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7 chás para aumentar o foco e clareza mental

Não deixe sua memória te atrasar. Pegue uma xícara de qualquer um desses chás para aumentar o foco e revitalizar sua mente.

Diante de telas o dia todo e as preocupações de casa e trabalho que circulam pelos dois ambientes, muitas pessoas se encontram com dificuldades de ter clareza mental para fazer melhores escolhas diariamente.

Talvez seu desejo seja perder alguns quilos, ou praticar uma atividade física, talvez até mudar de trabalho. E se eu te perguntar o que você precisa fazer para que esse sonho se torne realidade é bem provável que você saiba o que precisa ser feito.

Vamos considerar o exemplo do emagrecimento. Você sabe que para emagrecer é necessário fazer melhores escolhas alimentares, evitar industrializados, açúcares e apostar em uma alimentação anti inflamatória. 

E se você já sabe o que precisa ser feito, por que não coloca em prática?

A resposta para essa pergunta pode ser: “não sei!”

De fato, é difícil saber porque mesmo sabendo o que precisa ser feito você não se move para fazê-lo. 

A seguir você vai conhecer ervas que vão te ajudar a ter mais clareza mental.

Esses chás vão resolver sua vida? Não, é óbvio.

Porém, fazer esses chás será um compromisso com você mesma de busca por iniciativa para fazer o necessário. 

Melhores chás para aumentar o foco e clareza mental

Melhores chás para aumentar o foco | Juliano Pimentel
Melhores chás para aumentar o foco.

Muitos tipos de chá, ervas e especiarias têm propriedades estimulantes e esclarecedoras que podem ajudar a melhorar a função cognitiva e dar um impulso ao seu cérebro. 

Se você está passando a noite inteira se preparando para um exame ou apenas quer uma xícara de algo que ajudará a melhorar sua clareza mental e foco, esses chás são uma alternativa saudável ao café, bebidas energéticas e outras bebidas com cafeína.

1. Matchá

Matchá é produzido a partir de folhas de chá verde cultivadas à sombra moídas em pedra em um pó fino. 

Por ser tão concentrado, o matchá é mais rico em cafeína do que a maioria dos outros tipos de chá, por exemplo, contendo quase tanta cafeína quanto o café por xícara. Por isso, é um dos melhores chás para aumentar o foco.

Além disso, Matchá também é muito rico em l-teanina, um composto único que reduz o estresse e produz um estado de calma e foco (1). Juntos, a cafeína e a l-teanina presentes no matchá melhoram a função cognitiva e a clareza. Por isso, o matchá é um chá ideal para aumentar a capacidade cerebral.

Leia também: Saiba como preparar Matchá para aproveitar seus benefícios.

2. Erva Mate

A erva mate não precisa ser consumida apenas na cuia como chimarrão. Isso porque, você pode usar a erva para aumentar a clareza mental da maneira que prepara outros chás de ervas.

A cafeína presente no mate tem um efeito ligeiramente diferente do que outros tipos de cafeína, resultando em um efeito energizante sustentado sem a alta e a queda associada ao café ou outras bebidas cafeínadas. Por isso, o mate é usado para o foco, a clareza e o estado de alerta.

3. Chá de Hortelã

A hortelã é uma erva medicinal comumente consumida sozinha como um estimulante chá de ervas ou adicionada a uma variedade de misturas aromatizadas. Por isso, é uma das ervas mais usadas em chás para aumentar o foco.

Estudos mostraram que a hortelã melhora a memória e o estado de alerta, o que a torna um ótimo chá para quando você precisa estar no seu jogo mental, por exemplo. 

As infusões de ervas à base de hortelã não contém cafeína, o que pode ser uma vantagem se você quiser reduzir a ingestão de cafeína. Além disso, a hortelã-pimenta está presente em uma variedade de misturas de chá com cafeína, para quando você procura um impulso extra.

4. Chá de Gengibre

O gengibre é outro ingrediente benéfico em muitas misturas de chá, conferindo um sabor picante e levemente adocicado aos chás de ervas e com cafeína. Foi demonstrado que o gengibre ajuda a aumentar a atenção e a função cognitiva (2). 

O gengibre também tem muitos outros benefícios para a saúde, incluindo reduzir a inflamação, aliviar a dor e facilitar a digestão. 

Além de ser um dos chás para aumentar o foco, o gengibre contém propriedades antibacterianas e antimicrobianas que podem ajudar a prevenir doenças comuns como resfriados e dores de garganta.

5. Chá de cúrcuma

Como o gengibre, a cúrcuma é um tempero potente que foi celebrado por suas propriedades medicinais e saudáveis. A cúrcuma demonstrou melhorar a memória e a função cognitiva, e pode até ser um componente útil do tratamento para pessoas com Alzheimer (3). A cúrcuma confere uma cor laranja-dourada brilhante e um tempero sutil a qualquer chá incluído.

6. Chá verde

O chá verde verdadeiro é feito da planta camélia Sinensis. Assim como o matcha, o chá verde contém uma combinação potente de cafeína e l-teanina, que aumenta sua capacidade cerebral e induz um estado de calma e foco. 

Além disso, o chá verde contém quantidades especialmente altas de uma catequina conhecida como EGCG, responsável por fazer o chá verde ser um dos chás para aumentar o foco e beneficiar o aprendizado e a memória.

7. Chá Preto

Se você precisa de um impulso extra de cafeína, mas está tentando evitar o café, o chá preto é uma opção popular. O chá preto contém cerca de metade da quantidade de cafeína do café, tornando-o uma ótima opção se você precisar de um pequeno impulso.

Os chás pretos vêm em uma variedade de misturas populares, incluindo Irish Breakfast, Earl Grey e Masala Chai. Como outros tipos de chá, o chá preto também contém l-teanina e tem uma série de outros benefícios para a saúde, além de seu efeito estimulante e energizante.

Faça uso desses chás para aumentar o foco e se perceber que precisa ajustar também sua saúde mental, sugiro começar pela leitura do livro. 

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Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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