Selecione a página

Açúcar vicia! O risco está na sua mesa

Açúcar vicia! O risco está na sua mesa

Eu poderia simplesmente dizer que sim, açúcar vicia, pare comer açúcar! Mas, eu também sei que isso não é o suficiente.

Quando você clicou aqui para saber se, de fato, açúcar vicia o que você quer é uma resposta, um caminho, uma solução para a sua dificuldade de reduzir ou parar de consumir o açúcar. 

Então, vamos ao que interessa. Primeiramente quero que você entenda o que significa esse nível de açúcar. Depois vou listar algumas dicas de como você dominar o vício por açúcar!

Por que o açúcar vicia?

Açúcar vicia | Juliano Pimentel

Açúcar vicia, você precisa de ajuda.

Comer açúcar libera opióides e dopamina em nossos corpos. Esta é a ligação entre o açúcar adicionado e o comportamento viciante.

A dopamina é um neurotransmissor que é uma parte chave do “circuito de recompensas” associado ao comportamento viciante (1). 

Quando um determinado comportamento causa uma liberação excessiva de dopamina, por exemplo, você sente um prazer “alto” que está inclinado a experimentar novamente e, assim, repete o comportamento.

À medida que você repete esse comportamento cada vez mais, seu cérebro se ajusta para liberar menos dopamina. Ou seja, a única maneira de sentir o mesmo “alto” de antes é repetir o comportamento em quantidades e frequências crescentes. 

Açúcar ativa os receptores opiáceos em nosso cérebro e afeta o centro de recompensa, o que leva ao comportamento compulsivo, apesar das consequências negativas como ganho de peso, dores de cabeça e desequilíbrios hormonais, por exemplo (2). 

Sendo assim, toda vez que comemos doces, estamos reforçando essas neurovias, fazendo com que o cérebro se torne cada vez mais programado para desejar açúcar, criando uma tolerância como qualquer outra droga.

O açúcar vicia, você precisa se livrar dele.

Aqui estão as principais maneiras de reduzir os desejos de açúcar. Você precisa obter mais fibra, mais proteína, mais gordura saudável e consumir alimentos azedos. 

1. Obtenha mais proteína em sua dieta

A proteína realmente ajudará a equilibrar o açúcar no sangue e isso realmente ajuda a reduzir os desejos de açúcar. Essa é realmente a maior razão lá. 

Alguns dos melhores  alimentos proteicos disponíveis para ajudar a acabar com o vício em açúcar incluem:

  • Carne de gado alimentado com capim, lentilhas, peixes selvagens como salmão, cavala, atum. Além disso, você deve apostar em frango, feijões, kefir e ovos caipiras.

2. Consuma mais gorduras saudáveis

Seu corpo pode queimar açúcar para obter energia ou gordura para obter energia. Se você parar de consumir tanto açúcar, comece a consumir mais gordura. Apenas certifique-se de que são gorduras saudáveis, do tipo comum na dieta mediterrânea.

Seu corpo se tornará um queimador de gordura, por exemplo, o que também ajudará na perda de peso, mas na verdade ajudará a acabar com o vício em açúcar. A melhor gordura para isso é na verdade o coco ou o óleo de coco.

3. Obtenha mais fibra

A fibra ajuda você a ficar saciado por mais tempo. Além disso, também suporta a desintoxicação e pode reduzir os sintomas de candidíase em seu corpo. Candida é uma das principais causas de desejos de açúcar. Você quer apontar para 35-40 gramas de fibra por dia. Comece a consumir mais alimentos ricos em fibras, especialmente vegetais, nozes e sementes, como sementes de chia e linhaça.

Outras boas fontes de fibra incluem:

  • Abacates, peras, bagas, coco, figos, alcachofras, ervilhas, quiabo, abóbora, couves, nabos e quinoa, por exemplo.

Além disso, também é importante comer uma dieta rica em fibras porque a fibra é mais do que apenas um regulador. 

A fibra dietética também pode ajudar nas seguintes condições:

aterosclerose, câncer, colite, constipação, doença de Crohn e diabetes, por exemplo. 

4. Consuma mais alimentos ácidos ou ricos em probióticos

Coisas como iogurte probiótico e kefir são, de fato, azedas por causa das boas bactérias encontradas neles. Eles combatem e reduzem a candidíase em seu corpo, e é por isso que você reduz os desejos de açúcar.

Então, novamente, consumir alimentos ricos em probióticos, como kefir, vegetais fermentados como chucrute e kimchi, e também alimentos ácidos como vinagre de maçã é fantástico. 

Além disso, usar vinagre de maçã em uma salada ou vinagre de maçã e suco de limão em sua água ao longo do dia pode diminuir seus desejos de açúcar.

Mais alimentos probióticos incluem:

  • Kombuchá, kefir de coco, Missô, Tempeh, azeitonas curadas em salmoura ePicles de pepino salgados, por exemplo. 

5 – Melhores alternativas de açúcar

Outra maneira de reduzir seus desejos de açúcar e se recuperar de um vício em açúcar é usar alternativas saudáveis ​​​​de açúcar. Experimente estes substitutos do açúcar.

1 – Mel cru

Uma colher de sopa de mel cru, por exemplo, tem 64 calorias e tem menos impacto na carga glicêmica do que uma única banana. É importante notar que estes são os benefícios do mel cru. Uma vez que o mel é pasteurizado, ele perde muitos dos benefícios para a saúde que o mel cru traz para a mesa.

2 – Tâmaras

As tâmaras são carregadas com potássio, cobre, ferro, bem como, manganês, magnésio e vitamina B6. Da tamareira, são facilmente digeridas e ajudam a metabolizar proteínas, gorduras e carboidratos. Evidências mostram que as tâmaras podem ajudar a reduzir o colesterol LDL no sangue e podem reduzir o risco de acidente vascular cerebral.

3 – Açúcar de coco

Agora, mais e mais pessoas estão usando o açúcar de coco como seu adoçante natural por causa de sua baixa carga glicêmica e rico conteúdo mineral.

Todas essas estratégias são excelentes para você se tornar uma pessoa mais saudável para se livrar desse ciclo de açúcar.

Dos dias 04 a 07 de julho, farei um evento ao vivo e gratuito contando exatamente o que a Carol, minha esposa, fez para solucionar todos esses problemas.

>> Para participar desse evento gratuito, toque aqui, e inscreva-se. 

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

🔴 Curta também as redes sociais! 📷Instagram / 👍Facebook / 🎥 YouTube

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!