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Alimentação

Soja Faz Mal à Saúde? Confira 7 Malefícios

Dr Juliano Pimentel

Soja ou grãos de soja, esses nomes soam familiares? Talvez você já tenha ouvido falar, lido ou  até mesmo experimentado algum prato que contenha esses ingredientes; a soja e os seus derivados fazem parte do cardápio de muitas pessoas, seja em casa, na casa de amigos ou no restaurante mesmo, por ser um alimento que dá para diversificar o cardápio.

A soja é uma leguminosa nativa da Ásia Oriental, e é considerada um componente importante na dieta asiática (1), sendo consumida por milhares de anos. Lá é comum consumirem a soja inteira, porém, nos países ocidentais ela geralmente é consumida na forma processada e refinada como em farinha de soja, leite de soja, tofu, shoyo, proteína de soja, óleo de soja, molho de soja, e algumas pessoas usam como substituto do leite e da carne (2).

Ela também é usada em alimentos fermentados como no misso, natto, tempeh (alimentos consumidos originalmente em países Asiáticos). O que talvez você mãe, pai ou tia não saiba é que a proteína de soja também é o ingrediente principal em fórmulas infantis baseadas em soja, porém, lembre-se  de que ela precisa ser consumida cozida, pois na forma crua é venenosa.

A opinião sobre a soja divide-se entre os que incentivam o seu consumo de diversas formas devido aos benefícios para a saúde, e os que alertam para os seus malefícios à saúde.

Para ser justo, vou mostrar para vocês os dois lados da moeda, afinal para quê serve a soja e os seus derivados?

Alguns benefícios da Soja:

-A soja é uma das melhores fontes de proteína vegetal, ideal para dietas veganas, o teor da sua proteína a varia entre 36 a 56 do peso seco (3);

-Um copo de soja cozida (172 g) contém cerca de 29 gramas de proteína (45);

-Em 100 gramas de soja integral e fervida, você encontra nutrientes importantes como o Manganês, Selênio, Potássio, Cobre, Fósforo, Magnésio, Ferro, Cálcio, Vitamina B6, Folato, Riboflavina (B2), Tiamina (B1) e Vitamina K.

Agora vamos conhecer quais são os 7 malefícios da soja.

Não deixe de ler e compartilhar.

 

1. Bloqueio da absorção dos minerais

A soja é rica em ácido fítico ou fitatos, substância que bloqueia a absorção dos minerais como o Zinco e o Ferro em pequenas quantidades o Cálcio, esse bloqueio funciona em apenas uma única refeição, ou seja, não interferi nas demais refeições.

2. Inflamação e outros problemas de saúde

A soja contém ácidos graxos, que são principalmente gorduras poli-insaturadas Ômega-6, isso por que consumir muitos alimentos ricos em Ômega-6 na dieta, pode levar a inflamação e vários problemas de saúde.

3. Disfunção do estrogênio

Contém uma grande quantidade de um composto biologicamente chamado de isoflavona, que funciona como fitoestrógeno (compostos à base de plantas que podem ativar receptores de estrogênio no corpo humano (6). Elas são classificadas como diruptores endócrinos, substâncias químicas que interferem na função normal do corpo humano. As isoflavonas presentes na soja são: a genisteína, a daidzeína e a glicetina. Elas podem causar o aumento da atividade do estrogênio natural do corpo ou reduzi-lo (7) interrompendo a função normal do corpo. Os homens também possuem o estrogênio no organismo, porém, em quantidades elevadas pode ocasionar alguns problemas de saúde.

4. Câncer de mama

Estudos em animais mostram que a ivoflavona presente na soja, pode causar  câncer de mama (8,9,10). Estudos em humanos mostram que a ivoflavona de soja pode estimular a proliferação e a atividade das células nos seios. Em um estudo, 7 de 24 mulheres (29,2%) mostraram um maior número de células epiteliais de mama quando foram suplementadas com proteína de soja (11). Essa alteração pode indicar um grande risco de câncer de mama, que é o câncer mais comum nas mulheres. Mudanças biológicas nos seios e os estudos que identificam que a soja causa câncer de mama em roedores, são os de maior preocupação.

5. Problemas de tireoide

Existe a preocupação no meio médico, de que consumir produtos com alto teor de soja, possa eliminar a função da tireoide (12) em algumas pessoas e provocar o hipotireoidismo.

A tireóide é uma importante glândula que regula o crescimento e controla a taxa de energia gasta pelo corpo. Estudos indicam que as ivoflavonas encontradas na soja, podem suprimir a formação de hormônios da tireóide em animais e humanos (13, 14). Um estudo japonês feito em 37 adultos relatou sintomas relacionados com a função da tireóide suprimida, depois de comer 30 gramas de soja todos os dias durante 3 meses. O consumo regular de produtos de soja, ou suplementos de isoflavona pode levar ao hipotiroidismo em indivíduos predispostos.

6. Expor bebês à proteína de soja

Expor os nossos filhos a ivoflavona, presente na fórmula infantil à base de soja, é muito perigoso.  A soja pode causar problemas neurológicos nos bebês e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) (15,16). Sem falar que a fórmula infantil de soja, também é alta em alumínio, o que é prejudicial á saúde (17,18).

Em um estudo feito em bebês do sexo feminino, alimentadas com a fórmula de soja tinham significativamente mais tecido mamário aos 2 anos de idade do que aquelas alimentadas com o leite materno ou com uma fórmula à base de leite (19). Também existem evidências de que a fórmula de soja durante a infância pode levar a um alongamento do ciclo menstrual e um aumento nas dores durante a menstruação na idade adulta (20). Sem comparação,  o leite materno sempre será a melhor opção para o seu bebê. E no caso das mamães que não podem amamentar, fórmulas á base de leite é uma opção muito melhor do que usar a fórmula á base de soja, que só deve ser usado como último recurso.

7.Desconfortos abdominais

Como a maioria dos grãos, a soja contém fibras insolúveis, principalmente a rafinose e estaquiose, que podem causar flatulência e diarreia em indivíduos sensíveis (21,22). A rafinose e a estaquiose pertencem a uma classe de fibra chamadas FODMAPs, podem piorar a síndrome do intestino irritável (23) (IBS) um distúrbio digestivo comum, mas muito desagradável.

 

Como você pode perceber, os malefícios da soja podem ultrapassar os seus benefícios.

A minha dica é que você pesquise mais sobre o assunto e considere retirar a soja da sua alimentação de verdade.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

 

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Tags : alimentaçãodestaquedr. juliano pimentelsaúdesoja

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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