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Alimentação

Vitaminas – Qual é a Importância para o seu Corpo

É importante obter as vitaminas e minerais através de uma dieta rica em nutrientes, mas muitas pessoas ainda sofrem com pelo menos um tipo de deficiência nutricional, se não mais.

Existem 13 vitaminas principais que todas as pessoas precisam consumir para manter a saúde, prevenir doenças e manter a qualidade de vida equilibrada.

Acredita-se que cerca de 30% de todas as pessoas sejam deficientes em uma ou mais vitaminas e minerais; e para muitas mulheres o risco só aumenta com a idade.

Muitas pessoas dão preferência para os alimentos industrializados, e excluem aqueles que realmente podem ajudar do corpo de dentro para fora.

Nesse artigo vou trazer qual é a importância das vitaminas para a sua saúde.
Não deixe de ler e compartilhar!

Vitaminas

Vitaminas e a Saúde. Imagem: (Divulgação)

Saiba agora a importância das vitaminas e como você pode obtê-las.

Confira:

1- Vitaminas antioxidantes (vitaminas A, C e E)

Esses antioxidantes lipossolúveis combatem os danos dos radicais livres; que são a causa subjacente do envelhecimento e de muitas doenças que afetam o coração, os olhos, a pele e o cérebro.

A vitamina C não só melhora a imunidade contra resfriados, infecções e outras doenças, mas também é importante para proteger a visão e pele de danos causados ​​pela luz UV e a poluição ambiental.

Certifique-se de consumir uma abundância de alimentos com vitamina C.

A vitamina A e E funcionam de maneiras semelhantes para proteger células saudáveis, ​​e interromper as mutações celulares, além de possuírem outros benefícios.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional do Olho, mostram que uma dieta baixa nessas vitaminas, é um importante fator de risco para a degeneração macular relacionada à idade, e o aparecimento de catarata em mulheres em idade avançada.

Tanto a vitamina A como a E, também são conhecidas por ajudar a proteger a pele dos sinais de envelhecimento e câncer de pele.

Alguns dos benefícios da vitamina E incluem manter o bom funcionamento de muitos órgãos, equilíbrio hormona, atividades enzimáticas, processos neurológicos.

Ele ajuda a tratar e prevenir doenças do coração e dos vasos sanguíneos; tais como dores no peito, pressão arterial elevada e artérias bloqueadas ou endurecidas.
A vitamina E é encontrada em alimentos vegetais, amêndoas, semente de girassol, avelã, nozes, kiwi, ovo, tomate, entre outros.

2- Vitamina D

A vitamina D pode ser obtida de certos alimentos como ovos; leite de amêndoas, cogumelo shiitake; óleo de fígado de bacalhau; laranja, fígado de galinha e bovino; mas obtemos a maioria esmagadora da vitamina D através da exposição ao sol.

Ela é importante para a saúde óssea, funções cerebrais, prevenção de distúrbios de humor incluindo a prevenção da depressão, equilíbrio hormonal, uma vez que atua de forma muito semelhante a um hormônio, entre outros benefícios (2).

3- Vitamina K

A vitamina K é importante para a construção e manutenção de ossos fortes, coagulação sanguínea e prevenção de doenças cardíacas.

Ela ajuda a prevenir o risco de mortalidade cardiovascular.

Antibióticos por um longo período de tempo, problemas intestinais como IBS ou doença inflamatória intestinal, ou medicamentos para reduzir o mau colesterol; podem causar a deficiência dessa vitamina.

Existem dois tipos principais de vitamina K, que nós adquirimos através da alimentação. A vitamina K1 é encontrada em vegetais, enquanto a vitamina K2 é encontrada em alimentos como: carne de boi, aves, ovos, manteiga e fígado de frango (2).

A melhor maneira de prevenir a deficiência de vitamina K é comer abundância de vegetais diferentes, incluindo vegetais de folhas verdes, brócolis, repolho, peixe e ovos.

3- Vitaminas B, incluindo Folato

As vitaminas B, incluindo vitamina B12 e folato, são importantes para o metabolismo, evitando a fadiga e aumentando as funções cognitivas.

Eles ajudam com os processos celulares, o crescimento e o gasto de energia celular; essas vitaminas trabalham com outros nutrientes como o ferro na produção de glóbulos vermelhos, e ajudam a transformar as calorias que você come em combustível utilizável.

Ele pode ser encontrado em: samão, sardinha, truta, fígado de galinha, carne de boi, cavala, arenque, carne de cordeiro, kefir e derivados, entre outros.

Folato (que se chama ácido fólico quando é criado sinteticamente) é fundamental para uma gravidez saudável, desenvolvimento de fetos e prevenção de defeitos congênitos, uma vez que ajuda a construir o cérebro e a medula espinhal do bebê.

É por isso que a deficiência de folato é extremamente perigosa para as mulheres grávidas.

A vitamina B1, que também é referida como tiamina, é uma coenzima usada pelo organismo
para metabolizar alimentos para energia e para manter a função cardíaca e nervosa adequada.

A tiamina é usada para digerir e extrair energia dos alimentos que você come, transformando
os nutrientes em energia para o seu corpo.

Sem níveis elevados de tiamina, as moléculas encontradas em carboidratos e proteínas (na forma de aminoácidos de cadeia ramificada), não podem ser utilizadas corretamente pelo organismo para desempenhar várias funções importantes.

Você pode obter muitas vitaminas B a partir de produtos de origem animal, como ovos, peixe e carne.

Pessoas em idade avançada, com anemia, veganos e vegetarianos devem conversar com o médico para se certificar de opções alimentares para a vitaminas B, pois correm o maior risco de deficiência.

Alimentos especialmente elevados em folato incluem espinafre e folhas verdes, aspargos, frutas cítricas e melão, por exemplo.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.