Selecione a página

Alimentos que Mais Viciam e Prejudicam o Emagrecimento

Alimentos que Mais Viciam e Prejudicam o Emagrecimento

Os alimentos que mais viciam o organismo, prejudicam a perda de peso saudável e causam diversos problemas de saúde. A vontade de comer pizza, lanches de fast food, chocolate ou se afundar em um pote de sorvete, domina o seu dia? A questão não diz respeito a uma preferência alimentar, ela vai além disso.

Alimentos ricos em açúcar e gordura tem um poder controlador no cérebro e ativam o centro de recompensa, que é a mesma área ligada a vícios (1).

Neste artigo, irei explicar quais são os alimentos mais viciantes que você não sabe.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos Que Mais Viciam

Segundo uma pesquisa da Universidade de Michigan, assim como acontece com as drogas de abuso, como álcool, nicotina e cocaína.

Esses alimentos altamente processados tendem a desencadear respostas biológicas que são semelhantes aos dos comportamentos viciantes; principalmente por estarem relacionados aos altos níveis de recompensa.

Geralmente os alimentos que mais viciam já vem prontos, modificados quimicamente, e possuem mais apelo ao paladar, alguns deles aparecem na lista dos alimentos preferidos dos brasileiros.

Confira quais são (2):

1 – Pizza

Você não consegue comer somente um pedaço de pizza.

Trata-se de um alimento rico em conservantes, aditivos e ingredientes que acionam o centro de prazer do cérebro.

E assim enzimas digestivas começam a ser produzidas, e o carboidrato refinado começa a ser transformado em açúcar no organismo. Ela ainda é rica em glúten.

Enquanto o corpo trabalha para digerir a gordura do queijo e dos embutidos da pizza, o nível de triglicérides aumenta significativamente.

Pizza é um dos alimentos que mais viciam.

2 – Chocolate

O chocolate vicia devido à presença da teobromina, uma substância presente neste doce que estimula a produção do neurotransmissor serotonina; que proporciona uma sensação de prazer e bem-estar.

A tendência é sempre aumentar a quantidade.

O problema é que por ser um alimento muito calórico, rico em gordura hidrogenada e rico em açúcares, pode acabar causando ganho excessivo de peso e até obesidade.

Há ainda problemas indiretos, como um aumento no risco de desenvolver diabetes, e problemas cardíacos.

Para evitar a obesidade, prefira os chocolates com o maior teor de cacau (mínimo 70%).

3 – Sorvete

O sorvete sempre deixa um gostinho de quero mais.

Isso porque ao ingeri-lo, o cérebro realmente deseja mais, da mesma forma que acontece com uma pessoa que se torna usuária de cocaína.

O alto teor de gordura e de açúcar nos alimentos ajudam a mudar a forma como o cérebro responde e, por sua vez, modifica o sistema de recompensa mental (3).

4 – Batata Frita

Muito saborosa, mas considerada um veneno para o corpo. Tanto as batatas pré-fritas congeladas quanto as do tipo chips são ricas em gorduras que prejudicam a saúde.

Dependendo da marca, uma xícara de batata palha, por exemplo, pode ter 20 gramas de gorduras totais, o que representa mais de 35% do valor diário de referência de consumo, em uma dieta de 2.000 calorias.

O sódio é outro ingrediente muito presente nas receitas de batatas industrializadas, e que faz mal em excesso.

5 – Refrigerante

Refrigerante contém um alto teor de açúcar, e componentes que enfraquecem os órgãos e seu funcionamento. Sendo assim, refrigerante faz mal à saúde.  

O consumo dessa bebida está ligado a danos metabólicos, doenças cardíacas, ganho de peso e outros problemas de saúde.

A cafeína usada nos refrigerantes pode ajudar a viciar os consumidores, assim como o açúcar (4).

Em apenas uma hora após a ingestão, o refrigerante consegue alterar a pressão arterial e levar embora nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Além disso, ajuda o corpo a acumular gordura.

6 – Bolo

Bolos, principalmente os recheados, estão na lista dos sabores mais irresistíveis.

Mas é um alimento que vicia devido ao alto teor de açúcar, farinha branca e outros ingredientes, como chocolate.

É muito fácil comer grandes quantidades de bolo sem perceber, pois eles são fáceis de mastigar. O problema é que é o alimento é uma bomba calórica e pode causar obesidade.

7 – Macarrão

É um dos pratos preferidos e mais saborosos já conhecidos.

O problema é que ele é feito de farinha branca, rico em carboidratos que liberam muita insulina. Sendo assim, o macarrão pode causar diabetes, problemas no fígado e obesidade (5).

8 – Pão Branco

Assim como os bolos e macarrão é feito de farinha branca, e é considerado um dos alimentos que mais viciam, além de serem digeridos muito rápido pelo organismo.

Com isso, o corpo não tem tempo de se sentir saciado. Resultado: come-se além do necessário e, consequentemente, ganha-se gordura corporal (6).

9 – Queijo

A explicação para o queijo ser um alimento viciante pode estar na substância encontrada no queijo chamada caseína, que libera opiáceos chamados casomorfinas.

Isso provoca um pico de açúcar no sangue. E, no auge, isso promove uma onda de prazer no cérebro mas, com a queda, o organismo requer uma outra “dose” do alimento.

O problema é que os alimentos mais viciantes são também os que mais sentimos falta durante a busca por uma alimentação de verdade quando nosso organismo já está viciado.

Por isso, guarde a lista acima e evite o consumo desses alimentos que não geram benefícios para o funcionamento do organismo.

Como você pode perceber, alimentos ricos em açúcar e farinha refinada, gorduras prejudiciais, alimentos industrializados, processados e embutidos, são os alimentos que mais viciam, prejudicam a saúde e engordam. Eles te mantém doente, com aquela sensação de barriga estufada e inchada.

 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *