close
ArtigosÓLEOS ESSENCIAIS

5 Melhores Óleos Essenciais Para queimadura de sol

Queimadura de sol pode ser muito dolorosa. Felizmente, existem vários remédios disponíveis para aliviar as queimaduras solares e, de todos, os óleos essenciais funcionam melhor na pele danificada pelo sol.

O uso de óleos essenciais para queimadura de sol ajuda a tratá-los naturalmente, mantendo a pele impecável, brilhante e flexível. Terapêutico óleos essenciais ajudam a melhorar a qualidade da pele, pois contêm anti- inflamatória  anti-séptico, anti-fúngico e propriedades antibacterianas (1). 

Na tentativa de obter alívio rapidamente de queimadura de sol, as pessoas não hesitam em usar cosméticos, como cremes, pomadas e loções, além de passar por certos procedimentos médicos e químicos, mas estes podem ter muitos efeitos colaterais. 

Portanto, uma das curas naturais e mais seguras é usar óleos essenciais para queimaduras solares. Como muitos desses óleos contêm propriedades de refrigeração, eles oferecem alívio imediato das queimaduras solares. Estes óleos essenciais hidratam a pele e fazem com que pareça saudável e brilhante. 

Lista dos melhores óleos essenciais para queimadura de sol

Os óleos essenciais são a arma secreta  para o alívio de queimadura de sol (2). Os óleos essenciais mais eficazes para queimaduras solares incluem lavanda, sândalo, incenso, hortelã-pimenta e óleo essencial de eucalipto. 

Óleo essencial de lavanda

As propriedades antifúngicas, antibacterianas e carminativas do óleo essencial de lavanda são extremamente úteis na cura de queimadura de sol e no tratamento de outros problemas de pele. 

Este óleo essencial para alívio de queimaduras solares deve ser obtido de um local confiável e não deve conter nenhum aditivo, pois os componentes sintéticos podem piorar as queimaduras solares.

Como usar – Misture uma gota de óleo essencial de lavanda no gel de aloe vera e aplique a mistura na área afetada da pele. Isso dará um alívio imediato das queimadura de sol. 

Além disso, se a queimadura solar se espalhar por uma grande área da pele, tudo o que você precisa fazer é misturar um punhado de aveia e 7-8 gotas de óleo de lavanda em uma banheira de água morna. Mexa delicadamente o banho com a mão e mergulhe nele.

 

As propriedades calmantes do banho aliviarão efetivamente o desconforto causado pelas queimaduras solares.

Óleo essencial de sândalo

O óleo essencial de sândalo contém propriedades de resfriamento e pode ser usado para acalmar a inflamação das queimaduras solares, acalmar bem como, resfriar as queimaduras, livrar-se de bronzeados irregulares e remover os germes que podem causar infecção. 

Como usar  – Misture 1-2 gotas de óleo essencial de sândalo, 1 gota de óleo essencial de açafrão (uma vez que possui boas propriedades anti-sépticas) e aproximadamente 30 gramas de óleo de coco juntos. Por fim, aplique a mistura suavemente na pele afetada para alívio imediato.

Óleo Essencial de Incenso para queimadura de sol

Para queimadura de sol, use óleo essencial de incenso terapêutico que  foi testado quanto à pureza. A pele queimada pelo sol é dolorosa  ao toque e o uso de óleo essencial de incenso ajuda a nutrir a pele danificada pelo sol e recupera o brilho original (3). 

Esta é a solução ideal para aliviar a dor após queimaduras solares. Afinal, o óleo essencial de incenso faz maravilhas na pele seca e danificada pelo sol, pois ajuda a rejuvenescê-la, hidratando e fornecendo a umidade necessária.  

Como usar  – O óleo essencial de incenso é um poderoso tônico para a pele, misture 1-2 gotas do óleo ao gel de aloe vera e aplique-o suavemente na área afetada da pele.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Óleo essencial de hortelã-pimenta também é conhecido como um agente de resfriamento natural e o mentol contido nele ajuda a entorpecer a dor causada por queimadura de sol. 

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a hidratar e esfriar a  pele queimada pelo sol imediatamente (4). Este óleo essencial é extremamente potente, por isso, deve sempre ser usado em forma diluída.

Como usar – Misture 1-2 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta e 1-2 colheres de chá de gel de aloe vera. Aplique a pasta suavemente sobre a pele danificada pelo sol para acalmar as queimaduras.

Óleo Essencial de Eucalipto para queimadura de sol

O óleo essencial de eucalipto ajuda a aliviar rapidamente as queimaduras solares. Afinal, este óleo tem propriedades anti-inflamatórias e para aliviar a dor  propriedades que aliviam queimadura de sol, em nenhum momento. 

Sua aplicação na pele queimadura de sol entorpece a dor, proporcionando efeito calmante com sua bondade mentolada. Suas propriedades antibacterianas também protegem a pele sensível e queimada pelo sol contra infecções. 

Como usar  – Basta adicionar 2-3 gotas de óleo de eucalipto e 1 colher de chá de gel de aloe vera puro a um copo de água e despeje a mistura em uma garrafa limpa. Pulverize na área afetada antes de ir para a cama. 

Agite a solução corretamente antes de usá-la. A outra maneira de usá-lo é embeber uma toalha em água contendo 4-5 gotas de óleo de eucalipto e esfregar suavemente a área afetada com a toalha para alívio imediato.

Atenção!

O uso de óleos essenciais para tratar queimaduras solares é uma maneira eficaz e confiável. A pele danificada pelo sol se torna extremamente sensível, portanto, leva um tempo próprio para curar, pois tratar queimaduras solares com óleos essenciais é um processo natural de cura.

Por isso, insistir em mais aplicação de óleos essenciais, sobre a pele queimada, pode agravar a situação.  Você também deve conversar com seu médico antes de usar óleos essenciais para tratar queimadura de sol. 

Por fim, mas não menos importante esteja atenta à procedência dos óleos que você utiliza! Pois, os óleos essenciais de qualidade podem até ser ingeridos. Eu indico a compra de óleos essenciais com @myessenciallife.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos industrializadosansiedadecuidados com a peledepressãodestaquediabetesdr. juliano pimentelemagrecimentometabolismoobesidadeóleo de cocoóleo essencialóleos essenciaispelequeimaduraqueimadura de solqueimadura solarreceitassaúdevitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta