Selecione a página

Alimentos para limpar artérias

Alimentos para limpar artérias

Se você recebeu o diagnóstico de aterosclerose e precisa de alimentos para limpar artérias, neste artigo você terá tudo que precisa.

A aterosclerose é o acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias. Esse acúmulo é chamado de placa. 

A arteriosclerose ocorre quando os vasos sanguíneos que transportam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo (artérias) tornam-se espessos e rígidos – às vezes restringindo o fluxo sanguíneo para os órgãos e tecidos. 

Artérias saudáveis ​​são flexíveis e elásticas. Mas com o tempo, as paredes das artérias podem endurecer, uma condição comumente chamada de endurecimento das artérias.

A placa pode causar o estreitamento das artérias, bloqueando o fluxo sanguíneo. A placa também pode estourar, levando a um coágulo de sangue.

Quais são os alimentos para limpar artérias

Alimentos para limpar as artérias

1- Abacates

Em vez de maionese em seu hambúrguer ou sanduíche, troque por um pouco de abacate.Estudos demonstraram que o consumo diário de abacate resulta em melhor colesterol no sangue. O colesterol HDL é o colesterol que ajuda a manter as artérias livres de obstruções.

2 – Romã

Esta divertida fruta contém fitoquímicos que atuam como antioxidantes para proteger o revestimento das artérias contra danos. O suco de romã estimula a produção de óxido nítrico pelo corpo, o que ajuda a manter o sangue fluindo e as artérias abertas!

3 – Brócolis

Quer você ame ou odeie, o brócolis é rico em vitamina K, o que ajuda a evitar que o cálcio danifique as artérias. Também é rico em fibras, o que pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol.

4 – Cúrcuma

Esta especiaria é um poderoso anti-inflamatório. Ele trabalha para diminuir a inflamação, que é uma das principais causas de arteriosclerose – o endurecimento das artérias. Adicionar açafrão à sua dieta pode reduzir os danos às paredes arteriais, diminuindo as chances de um coágulo sanguíneo.

5 – Caqui

Os caquis são carregados com antioxidantes e polifenóis, que trabalham para diminuir o LDL e os triglicerídeos. Eles também são uma ótima fonte de fibras, o que ajuda a regular a pressão sanguínea e a manter as artérias limpas.

6 – Canela

Esta deliciosa especiaria pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol enquanto elimina a placa e evita o acúmulo. A canela está cheia de antioxidantes que melhoram a saúde cardiovascular, protegendo o sangue da oxidação. Polvilhe um pouco no café, na torrada ou em qualquer outro alimento para apimentar um pouco e colher os benefícios!

7 – Chá Verde

O chá verde contém altos níveis de catequinas, que dificultam a absorção do colesterol durante a digestão. Beber uma ou duas xícaras por dia pode ajudar a melhorar os níveis de lipídios no sangue e reduzir o bloqueio arterial. O chá verde também dá ao seu metabolismo um impulso natural, o que pode ajudar na perda de peso e apoiar a saúde cardiovascular.

Embora a aterosclerose seja frequentemente considerada um problema cardíaco, ela pode afetar as artérias em qualquer parte do corpo. Importante lembrar que a aterosclerose pode ser tratada. Hábitos de estilo de vida saudáveis ​​podem ajudar a prevenir a aterosclerose.

A dica de ouro é: Mude seus hábitos!

Segundo Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo necessário para que nós consigamos criar um novo hábito! 

Se você quer ter minha ajuda por 21 dias para criar um novo hábito e parar de comer doces, conheça o D21!

Abraços e fique com Deus,

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Fale com nosso consultor!