Alimentos que Causam Inflamação: Saiba Quais São
Os alimentos que causam inflamação podem estar ai na sua casa e você nem percebeu.
A inflamação é a maneira natural do seu corpo de se proteger quando você está ferido ou doente. Ela ajuda o organismo a se defender de invasores e estimular a cura.
Por outro lado, inflamação crônica pode ser muito prejudicial a saúde. Afinal, ela pode aumentar o risco de doenças como diabetes, doenças cardíacas, obesidade e muitos outros (1).
Curiosamente, os alimentos que você come pode ter um efeito importante sobre a inflamação no corpo.
Neste artigo você vai conferir uma lista de 6 alimentos que causam inflamação, e que influenciam no seu peso.
Leia até o final e compartilhe no grupo da família.
Alimentos que Causam Inflamação
1 – Açúcar e xarope de milho de alta frutose
Um dos alimentos que causam inflamação é o açúcar. O açúcar de mesa (sacarose) e o xarope de milho rico em frutose são os dois principais tipos de açúcares adicionados na dieta.
O açúcar é 50% de glicose e 50% de frutose, enquanto o xarope de milho rico em frutose é cerca de 55% de frutose e 45% de glicose. Saiba mais sobre como o açúcar age no seu organismo.
Uma das razões pelas quais os açúcares são prejudiciais a saúde é que eles aumentam as inflamações que desenvolver doenças no organismo (4).
Além disso, os açúcares também fornecem quantidades excessivas de frutose. Enquanto as pequenas quantidades de frutose em frutas e legumes são saudáveis, receber grandes quantidades de açúcares adicionados à dieta é uma má ideia.
Por isso, comer muita frutose aumenta as chances de obesidade, resistência à insulina, diabetes, doença hepática gordurosa, câncer e doença renal crônica (9).
A frutose causa inflamação dentro das células endoteliais (16). Por isso opte por adoçantes naturais e alternativas para substituir o açúcar, como o xylitol e a canela.
2 – Gorduras trans artificiais
As gorduras trans artificiais ou as gorduras insalubres, por exemplo, estão na lista dos alimentos que causam inflamação.
Afinal, elas são criadas pela adição de hidrogênio para as gorduras insaturadas, a fim de dar-lhes a estabilidade de uma gordura mais sólida.
Nas listas de ingredientes nos rótulos dos alimentos as gorduras trans aparecem como óleos “parcialmente hidrogenados”
A maioria das margarinas contém gorduras trans, e muitas vezes são adicionados aos alimentos processados, a fim de estender a vida útil.
Ao contrário das gorduras trans naturais encontradas nos produtos lácteos e na carne, por exemplo, as gorduras trans artificiais causam inflamação e aumentam o risco de doenças (21).
Além de diminuir o colesterol HDL benéfico, as gorduras trans artificiais prejudicam a função das células endoteliais que revestem as artérias (26).
Elas também aumentam os níveis de marcadores inflamatórios como a interleucina 6 (IL-6), o fator de necrose tumoral (TNF) e a proteína C reativa (PCR).
Por fim, estudos em homens saudáveis e homens com colesterol elevado mostraram aumentos semelhantes em marcadores inflamatórios em resposta a gorduras trans.
3 – Óleos Vegetais
Consumir óleos vegetais não é saudável. Ao contrário do azeite virgem e do óleo de coco, os óleos vegetais são frequentemente extraídos de alimentos usando solventes como o hexano, um componente da gasolina.
Os óleos vegetais feitos dessa forma incluem milho, cártamo, girassol, óleo de canola, óleo de amendoim, gergelim e por fim, óleo de soja.
Devido à estrutura dos ácidos gordos poliinsaturados nestes óleos, eles são muito propensos a danos por oxidação.
Por isso, prefira óleos saudáveis, gordura de porco e alimentos ricos em ômega-3, como peixes, a fim de melhorar a nossa relação ômega-6 e ômega-3 (33).
4 – Carboidratos Refinados
Comer carboidratos refinados como as farinhas refinadas pode causar inflamação e evoluir para doenças (34).
Um dos grandes problemas é que esse tipo de carboidrato tem a maioria da sua fibra removida.
A fibra promove saciedade, melhora o controle de açúcar no sangue e alimenta as bactérias benéficas em seu intestino. Ou seja, é uma forma de cuidar da saúde e prevenir a obesidade.
Além disso, carboidratos refinados aumentam o crescimento de bactérias intestinais inflamatórias.
Por fim, eles possuem um maior índice glicêmico do que os carboidratos não processados.
5 – Álcool
O consumo moderado de álcool pode fornecer alguns benefícios. No entanto, o excesso pode levar a problemas graves.
Pessoas que bebem frequentemente desenvolvem problemas com bactérias que se deslocam do cólon para dentro do corpo e pode conduzir inflamação generalizada que leva a danos nos órgãos (40).
6 – Carne processada
O consumo de carne processada está associado aos riscos de doenças cardíacas, diabetes, câncer de estômago e câncer de cólon, por exemplo (42).
Por isso, está na lista dos alimentos que causam inflamação.
Tipos comuns de carne processada incluem salsichas, presunto, salame, peito de peru, hambúrguer industrializado, entre outros.
A carne processada contém produtos de glicação mais avançados do que a maioria das outras carnes. Eles são conhecidos por causar alterações inflamatórias que causam doenças (45).
De todas as doenças ligadas ao consumo de carne processada, a associação do câncer de cólon é a mais forte (47).
A inflamação pode ocorrer em resposta a muitos gatilhos.
Alguns destes você não consegue controlar, como a poluição, ferimento ou doença. No entanto, você tem muito mais controle sobre os alimentos e bebidas que você escolhe para comer e beber. Opte por uma alimentação mais natural. Inclusive com bebidas desintoxicantes.
Para permanecer o mais saudável possível, evite totalmente o consumo de alimentos que causam inflamação e doenças como a obesidade e o câncer.
Pois se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.
Agora que você já sabe o que inflama seu corpo evite colocar esses alimentos na sua casa. Faça compra de alimentos de verdade e que vão contribuir para sua saúde.
Aliás, gravei um vídeo com uma lista de alimentos que desinflamam seu corpo. Assista e coloque em pratica!
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.
🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube