close
Alimentação

Tomilho e os Seus Incríveis Benefícios Para a Saúde

Dr Juliano Pimentel

tomilho é um condimento importante para a saúde, e precisa fazer parte da sua alimentação. Ele não é apenas uma das mais populares ervas culinárias, mas tem também uma longa história de uso medicinal. 

Nos dias anteriores às leis de refrigeração e segurança alimentar, o tomilho era utilizado para conservar alimentos como a carne, e prevenir doenças transmitidas por alimentos.

Antes dos antibióticos modernos entrarem em cena, o óleo de tomilho era usado para medicar ataduras.

Nesse artigo apresentarei os benefícios do tomilho.  

Não deixe de ler e compartilhar.

Tomilho e os Benefícios

Tomilho traz vários benefícios para a saúde. Imagem: (Divulgação)

Em geral, o tomilho é excelente para apoiar o sistema imunológico e respiratório, bem como os sistema digestivo, nervoso e outros do corpo. Confira algumas das principais maneiras que esta erva pode ajudar a melhorar sua saúde.

  1. Combate a dor de garganta

O tomilho é um antibacteriano natural, podendo ser usado para tratar dores de garganta. Seu conteúdo carvacrol é uma das principais razões porque é um dos principais óleos essenciais para alívio da garganta (1).

Um estudo recente realizado pelo Departamento de Microbiologia Médica e Sanitária da Universidade Médica de Lodz na Polónia; testou a resposta do tomilho a 120 diferentes estirpes de bactérias isoladas de doentes com infecções da cavidade oral, do trato respiratório e do trato geniturinário.

Os resultados das experiências mostraram que o óleo da planta de tomilho exibiu atividade extremamente forte contra todas as estirpes clínicas. Eficaz contra estirpes resistentes a antibióticos (2).

  1. Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol

A ingestão de tomilho de forma regular, ajuda a produzir atividade anti-hipertensiva, o que a torna uma ótima escolha de ervas para quem sofre de sintomas de pressão arterial elevada.

Um estudo recente com animais descobriu que o extrato era capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca de indivíduos com pressão arterial elevada.

O consumo de tomilho também reduz os níveis de colesterol, triglicérides e LDL, enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL (3).

Em vez de exagerar no sal, tente adicionar mais ervas benéficas como o tomilho para as suas refeições diárias.

  1. Previne intoxicação alimentar

Tomilho tem a capacidade não só de evitar a contaminação dos alimentos, mas também para descontaminar alimentos previamente contaminados.

Em vários estudos publicados em Food Microbiology, os pesquisadores descobriram que o óleo essencial da erva foi capaz de descontaminar a alface inoculada com Shigella, um organismo infeccioso que causa diarreia e pode levar a grandes danos intestinais.

Lavar produtos em uma solução contendo apenas 1% do óleo diminuiu o número de bactérias Shigella abaixo do ponto de detecção (4).

Ao adicioná-lo à sua próxima refeição, você pode realmente diminuir sua probabilidade de uma doença transmitida por alimentos.

Experimente adicionar tomilho fresco à sua salada caseira seguinte para fazer aqueles verdes crus ainda mais saudáveis ​​e mais seguros para consumir.

  1. Aumenta o seu humor

O carvacrol encontrado nesta erva medicinal tem sido estudado e mostrou ter alguns efeitos positivos no humor.

Pesquisas publicadas em 2013 mostraram que quando o carvacrol foi administrado por sete dias consecutivos a animais, foi capaz de aumentar os níveis de dopamina e serotonina no córtex pré-frontal e no hipocampo.

Dopamina e serotonina são dois neurotransmissores-chave quando se trata de seu humor.

Os dados deste estudo sugerem que o carvacrol é uma molécula cerebral-ativa que claramente influenciam a atividade cerebral através da modulação de neurotransmissores.

Se o tomilho é regularmente ingerido em baixas concentrações, este estudo sugere que pode melhorar sentimentos de bem-estar (5).

  1. Pode combater o câncer

As propriedades nesta erva foram mostradas para lutar contra tumores e câncer.

Mais especificamente, o carvacrol é um componente principal que exibe propriedades antitumorais, tornando esta planta benéfica um potencial alimento contra o câncer.

Um estudo recente fora da China e publicado em Anti-Câncer Drugs, descobriram que carvacrol inibiu a proliferação e migração de câncer de cólon.

Globalmente, a pesquisa mostra que carvacrol tem potencial terapêutico para a prevenção e tratamento de câncer de cólon (6).

  1. Melhora a bronquite

Tomilho tem sido usado durante séculos para o tratamento de tosse e bronquite. Um estudo realizado pela Prática para Medicina Interna e Pneumologia na Alemanha usou um tratamento oral que era uma combinação de tomilho e hera.

O grupo tratado com esta combinação teve uma redução de 50% em acessos de tosse que foi conseguido dois dias mais cedo do que o grupo placebo.

Além disso, o grupo tratado com esta combinação não teve mais eventos adversos do que o grupo placebo e nenhum evento adverso grave (7).

Mais pesquisas confirmam isso e sugere esta erva faz um remédio eficaz bronquite natural também (8).

Como usar o tomilho?

Esta erva é facilmente e prontamente disponível tanto fresco e seco durante todo o ano. Tomilho fresco é mais saboroso, mas também é menos conveniente. Se você comprá-lo fresco, ele pode durar uma semana ou duas na geladeira.

O tomilho seco deve ser armazenado em um local fresco e escuro e idealmente usado dentro de seis meses.

A versão seca pode ser substituída para o tipo fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de folhas secas é equivalente a uma colher de sopa de tomilho fresco picado.

Esta erva pode ser consumida em uma variedade de maneiras.

O mais comum é como uma erva fresca ou seca em qualquer criação culinária. Para fins medicinais, ele pode ser comprado na forma de um chá, suplemento ou óleo essencial.

Quando se trata de usá-lo em sua cozinha e vida diária, tomilho seco ou fresco faz uma adição tão saudável e saborosa ao frango, peixe, carne, cordeiro, legumes (especialmente berinjela, cenoura e abobrinha), sopas e molhos.

As opções são realmente infinitas.

Se você gosta do gosto, você pode adicioná-lo a praticamente qualquer prato.

E aproveite para incluir na sua alimentação outros produtos naturais e de verdade que vão ajudar o seu organismo a prevenir doenças e a manter a sua boa saúde, agora e no futuro. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoantibacterianobenefícios do tomilhobronquitecâncer de cólondestaquedr. juliano pimentelinfecçõespressão arterial elevadasaúdeserotoninasistema imunológicotomilho

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta