close
Alimentação

Wasabi e os Seus Incríveis Benefícios para a Saúde

Se você já comeu sushi, provavelmente está familiarizado com uma pasta verde e ardida conhecida como Wasabi, que normalmente adorna os pratos de sashimi e de sushi.

É o gosto de mostarda misturado com a sensação picante do wasabi que muitos aguardam ao comer o sushi, e devido à sua popularidade, agora se tornou um favorito entre outros alimentos, como as ervilhas e pipocas de Wasabi.

Além do seu sabor marcante e irreverente, ele também traz uma série de benefícios para a saúde, desde melhorar a disposição intestinal até o tratamento de doenças transmitidas por alimentos, podendo até mesmo combater células cancerígenas.

Neste artigo explicarei os principais benefícios do Wasabi para a saúde, e para o bom funcionamento de seu organismo.

Não deixe de ler e compartilhar!

Wasabi e os Benefícios

A pasta do wasabi é feita a partir da raiz da planta wasabia japonica, que é semelhante ao gengibre fresco. A raíz faz parte da família Cruciferae, que é parente de plantas como couve, couve-flor, brócolis, rábano e mostarda.

Na verdade, é bastante comum ver o rábano europeu como seu substituto em muitos pratos culinários.

Além do seu uso culinário, os cientistas começaram a investigar as propriedades medicinais do wasabi; onde este alimento pode ser utilizado para aliviar os sintomas de uma série de distúrbios, incluindo alergias, asma, câncer, inflamação e doenças neurodegenerativas.

Confira a seguir os benefícios mais importantes para a saúde, que este acompanhamento japonês tão popular fornece: 

1 – Mata bactérias

Estudos mostram que esse alimento fornece um grande benefício, quando se trata de proteção contra algumas bactérias.

Um estudo realizado no Laboratório de Tecnologia de Células Plásticas da Universidade de Chiba no Japão, observou que o uso de wasabi em batatas tornou-as mais resistentes à doenças e bactérias. (1)

Outro estudo publicado no Journal of Applied Microbiology, mostra o mesmo quando aplicado aos tomates, tornando-os também mais resistentes à doenças.

O uso de wasabi mata bactérias ruins que prejudicam o funcionamento do nosso organismo, e deixa o sistema imunológico mais resistente.  (2)

2 – Previne a deterioração dentária

Devido à sua capacidade de eliminar as bactérias, o wasabi é um agente antimicrobiano natural frequentemente utilizado com peixes crus. Isto é principalmente devido aos vapores de isotiocianato que o wasabi produz.

Estes vapores ajudam a deter o desenvolvimento de fermento, mofo e bactérias.

Curiosamente, também pode ajudar a prevenir a cárie dentária, destruindo as bactérias que podem causar isso e diminuindo o avanço de alguma cárie já existente. (3)

3 –  Mata células cancerígenas

Ele contém poderosos fitonutrientes (ou fitoquímicos) chamados isotiocianatos.

Os isotiocianatos são fitonutrientes que contêm enxofre com fortes efeitos anticancerígenos. Eles ocorrem naturalmente como em vegetais cruciferantes, como o wasabi.

Quando os vegetais crus são mastigados, as células da planta são quebradas e uma enzima chamada mirosinase converte-se em isotiocianatos.

Seus efeitos anticancerígenos ocorrem à medida que neutralizam os carcinogênicos.

Estudos demonstraram que os isotiocianatos podem ajudar a prevenir câncer de pulmão e câncer de esôfago, além de ajudar a reduzir o risco de outros tipos de câncer, incluindo o câncer gastrointestinal. (4).

Isso significa que você pode adicionar o wasabi à lista de alimentos que ajudam a combater o câncer.

4 – Reduz a dor por inflamação

Os compostos desse alimento também podem ajudar os cientistas a desenvolver um novo tratamento contra a dor.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia em São Francisco, estudaram isotiocianatos no wasabi que desencadeiam uma reação nos receptores TRP, que são responsáveis ​​pelo envio de um sinal de dor no cérebro, nas células nervosas, na língua e boca.

Um cientista criou camundongos que não possuíam um tipo de receptor de TRP, e descobriu que os ratinhos não reagiam a compostos que continham isotiocianatos.

Além disso, a evidência mostra que o receptor é o responsável pela inflamação, o que significa que os isotiocianatos podem ter bloqueado esse receptor que, por sua vez, poderia resultar em um analgésico bem útil. (5)

5 – Melhora a saúde

Essa raiz possui características que podem suprimir bactérias encontradas no intestino, como inflamação gástrica e, possivelmente, câncer de estômago.

Também é possível que possa prevenir a intoxicação alimentar, que é uma das razões pelas quais é servido com peixe cru.

As ervilhas de Wasabi também são uma ótima opção para o tratamento intestinal, pois auxiliam a remover substâncias tóxicas de seu corpo, ajudando a eliminar a possibilidade de desenvolver complicações de diverticulite.

A desintoxicação acontece porque as ervilhas são alimentos ricos em fibras, e essa fibra é necessária para ajudar a empurrar as fezes para frente e expulsá-las.

Sem as fibras para adicionar volume às fezes, o cólon tem que trabalhar mais do que o normal, e a pressão disso pode fazer com que as bolsas se formem em pontos fracos ao longo do cólon, criando desconforto e potencialmente contribuindo para a Síndrome do Intestino Permeável.

6 – É rico em antioxidantes

A pasta de wasabi também oferece benefícios muito bons a pele, pois é rica em antioxidantes, e desta forma ajuda a proteger as células de danos, já que ele é também antibacteriano.

Quando um alimento tem propriedades antibacterianas e antioxidantes, acaba ajudando a evitar o surgimento de novas acnes no rosto, uma vez que contribui para a desintoxicação das células.

7 – Ajuda na perda de peso

A raiz forte também é uma ótima aliada a perda de peso, isso porque ela é rica em ômega-3, ômega-6 e proteínas.

Além disso, essa raiz também traz a sensação de saciedade, controlando a vontade de comer.

Mas atenção! É bom consumir com certa cautela, já que a pasta dessa raiz tem um gosto muito picante; ela possui ação diurética e em alguns casos ao ser consumida em excesso, pode prejudicar os rins.

Valor nutricional

Um copo de raíz de wasabi nativa contém aproximadamente: (6)

– 142 calorias

– 30,6 gramas de carboidratos

– 6,2 gramas de proteína

– 0,8 gramas de gordura

– Fibra de 10,1 gramas

– 54,5 miligramas de vitamina C

– 0,5 miligramas de manganês

– 89,7 miligramas de magnésio

– 738 miligramas de potássio

– 0,4 miligramas de vitamina B6

– 166 miligramas de cálcio

– 2,1 miligramas de zinco

– 0,2 miligramas de tiamina

– 104 miligramas de fósforo

– 0,2 miligramas de cobre

– 0,1 miligramsa de riboflavina

– 1,3 miligramas de ferro

– 23,4 microgramas de folato

Você pode fazer o uso da pasta dessa raiz para temperar saladas, ou mesmo ao degustar o seu sushi favorito.

Que tal experimentar o wasabi com um delicioso e nutritivo Sushi Vegano e low carb de couve-flor?

O importante é saborear cada um dos benefícios desse alimento de gosto peculiar!

E para ajudar você que se preocupa com uma alimentação saudável e low carb, eu convido a adquirir o e-book da minha esposa, Carol Pimentel.

O livro digital contém mais de 70 receitas deliciosas e low carb, desenvolvido para quem deseja ter uma alimentação extremamente saudável focada em eliminar o sobrepeso, evitar problemas de saúde e reverter os danos causados pela má alimentação passada.

Neste livro você vai aprender as melhores receitas de doces e salgados, sem medo de engordar.

Receitas simples e fáceis de preparar, e o melhor de tudo: Super acessíveis!

Clique na imagem abaixo e adquira agora o seu livro digital.

GOSTOSURAS LOW CARB

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:

Você pode Gostar

Tags : Ajuda na perda de pesoantioxidantesbenefícios do Wasabicélulas cancerígenasdoençasdoenças neurodegenerativasdr. juliano pimentelfibrafitonutrientesGostosuras Low Carbinflamaçãointoxicação alimentarMata bactériasperder pesoprevenir a cárie dentáriaPrevine a deterioração dentáriaPropriedades antibacterianasproteínaproteínasrica em ômega-3sashimisistema imunológicosushi veganosushi vegano Low carbVitamina B6wasabi

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta