close
AlimentaçãoDores

Saúde dos Filhos: Como os Hábitos do Pai Podem Afetá-los?

Ter filhos é uma grande responsabilidade, mas antes de mais nada, é um grande ato de amor. E a saúde saúde dos filhos também faz parte. Você já pensou em como os seus hábitos podem influenciar na saúde deles?

Descubra agora.

Não deixe de ler e compartilhar!

Saúde dos Filhos

Considere o fato de que a forma como você se alimenta pode sim afetar a saúde e a vida dos seus filhos, e esse alerta parte de estudiosos especialistas da área da saúde em todo o mundo (1).

Eu listei alguns problemas de saúde e de qualidade de vida que as crianças podem desenvolver devido aos hábitos dos seus pais.

Preste atenção e observe agora se você cuida da saúde ou a neglicencia, afinal não é somente a sua saúde que está em jogo (2).

1-Obesidade

Saúde dos Filhos e os seus Hábitos alimentares. Imagem: (Divulgação)

Se o pai for propenso a obesidade devido aos genes familiares, esses mesmos genes serão transferidos aos seus filhos.

genes do pai pode possuir um grande impacto muito mais forte sobre o metabolismo do bebê, do que o genes por parte de mãe.

Estudos realizados com a população sueca apontam que os pais que mantém uma dieta com poucas calorias, e mais regrada podem transmitir alguns benefícios congênitos aos pequenos. Os filhos desses homens possuem menos possibilidades de uma morte no futuro relacionada a doenças cardiovasculares e diabetes.

Por outro lado, pais com sobrepeso ou obesos, possuem mais possibilidades de transmitir aos seus filhos os genes que podem aumentar as chances de obesidade, diabetes e câncer cerebral, do que aqueles homens com o peso considerado normal.

Outra pesquisa mostra a influência que os hábitos do pai antes e depois do nascimento do filho, pode trazer para a saúde dos pequenos.

Essa pesquisa foi realizada pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, e fala sobre uma forte relação entre os genes presentes no esperma do pai e ao que é transmitido aos seus descendentes.

Um forte apetite em crianças, pode significar que o genes de obesidade do pai foi transmitido durante o desenvolvimento do cérebro.

Por isso também a importância de prestar atenção em si mesmo e neles.

2-Hábitos Alimentares

De acordo com estudos realizados nos Estados Unidos por Universidades renomadas, posso afirmar que você como pai exerce uma grande influência nos hábitos alimentares dos seus filhos.

Apesar de tanto o pai quanto a mãe possuírem grande responsabilidade juntos, sobre a educação e alimentação dos filhos.

Não se surpreenda em saber que é o pai quem possui uma maior influência nesses hábitos, até aparentemente a fase da adolescência.

E falo isso com base em pesquisas de especialistas, não sou eu quem estou dizendo. Além disso os filhos querem seguir instintivamente o exemplo do pai, que é visto como o herói, o exemplo a ser seguido.

Então se você não se alimenta bem, é acostumado a comer e comprar alimentos com excesso de sódio, açúcar adicionado, frituras, glúten, entre outros.

É provável esteja prejudicando a saúde e a alimentação dos seus filhos.

Em um estudo ainda em fase de averiguação apresentado pelo Congresso Europeu em Portugal referente à obesidade, foi associado os níveis baixos de vitamina D em homens que são pais aos problemas de baixa estatura e peso de seus filhos, com idade de até 5 anos.

Essa pesquisa ainda está em fase de conclusão, mas podemos pensar sobre a importância da alimentação de verdade e que esse é um hábito que deve ser passado de pai para filho.

Pesquisadores da Universidade de Dublin concluíram que a saúde nutricional do homem pode influenciar na qualidade, saúde e a função das células ligadas a reprodução masculina.

O mesmo não foi encontrado no caso de mulheres que engravidaram. Claro, não é somente de vitamina D que os seus filhos podem sofrer deficiência.

3-Álcool

Como o Álcool Ingerido Pelos Pais, Afetam os Filhos
Saúde dos Filhos: Como o Álcool afeta os Filhos. Imagem: (Divulgação)

A saúde dos filhos também pode ser afeta pelo álcool ingerido pelos pais.

Você sabia que existe a Síndrome de Álcool Fetal (SAF)? Isso acontece no caso de mulheres que bebem durante a gravidez.

Porém você que é homem, e está lendo este artigo não acredite que não tenha responsabilidade nessa questão também.

Filhos de pais alcoólatras sofrem uma pré-disposição para terem o mesmo problema no futuro, principalmente se ele for do sexo masculino.

De acordo com a American  Journal of Stem Cells na publicação de 2016, até 75 % das crianças com SAF são filhos biológicos de pais alcoólatras.

Ou seja, o homem também pode ser responsável pelo problema com álcool de seus filhos. Além disso, de acordo com os estudiosos o fato dos pais beberem pode aumentar as chances de defeitos congênitos dos filhos.

Isso mostra como é importante que os pais deem atenção a como cuidam da saúde (3).

4-Tabagismo

O cigarro não faz bem para ninguém e em nenhum momento da vida, inclusive antes do bebê nascer, tanto o pai quanto a mãe precisam largar esse vício, para não prejudicarem a saúde e o bem-estar do bebê.

Um estudo realizado pela revista online da Academia de Oxford (Revista Internacional de Epidemiologia) dos Estados Unidos publicada em 2016, aponta que crianças com pais que fumavam até mesmo meses antes da parceira engravidar, ou mesmo antes do nascimento do bebê; possuem maiores probabilidades em desenvolverem doenças como asma.

No caso deles as chances são altas e comparação com aquelas crianças que não possuem pais ex-fumantes (4).

A saúde e qualidade de vida do pai antes da concepção do bebê também precisa de atenção, tanto quanto a saúde e hábitos de vida da mãe. Escolha ter saúde e dar a eles uma vida de maior qualidade.

Os hábitos ruins são passados de pais para filhos, assim como os bons. Então escolha ser um bom exemplo para eles.

E aquilo que ele aprender de você agora, vai passar adiante para os seus descendentes. As escolhas de hoje e a sua saúde, vão influenciar positivamente ou negativamente a saúde dos seus filhos.

Busque uma vida mais ativa e saudável, coma alimentos de verdade, fuja do sedentarismo, fuja de hábitos destrutivos, e busque formas de unir a família com amor sempre.

A saúde dos filhos é coisa séria, então cuide de você para poder cuidar deles.

Por isso, se você quer melhorar a sua saúde e a da sua família, quer mudar o seu futuro HOJE, veja abaixo o que eu preparei para você!

Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar.

Tenha acesso aos Bônus Exclusivos!!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VSG – Viva Melhor sem Glúten

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : açúcaradolescênciaalimentação de verdadeansiedadeato de amorbaixa estaturaBÔNUS EXCLUSIVOScigarrodesenvolvimento do cérebrodoenças cardiovascularesdr. juliano pimentele-bookFamília VSGfilhosgenes familiargravidezhábitoshábitos alimentaresheróihomemlivro digitaobesidadepaipais alcoólatrasprejudicando a saúdeSaúde dos Filhos

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta