresse oxidativo.
É relatado que os flavonóides, como resultado de sua conversão metabólica no corpo humano, podem gerar grandes quantidades de ácidos fenólicos simples, que têm efeitos significativos na eliminação de radicais livres e na melhoria da ação de outros antioxidantes.
Embora a uva inteira seja útil para nossos corpos, a semente e a pele contêm a mais rica concentração de antioxidantes.

Os flavonóides presentes na uva também podem desempenhar um papel importante em manter o intestino saudável, proporcionando efeitos benéficos no controle da perda de peso.

4. Ação Anti-inflamatória

Os polifenóis nutricionais de uvas demonstraram diminuir a inflamação crônica.

Como compostos naturais, os flavonóides de uva e as proantocianidinas podem direcionar múltiplos caminhos para superar a inflamação crônica e podem ser mais eficazes do que os fármacos anti-inflamatórios sintéticos.
Esses compostos também produzem alguns dos melhores alimentos antiinflamatórios ao redor (3)

E, reduzem as chances de doenças, como câncer, doença de Alzheimer, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, doenças autoimunes e pulmonares.

5 –Protege o Sistema Cardiovascular

Saúde Cardiovascular com o Consumo de Uvas

A lista de benefícios cardiovasculares fornecidos pelas uvas é bastante surpreendente.
Vários estudos demonstraram que o consumo de produtos de uva pode ter efeitos benéficos no sistema cardiovascular, aumentando a função endotelial, diminuindo a oxidação do LDL, melhorando a função vascular, alterando os lipídios no sangue e modulando o processo inflamatório.
Um estudo recente demonstrou que o consumo de extrato de uva rico em resveratrol poderia fornecer benefícios de proteção vascular em pacientes com doença arterial coronariana quando comparado à ação de um extrato de uva convencional ou um placebo (4).

6 – Previne o Câncer

Benefícios da Uva para a Saúde: Auxilia na Prevenção do Câncer
Benefícios da Uva para a Saúde: Auxilia na Prevenção do Câncer

Outra área de benefício especial do consumo de uva é a prevenção do câncer.

O rico suprimento de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, fornecidos pela nutrição das uvas pode nos ajudar a evitar a combinação perigosa de estresse oxidativo crônico e inflamação crônica, tornando este fruto um tremendo alimento para combater câncer.
A fibra é muito necessária para um cólon saudável e as uvas nos fornecem aproximadamente 1 grama de fibra em cada 60 calorias.
Esta combinação de fibra antioxidante pode ser uma das razões pelas quais a prevenção do câncer de cólon se tornou mais prevalente na pesquisa de saúde em uvas.
Um estudo realizado pelo Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Milão e no Hospital San Paolo na Itália, descobriram que os extratos naturais de uva regulam a malignidade das células do câncer de cólon 5,6).
Os pesquisadores mostraram que o extrato de pele de uva possui resultados quimioterapêuticos positivos, também contra o câncer de mama.

7. Melhoria na Função Cerebral

Funções Cerebrais São Beneficiadas pela Uva

Estudos sugerem que o consumo de produtos de uva ricos em flavonóides pode ter um efeito benéfico significativo na função cerebral e no sistema nervoso central.

Os flavonóides, especificamente as antocianinas, podem prevenir processos neurodegenerativos tanto pela inibição da neuro-inflamação como pela redução do estresse oxidativo.

8. Benefícios antimicrobianos

As Uvas Possuem Benefícios Antimicrobianos
As Uvas Possuem Benefícios Antimicrobianos

Numerosos fitonutrientes de uva demonstraram terem outras propriedades indispensáveis para a saúde, como a ação antimicrobiana.

Embora seja necessário realizar mais estudos, os pesquisadores acreditam que o consumo de uvas pode ajudar a prevenir problemas relacionados a bactérias, como as doenças transmitidas por alimentos (7).
O suco de uva, a pele e os extratos de semente das uvas de mesa revelaram um forte efeito inibitório contra o crescimento de algumas bactérias.

Os extratos de vinho vermelho e branco sem álcool, demonstraram ter atividades antimicóticas moderadas em Candida albicans. Esta atividade antifúngica de produtos de uva os tornou atraentes para aplicações comerciais, como produtos para o cuidado da pele.

Inclua esse excelente alimento em suas refeições e receba os seus incríveis benefícios. A alimentação de verdade faz toda a diferença na sua vida.

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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