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Você já parou para pensar quais são as transformações que você quer para a sua vida em 2018? É normal todo ano fazer a famosa listinha de resoluções. É esse balanço do que fazemos versos o que queremos fazer, que nos move.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association), 1/3 das resoluções de ano novo duram somente enquanto a empolgação das festas de final de ano ainda não passaram.

Segundo informações da Isma-BR, 33% das pessoas desanimam das promessas que fazem logo na primeira semana do novo ano; 46% delas acabam com as promessas no primeiro mês, e somente 21% das pessoas conseguem cumprir suas metas durante o ano.

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2018 e as Resoluções 

 

2018: Coloque as resoluções no papel. Imagem: (Divulgação)

O motivo do fracasso começa ao traçar as metas para o novo ano. As pessoas traçam metas longe da sua realidade ou sem objetividade.

Como qualquer projeto da sua vida, ele precisa ter dia para começar e data para entrega dele com êxito. Quando traçar a meta, pense no que é real e não no que você quer.

Por exemplo: quero emagrecer 30 kg em 15 dias. Isso é o que gostaria, mas pode não ser a sua realidade, dependendo da sua alimentação e estilo de vida.

Outro problema envolve a quantidade de metas impostas. Quanto mais projetos colocar na sua lista, mais complicado fica cumprir. Por isso, foque em 3 objetivos no máximo por vez.

Isso pode ajudar a evitar a ansiedade para cumpri-los.

Como traça objetivos claros para 2018?

Não adianta colocar na sua lista de resoluções que quer ser feliz ou que quer emagrecer e só.

É necessário colocar quantos quilos está disposto a perder, o que te traz felicidade, os métodos para alcançar esses objetivos; para saber atrás de qual objetivo está correndo.

perda de peso é a resolução de ano novo que mais apareceu na pesquisa feita pela Isma-BR.

Cerca de 59% dos entrevistados mencionaram a perda de peso, como meta para o novo ano. Depois da perda de peso; o desejo que mais apareceu na pesquisa foi parar de fumar (56%), praticar atividade física regularmente (53%) e controlar gastos (48%).

Não tem nada de errado com as metas acima, o problema é que as pessoas querem concretizar cada uma delas em tempo recorde.

Ao mencionar o emagrecimento, por exemplo; determine a meta de emagrecimento de aproximadamente 1 kg por semana com alimentação saudável, aliada a atividade física regular.

Sobre a prática de mais atividades físicas, coloque na lista de metas a frequência semanal e o tempo de cada treino.

Para ter resultados é recomendo que pratique ao menos 3 vezes por semana, ao menos por 1 hora ao dia. Você pode buscar mais incentivo e orientação, em aplicativos voltados para o emagrecimento.

Para parar de fumar procure orientação médica.

Mas se romper com o vício de uma vez for muito complicado, comece diminuindo o consumo do cigarro, buscando alternativas saudáveis para controlar o estresse e a ansiedade; como a yoga, medicação e a dança.

Assim dá tempo do seu corpo ir se acostumando com o baixo consumo da nicotina.

Peso ideal x Plano de ação

 

2018: Mantenha as metas em local visível. Imagem: (Divulgação)

Uma das metas para 2018 é o famoso peso ideal.

Comece apostando em hábitos alimentares mais saudáveis. Colocar no prato aquilo que te faz feliz nem sempre é sinônimo de alimentação saudável, pelo contrário.

A comida que traz nutrientes para o corpo não é aquela que chama a atenção nas prateleiras.

Para chegar ao peso ideal priorize os alimentos frescos, vindos da terra, sem processamento ou açúcar refinado.

Inclua na alimentação as frutas, sementes, verduras, carnes e legumes.

O problema das metas é quando elas aparecem sem o plano de ação.

Quando pensar em suas conquistas, também pense em como fará isso.

Se a meta for conquistar um novo emprego, além de impor datas para que isso aconteça; coloque as ações que vai fazer com que esse emprego novo apareça.

Por exemplo: enviar currículos duas vezes na semana, fazer cursos profissionalizantes, criar um relacionamento com mais pessoas que possam te indicar para essa vaga nova, inovar no trabalho atual para quem sabe criar oportunidades de promoção e assim por diante.

Coloque tudo no papel, escreva a data de inicio e da data final desse compromisso, firmado com você. Também escreva o plano de ação. Ele precisa estar em um local visível.

Faça um balanço periodicamente

Como qualquer coisa na nossa vida, o plano de ação pode sofrer alterações devido aos imprevistos.

Aprenda com os obstáculos e desacertos, mude a sua postura diante das dificuldades e vai perceber que elas são menores do que aparentem. Use os obstáculos como combustível para você alcançar as suas metas.

E se um dos seus objetivos envolve ter mais saúde, disposição, qualidade de vida, prevenir doenças e como consequência emagrecer, se alimentando melhor, esse é o momento!
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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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