close
AlimentaçãoDores

Vitaminas que Previnem e Aliviam a Depressão

A depressão, é um curto-circuito emocional não reparado, e pode devastar sua saúde. Mas cama, existem vitaminas que previnem e aliviam de depressão de forma natural.

Muitos casos de depressão não são diagnosticados, e mais, poucos pacientes recebem tratamento adequado quando diagnosticados.

O hábito de atividades físicas, diminuição do estresse, alimentação saudável e também o controle das vitaminas no corpo são de grande ajuda para tratar o problema.

Não deixe de ler e compartilhar!

Vitaminas que Previnem a depressão

Os médicos ainda não entendem completamente as causas da depressão. Vários fatores podem contribuir, incluindo:

Diferenças cerebrais físicas –  pessoas com depressão podem ter alterações físicas em seus cérebros.

  • Desequilíbrios químicos –  as funções do cérebro são cuidadosamente controladas por um delicado equilíbrio de substâncias químicas e neurotransmissores. Se esses produtos químicos mudarem, você pode desenvolver sintomas de depressão.
  • Alterações hormonais – alterações nos hormônios podem causar sintomas de depressão. Hormônios podem mudar devido a problemas de tireoide, menopausa ou outra condição.
  • Problemas pessoais – a perda de um ente querido, o fim de um trabalho ou um relacionamento, estresse financeiro ou trauma podem desencadear a depressão.
  • Genes – Se um parente próximo foi diagnosticado com depressão, você pode ter uma predisposição genética para o desenvolvimento de depressão também.

Em mais de 75% dos casos de depressão, há também um diagnóstico de transtorno de ansiedade, e os transtornos de pânico também estão presentes com frequência (1).

Depressão muitas vezes se manifesta com sintomas como longos períodos de tristeza ou falta de entusiasmo pela vida, mesmo em interesses anteriores.

Alguns dos sintomas mais tangíveis são distúrbios do sono, alterações no apetite, perda de autoestima, exaustão, perda de peso excessiva, pensamento autodestrutivo ou suicídio.

Existem também os alimentos que aumentam a depressão, como:

Vitaminas

Vitaminas que Previnem a Depressão: Verduras de folhas verdes. Imagem: (Divulgação)

As vitaminas que previnem a depressão e ajudam a aliviar os sintomas:

1-Vitamina B6

Vitaminas do complexo B são importantes para a saúde do cérebro. 

Elas atuam na produção de certos neurotransmissores, que são importantes na regulação do humor e de outras funções cerebrais. A deficiência de ácido fólico tem sido notada entre pessoas com depressão.

vitamina B6, ou piridoxina, é o cofator de enzimas que convertem o L-triptofano em serotonina, portanto a deficiência de vitamina B6 pode resultar em depressão.

Ajudam a produzir e controlar os produtos químicos que influenciam o humor e outras funções cerebrais. 

Elas podem ajudar a evitar os sintomas da depressão.

Entre as fontes dessa vitamina estão:

  • Fígado bovino
  • Frango
  • Carne bovina
  • Grão-de-bico
  • Semente de gergelim
  • Ervilha
  • Tomate
  • Semente de girassol

1- Vitamina B12

E há algumas evidências de que pessoas com depressão respondem melhor ao tratamento, com níveis mais altos de vitamina B12.

Contribui para o metabolismo celular, ela também é responsável pela regulação de vários processos corporais.

É uma das vitaminas essenciais na produção de serotonina, o químico cerebral responsável pela regulação do humor, e por isso, melhora os sintomas de depressão.

Por exemplo, um estudo de 2005 descobriu que uma combinação de vitamina B12 e ácido fólico (outro tipo de vitamina B) reduz os sintomas de depressão (3).

Entre as fontes alimentares estão:

  • Truta
  • Atum
  • Ovo
  • Mariscos
  • Kefir e os seus derivados
  • Cavala
  • Sardinha
  • Alguns tipos de algas
  • Carne de cordeiro

Embora a suplementação de B12 possa ajudar a diminuir os efeitos da depressão, ainda é recomendável que você consulte um profissional de saúde para ajudá-lo a lidar com os sintomas (2).

2- Ácido Fólico

Umas das vitaminas que previnem a depressão é ácido fólico.

Os baixos níveis de ácido fólico (a forma sintética de folato) são um perigo para a saúde.

Numerosos estudos apontam a relação que há entre as pessoas que sofrem com depressão e de deficiência da vitamina B9, também conhecida como ácido fólico (4).

Segundo várias pesquisas, os baixos níveis dessa vitamina podem provocar uma diminuição na produção de serotonina, que é crucial para prevenir a depressão.

Esse nutriente ajuda a combater os estados de melancolia e tristeza, os quais podem derivar em transtornos mais graves se não forem tratados da maneira adequada.

Cerca de 500 microgramas de ácido fólico, por exemplo, têm sido associado à melhoria da eficácia de outros medicamentos antidepressivos.

Para aumentar os níveis de folato consuma diariamente alimentos ricos nessa vitamina. Estes incluem feijões, lentilhas, cereais fortificados, verduras de folhas verdes escuras como o espinafre, aspargo, frutas cítricas, sementes de girassol e abacates.

3- Vitamina D

A inclusão de alimentos ricos em vitamina D e minerais essenciais, como cálcio, ferro e zinco, também ajudam a aliviar os sintomas da depressão.

Níveis adequados da vitamina e a exposição correta ao sol, ajudam o corpo a absorver cálcio, o que mantém os ossos fortes.

Ela também pode proteger contra o câncer, a pressão alta e outras doenças.

De acordo com estudos científicos, pessoas com depressão tendem a ter baixos níveis de vitamina D, por isso, aumentar seus níveis de vitamina pode aliviar os sintomas da doença (5).

Algumas fontes dessa vitamina são: óleo de fígado de bacalhau, ostras, cogumelo shiitake, sardinha e ovos.

4-Vitamina C

Uma das incríveis vitaminas que previnem a depressão, é a vitamina C.

A inflamação gastrointestinal, doenças autoimunes, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas, diabetes tipo 2 e câncer podem provocar a depressão (6).

Ela pode ser uma manifestação neuropsiquiátrica de uma síndrome inflamatória crônica.

A principal causa de inflamação pode ser uma disfunção no eixo intestino-cérebro.

Por ser uma vitamina antioxidante, reduz a inflamação do corpo (7).

Ela ajuda a diminuir citocinas pró-inflamatórias e proteína C-reativa, dois marcadores inflamatórios.

Reduz os níveis de estresse nos níveis físico e psicológico (8).

O tratamento adequado pode oferecer alívio para a maioria das pessoas que sofrem desta condição.

A ingestão de alimentos ricos em vitaminas ajuda a lidar com a doença de forma mais saudável. 

A consulta médica é crucial para avaliar os níveis de vitaminas no corpo, e ajustar as deficiências junto ao tratamento.

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e em prevenir doenças como a depressão, eu convido você a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus,

Dr Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : ácido fólicoalimentos que aumentam a depressãoalterações hormonaisatividades físicascausas da depressãoComida de Fast fooddepressãoDesequilíbrios químicosdr. juliano pimentelFolatoGenesL-triptofanopensamento autodestrutivoperda de autoestimaprevenir a depressãosaúde do cérebroserotoninasíndrome inflamatória crônicasintomas da depressãosuicídiovitamina antioxidantevitamina B12Vitamina B6Vitamina B9vitamina Cvitamina dvitaminas do complexo Bvitaminas queVitaminas que Previnem

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta