close
AlimentaçãoFitness

Semente de Chia: Benefícios Para A Saúde E Emagrecimento

semente de Chia precisa fazer parte da sua alimentação. Fáceis de digerir quando preparadas adequadamente, e é um ingrediente muito versátil que se mescla facilmente às receitas.

Entre os seus benefícios estão propriedades que auxiliam o emagrecimento saudável.

É um alimento vasto em nutrientes.

Auxilia na saúde da pele, a redução dos sinais de envelhecimento, saúde cardíaca e digestiva, na construção de ossos e músculos mais fortes, entre outros benefícios.

Descubra agora como a semente de chia pode ajudar no seu emagrecimento e na saúde em geral.  

Não deixe de ler e compartilhar!

Semente de Chia e o Emagrecimento

semente de chia também se classifica entre as principais fontes de proteína vegetal; uma ótima opção para quem deseja aumentar a massa muscular, queimar a gordura e equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Possuem ação antioxidante para ajudar a substituir alguns nutrientes perdidos durante a prática de exercícios. Eles são ricos em minerais essenciais como cálcio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco, ferro e niacina.

Uma das características que tornam as sementes de chia tão únicas é que elas podem absorver até 10 vezes seu próprio peso na água; elas podem prolongar a hidratação e melhorar a absorção de nutrientes.

Elas também são ricas em zinco, e ajudam o corpo a aumentar a leptina.

A leptina é um hormônio chave que regula o apetite, como seu corpo gasta energia e regula seus níveis de energia.

Outros Benefícios

Semente De Chia são versáteis. Imagem: (Divulgação)

Alguns dos principais benefícios da semente de chia são:

  1. Pele e Envelhecimento

Pesquisadores do México descobriram que a semente de chia possuem alta concentração total de fenólicos naturais (antioxidantes); a atividade antioxidante ajuda a interromper até 70% da atividade de radicais livres. (1)

Os antioxidantes aceleram os sistemas de reparação da pele e evitam mais danos; pode prevenir o envelhecimento cutâneo prematuro devido a inflamação.

  1. Saúde digestiva

Além de tudo, ela é um alimento rico em fibras. Uma porção pode fornecer a ingestão de fibra recomendada para o dia, de acordo com a American Dietetic Association.

E por este motivo, pode ser um equilibrador de açúcar no sangue natural devido ao alto teor de fibras e gorduras saudáveis.

Sendo alta em fibras alimentares, ela beneficia a regularidade intestinal e fezes saudáveis.

O seu consumo aumenta a saciedade, pois essa semente absorve uma quantidade considerável de água e se expande imediatamente no estômago quando é ingerida. (2)

Restringe a fome e suprime o apetite, o que também pode levar à perda de peso. (3)

  1. Saúde do Coração

Ajuda a reverter a inflamação, regula o mau colesterol e diminui a pressão arterial; uma boa opção para melhorar a saúde do coração. (4)

Além disso, ao reverter o estresse oxidativo, a pessoa se torna menos propensa a desenvolver aterosclerose.

Estudos mostram a possível eficácia para alergias, angina, aprimoramento do desempenho atlético, câncer, doença cardíaca coronária (cardiopatia coronária), ataque cardíaco, distúrbios hormonais / endócrinos, hiperlipidemia, hipertensão, acidente vascular cerebral e vasodilatação.

Algumas evidências também sugerem possíveis efeitos anticoagulantes, antioxidantes e antivirais, através do consumo dessa semente. (4)

  1. Diabetes

A semente de chia é rica em ácido e ácido alfa-linolênico, que ajudam a prevenir distúrbios metabólicos.

A dislipidemia (excesso de gordura no sangue) e resistência à insulina, são dois fatores que contribuem para o desenvolvimento da diabetes. (5)

A semente de chia impede completamente o aparecimento de dislipidemia e resistência à insulina.

  1. Impulsionar o Metabolismo

O consumo de sementes de chia pode aumentar o desempenho de exercícios físicos (6)

Ao adicionar uma porção de sementes de chia por dia, você pode ajudar a aumentar o metabolismo e queimar a gordura da barriga também.

Estudos mostram que a adição dela à sua dieta também reduz o tecido adiposo visceral, um tecido “gordo” da barriga que afeta o metabolismo do corpo e é um componente da obesidade.

  1. Ossos mais fortes

Uma colher de semente de chia tem cerca de 18% da quantidade diária recomendada de cálcio. O cálcio é fundamental na saúde óssea e ajuda a manter a força e a massa dos ossos.

Ela também contém boro, que é outro nutriente essencial para a saúde óssea. O boro ajuda a metabolizar cálcio, magnésio, manganês e fósforo para um crescimento saudável de ossos e músculos.

Uma porção de chia por dia pode te ajudar de diversas maneiras, não somente na queima de gordura e perda da barriga, mas ela aumenta muito os níveis de energia e ganho de músculos, além de aumentar a saciedade.

E pensando em ajudar pessoas como você, que desejam melhorar a saúde com a alimentação, que eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação; com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos.

Clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Recomendados para você:

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acidente vascular cerebralateroscleroseaumentar a massa muscularaumentar o metabolismocálciochiadistúrbios hormonaisdistúrbios metabólicosemagreceremagrecimentoestresse oxidativohiperlipidemiainflamaçãoleptinamau colesterolobesidadeperda de pesoperder pesoqueimar a gorduraqueimar a gordura da barrigaresistência à insulinaricas em zincosaúde do coraçãosemente de chiasementesSementes de chia

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta