close
AlimentaçãoFitness

Stevia: Substituto Natural e Saudável do Açúcar?

Stevia é um adoçante natural que é extraído das folhas de um arbusto sul-americano conhecido cientificamente como Stevia rebaudiana. Contém zero calorias, e estudos em humanos mostram que ela não está associada à nenhum efeito adverso para a saúde.

A estévia não só é considerada segura, mas também está relacionada à alguns benefícios para a saúde.

Vários estudos mostram que o esteviosídeo, que é um dos compostos doces desse adoçante natural, pode reduzir a pressão alta em 6 a 14% (34).

Considerando tudo, se você precisa adoçar algo, ela é uma boa escolha.

Não deixe de ler e compartilhar!

Stevia

Dependendo do nível de processamento, a estévia pode ser encontrada em três formas (1,2).

Stevia Leaf Verde – Esta é a forma menos processada de stevia. É 30-40 vezes mais doce que o açúcar e também é ligeiramente amargo a gosto.

Extratos de Stevia – Seus extratos são 200 vezes mais doces que o açúcar, e comparativamente menos amargos que a stevia verde.

Stevia alterada – Esta é a forma altamente processada de stevia que contém ingredientes OGM. É 200-400 vezes mais doce que o açúcar e é frequentemente denominado como a pior forma de stevia.

Benefícios

A Stevia é um adoçante não nutritivo. Isto significa que quase não tem calorias. Se você está tentando perder peso, esse aspecto pode ser atraente.

O impacto do adoçante não nutritivo na saúde de um indivíduo pode depender da quantidade consumida, bem como da hora do dia em que é consumido.

1- Controla Diabetes

O aspecto mais elogiado da stévia para preocupações com a saúde humana é sua capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue no corpo.

Este é um substituto ideal para o açúcar normal para diabéticos ou pessoas em dietas controladas por carboidratos, porque eles podem comer alimentos doces sem ter que se preocupar com complicações diabéticas.

2- Perda de peso

Ela é muito baixa em calorias e é mais doce que o açúcar, dependendo da prevalência de certos extratos na variedade de espécies.

Isso significa que as pessoas podem comer alimentos como bolos, biscoitos e doces feitos com stevia sem se preocupar em ganhar muitas calorias do açúcares, para que não prejudiquem suas chances de sucesso de perder peso (5).

Isso também pode ajudar no controle do excesso de açúcar na dieta das crianças.

3- Regula a pressão arterial

O steviosídeo é um tipo de glicosídeo presente na Stevia que pode relaxar os vasos sanguíneos, aumentar a micção e facilitar a eliminação do sódio do corpo.

Isso significa que menos estresse é colocado no sistema cardiovascular e pode haver uma queda na pressão sanguínea, que protege a saúde do coração e previne certas condições, como aterosclerose, ataques cardíacos e derrames.

4- Previne o câncer

A rica fonte de compostos antioxidantes encontrados na estévia faz dela um complemento alimentar ideal para várias formas de prevenção do câncer, incluindo o câncer de pâncreas.

A quercetina, o kaempferol e os outros compostos glicosídeos dela ajudam a eliminar os radicais livres no organismo, impedindo-os de transformar células saudáveis em células cancerígenas.

Os antioxidantes também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, o mau funcionamento cognitivo e várias outras condições, como doenças cardíacas (6).

5- Reduz os níveis de colesterol

Estudos mostram que o consumo de Stevia reduz significativamente nos níveis de colesterol ruim, triglicérides e LDL.

Aumenta dos níveis de HDL, que é colesterol saudável e é essencial para um bom perfil lipídico.

6- Saúde Oral

A estévia foi encontrada para reduzir a formação de bactérias na boca, tornando-se um aditivo popular para pastas de dentes e enxaguante bucal.

Também previne cáries e gengivite, o que a sacarose certamente não faz (7).

7- Previne a osteoporose

A estévia, ao contrário do açúcar, ajuda a aumentar a densidade mineral óssea e a tratar a osteoporose. Um estudo mostra sua importância no aumento do metabolismo do cálcio.

Pesquisadores estão tentando descobrir maneiras diferentes que podem ser usadas para a saúde humana (8).

Valor nutricional

Possui um sabor adocicado, o que torna capaz de substituir o açúcar em uma dieta (9).

É importante ressaltar que a Stevia também tem uma contagem calórica muito baixa, empurrando-a na zona de alimentos “sem calorias”.

Atualmente, a folha de Estevia não é conhecida por ter quaisquer nutrientes presentes além dos hidratos de carbono, e os anteriormente mencionados glicósidos de estévia.

Como usar e armazenar

Você pode usar em pó ou na forma líquida diretamente como um substituto de açúcar, em vários alimentos:

  • Bebidas – café e chá
  • Laticínios – iogurtes e sorvetes
  • Produtos assados ​​- pão, bolos e sobremesas

Você também pode usá-lo na culinária de vários pratos em casa. No entanto, é importante verificar o valor antes de adicioná-lo como um substituto para o açúcar, porque é muitas vezes mais doce que o açúcar.

A Stevia crua tem uma vida útil longa quando armazenada em local fresco e seco. Enquanto a exposição à umidade pode levar ao acúmulo, ainda assim seria seguro para o consumo.

É importante usar em pequenas dosagens para evitar dores intestinais.

Efeitos colaterais da Stevia

Um estudo de 2015 relatou que os adoçantes não nutritivos, podem induzir a intolerância à glicose e distúrbios metabólicos.

As pessoas alérgicas a ervas, malmequeres, margaridas e plantas relacionadas podem apresentar sintomas de alergia.

Além disso, algumas pessoas se queixaram de inchaço, cólicas, bem como tonturas ocasionais ou dores de cabeça depois de comer a estévia.

Estes casos são raros e a Stevia continua sendo um adoçante seguro e benéfico (10).

Além disso, os diabéticos e pacientes com pressão arterial baixa são aconselhados a monitorar os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial, respectivamente, após o consumo de Stevis.

O recomendado é que você consulte o seu médico antes de consumir esse alimento, especialmente se você sofre de qualquer condição.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : adoçante naturalalimentos embaladosaterosclerosebaixa em caloriasBebidas - café e chábenefícios para a saúdecalorias do açúcarescâncer de pâncreascolesterolcontém zero caloriasControla Diabetesderramesdr. juliano pimentelEfeitos colaterais da SteviaesteviosídeoExtratos de Steviagengivitelaticíniosmetabolismo do cálcioníveis de HDLnutritivoperda de pesoPrevenir o envelhecimento precocePrevine a osteoporoseProdutos assadosquercetinaReduz os níveis de colesterolRegula a pressão arterialsacarosesaúdeSaúde OralsteviaStevia rebaudianatriglicérides

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta