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Açúcar X sal: o que é pior para a saúde do seu coração?

Você sempre ouviu dizer que sal é péssimo para a saúde do seu coração, afinal excesso de sal aumenta a pressão arterial.

E de fato isso é verdade. O que muita gente não sabe, porém, é que o açúcar prejudica os níveis de pressão e o coração igualmente ou até mais do que o sal. 

É exatamente isso que você vai entender neste artigo.

Por que açúcar e sal são ruins para a saúde do seu coração?

Sal X açúcar para a saúde do seu coração | Juliano Pimentel
Sal X açúcar para a saúde do seu coração

O jornal online Open Heart publicou um artigo onde mostra que o açúcar, na verdade, é pior do que o sal para aumentar os níveis de pressão arterial e o risco de doenças cardíacas. (1)

Este mesmo artigo sugere ainda que as pessoas precisam se concentrar mais na redução dos níveis de consumo de açúcar do que na ingestão de sal. Aliás, afirmam que a redução dos níveis de sal pode, em certas circunstâncias, fazer mais mal do que bem.

Fato é que, para melhorar a saúde do coração, os níveis de sal e açúcar precisam ser controlados.

Há uma série de estudos que mostram que o consumo excessivo de açúcar pode aumentar o risco de morrer de doença cardíaca, mesmo se você não estiver acima do peso (2).

Isso acontece porque o excesso de açúcar causa inflamação das paredes arteriais. Ou seja, uma inflamação crônica consistente dos vasos sanguíneos que pode levar a doenças cardíacas e derrames.

Enquanto isso, o sal é essencial para manter os fluidos corporais equilibrados na concentração certa, mas em excesso pode aumentar o volume de fluidos corporais. Isso, por sua vez, aumenta sua pressão arterial, o que pode causar problemas de saúde cardíaca ainda mais sérios, como derrame ou doenças cardíacas.

Como manter a saúde do seu coração?

Para manter a saúde do seu coração é fundamental controlar os níveis de açúcar que você consome e a qualidade do sal presente em sua alimentação.

A qualidade do sal

É preciso deixar claro que o cloreto de sódio é o que realmente prejudica a saúde do seu coração. O sal integral tem uma série de minerais e benefícios para seu corpo, já o cloreto de sódio, o refinado branco, esse sim retém líquido e altera a pressão. O sal integral como o sal rosa, por exemplo, ele até baixa a pressão.

Sabendo disso, precisamos entender então que a qualidade do “sal”que você consome é o que realmente faz diferença em sua saúde. 

“Sal” refere-se ao composto químico cristalino cloreto de sódio, enquanto “sódio” se refere ao mineral de sódio da dieta.

  • O sal integral é encontrado nos alimentos, naturalmente ou fabricado em alimentos processados.
  • O cloreto de sódio é aquele branco fininho geralmente adicionado à comida quando usamos o saleiro.

O melhor sal que você pode consumir é o sal cinza, em seguida o sal rosa. Uma dica é sempre comprar o sal grosso. Quanto mais grosso o sal melhor, então você tritura em casa. 

A quantidade de açúcar

Diferentemente do sódio, o açúcar precisa ser diminuído ao máximo, principalmente o adicionado. Quanto aos carboidratos esses sim, precisam ser de mais qualidade. 

O excesso de açúcar adicionado tem muitos efeitos negativos para a saúde.

Embora consumir pequenas quantidades de vez em quando seja perfeitamente saudável, você deve tentar reduzir o açúcar sempre que possível.

Felizmente, o simples fato de se concentrar em comer alimentos inteiros não processados diminui automaticamente a quantidade de açúcar em sua dieta.

Aqui estão algumas dicas sobre como reduzir a ingestão de açúcares adicionados :

  • Troque refrigerantes, bebidas energéticas, sucos e chás adoçados por água ou com gás sem açúcar.
  • Beba seu café e chá puro.
  • Consumir frutas inteiras em vez de sucos de frutas adoçados com açúcar.
  • Substitua os doces por uma mistura caseira de frutas, nozes e algumas gotas de chocolate amargo.
  • Use azeite e vinagre no lugar de molhos de salada doces como mostarda com mel.
  • Troque seu cereal matinal por aveia em flocos coberta com manteiga de nozes e frutas vermelhas frescas, ou uma omelete feita com verduras frescas.
  • Use manteigas naturais de nozes no lugar de pastas doces como a Nutella.
  • Evite bebidas alcoólicas adoçadas com refrigerante, suco, mel, açúcar ou agave.
  • Faça suas compras na feira, concentrando-se em ingredientes frescos e inteiros.

Além disso, manter um diário alimentar é uma excelente maneira de se tornar mais ciente das principais fontes de açúcar em sua dieta.

Por fim, a melhor maneira de limitar a ingestão de açúcar adicionado é preparar suas próprias refeições saudáveis ​​em casa e evitar comprar alimentos e bebidas com alto teor de açúcar.

O que é pior para o seu coração?

Bom a conclusão é que o sal integral de qualidade vai fazer bem para o funcionamento do seu coração e o açúcar vai comprometer a saúde de suas veias. Os tipos de Doença Cardiovascular

Sendo assim, o que você precisa para manter a saúde do seu coração é parar de consumir o sal branco refinado e comprar um sal grosso rosa ou cinza. 

Além disso, diminuir o consumo de açúcar em todas as refeições, isso vale também para os pães e massas que viram açúcar no organismo.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Tags : açúcarpressão altasalsaúde do coração

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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