close
ArtigosÓLEOS ESSENCIAIS

5 Melhores Óleos Essenciais Para queimadura de sol

Queimadura de sol arde, forma bolhas, o descamamento da pele e pode ser muito dolorosa. Existem vários produtos para prevenir e também para aliviar as queimaduras solares e, de todos, os óleos essenciais funcionam melhor na pele danificada pelo sol.

Quando há uma queimadura de sol na pele, é preciso hidratar. É preciso refrescar essa área e manter o mais úmida possível. Para isso é fundamental beber bastante água e usar um produto super hidratante na região. 

O uso de óleos essenciais para queimadura de sol é uma ótima opção, afinal, consegue manter a pele besuntada e flexível por mais tempo. E o melhor é que os óleos são terapêuticos ajudam a melhorar a qualidade da pele, pois contêm anti- inflamatória  anti-séptico, anti-fúngico e propriedades antibacterianas (1). 

Estes 5 óleos essenciais hidratam a pele queimada de sol e fazem com que pareça saudável e brilhante. 

Lista dos melhores óleos essenciais para queimadura de sol

Os óleos essenciais mais eficazes para queimaduras solares incluem lavanda, sândalo, incenso, hortelã-pimenta e óleo essencial de eucalipto (2). 

Óleo essencial de lavanda

As propriedades antifúngicas, antibacterianas e carminativas do óleo essencial de lavanda são extremamente úteis na cura de queimadura de sol e no tratamento de outros problemas de pele. 

Este óleo essencial para alívio de queimaduras solares deve ser obtido de um local confiável e não deve conter nenhum aditivo, pois os componentes sintéticos podem piorar as queimaduras solares.

Como usar – Misture uma gota de óleo essencial de lavanda no gel de aloe vera e aplique a mistura na área afetada da pele. Isso dará um alívio imediato das queimadura de sol. 

Além disso, se a queimadura solar se espalhar por uma grande área da pele, tudo o que você precisa fazer é misturar um punhado de aveia e 7-8 gotas de óleo de lavanda em uma banheira de água morna. Mexa delicadamente o banho com a mão e mergulhe nele.

 

As propriedades calmantes do banho aliviarão efetivamente o desconforto causado pelas queimaduras solares.

Óleo essencial de sândalo

O óleo essencial de sândalo contém propriedades de resfriamento e pode ser usado para acalmar a inflamação das queimaduras solares, acalmar bem como, resfriar as queimaduras, livrar-se de bronzeados irregulares e remover os germes que podem causar infecção. 

Como usar  – Misture 1-2 gotas de óleo essencial de sândalo, 1 gota de óleo essencial de açafrão (uma vez que possui boas propriedades anti-sépticas) e aproximadamente 30 gramas de óleo de coco juntos. Por fim, aplique a mistura suavemente na pele afetada para alívio imediato.

Óleo Essencial de Incenso para queimadura de sol

Para queimadura de sol, use óleo essencial de incenso terapêutico que  foi testado quanto à pureza. A pele queimada pelo sol é dolorosa  ao toque e o uso de óleo essencial de incenso ajuda a nutrir a pele danificada pelo sol e recupera o brilho original (3). 

Esta é a solução ideal para aliviar a dor após queimaduras solares. Afinal, o óleo essencial de incenso faz maravilhas na pele seca e danificada pelo sol, pois ajuda a rejuvenescê-la, hidratando e fornecendo a umidade necessária.  

Como usar  – O óleo essencial de incenso é um poderoso tônico para a pele, misture 1-2 gotas do óleo ao gel de aloe vera e aplique-o suavemente na área afetada da pele.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Óleo essencial de hortelã-pimenta também é conhecido como um agente de resfriamento natural e o mentol contido nele ajuda a entorpecer a dor causada por queimadura de sol. 

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a hidratar e esfriar a  pele queimada pelo sol imediatamente (4). Este óleo essencial é extremamente potente, por isso, deve sempre ser usado em forma diluída.

Como usar – Misture 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e 1-2 colheres de chá de gel de aloe vera. Aplique a pasta suavemente sobre a pele danificada pelo sol para acalmar as queimaduras.

Óleo Essencial de Eucalipto para queimadura de sol

O óleo essencial de eucalipto ajuda a aliviar rapidamente as queimaduras solares. Afinal, este óleo tem propriedades anti-inflamatórias e para aliviar a dor  propriedades que aliviam queimadura de sol, em nenhum momento. 

Sua aplicação na pele queimadura de sol entorpece a dor, proporcionando efeito calmante com sua bondade mentolada. Suas propriedades antibacterianas também protegem a pele sensível e queimada pelo sol contra infecções. 

Como usar  – Basta adicionar 2-3 gotas de óleo de eucalipto e 1 colher de chá de gel de aloe vera puro a um copo de água e despeje a mistura em uma garrafa limpa. Pulverize na área afetada antes de ir para a cama. 

Agite a solução corretamente antes de usá-la. A outra maneira de usá-lo é embeber uma toalha em água contendo 4-5 gotas de óleo de eucalipto e esfregar suavemente a área afetada com a toalha para alívio imediato.

Atenção!

O uso de óleos essenciais para tratar queimaduras solares é uma maneira eficaz e confiável. A pele danificada pelo sol se torna extremamente sensível, portanto, leva um tempo próprio para curar, pois tratar queimaduras solares com óleos essenciais é um processo natural de cura.

Por isso, insistir em mais aplicação de óleos essenciais, sobre a pele queimada, pode agravar a situação.  Você também deve conversar com seu médico antes de usar óleos essenciais para tratar queimadura de sol. 

Por fim, mas não menos importante esteja atenta à procedência dos óleos que você utiliza! Pois, os óleos essenciais de qualidade podem até ser ingeridos. Eu indico a compra de óleos essenciais com @myessenciallife.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos industrializadosansiedadecuidados com a peledepressãodestaquediabetesdr. juliano pimentelemagrecimentometabolismoobesidadeóleo de cocoóleo essencialóleos essenciaispelequeimaduraqueimadura de solqueimadura solarreceitassaúdevitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta