close

Com certeza você já ouviu que é preciso evitar o consumo de gordura trans, mas você sabe exatamente o que são gordura trans?

Se você, assim como a maioria das pessoas, sabe que faz mal porém, desconhece o motivo, este artigo é para você 😉

A gordura trans é basicamente uma gordura industrializada, ou seja, é produzida artificialmente.

Apesar de ter em sua base gordura vegetal a gordura trans é insaturada, hidrogenada, por isso, faz tanto mal.

O que são  gorduras trans ?

Existem dois tipos amplos de gorduras trans encontradas nos alimentos:  gorduras trans naturais e artificiais.

As gorduras trans de ocorrência natural são produzidas em alguns animais e os alimentos feitos com esses animais (por exemplo, leite e produtos à base de carne) podem conter pequenas quantidades dessas gorduras. Já as gorduras trans artificiais (ou ácidos graxos trans) são criadas em um processo industrial que adiciona hidrogênio aos óleos vegetais líquidos para torná-los mais sólidos.

A principal fonte alimentar de   gorduras trans nos alimentos processados ​​são os “óleos parcialmente hidrogenados”.

Por que algumas empresas usam   gorduras trans ?

As  gorduras trans são fáceis de usar, baratas de produzir e duram muito tempo. 

As  gorduras trans dão aos alimentos um sabor e textura desejáveis. Muitos restaurantes e estabelecimentos de fast food usam gorduras trans para fritar alimentos, porque os óleos com  gorduras trans podem ser usados ​​muitas vezes em fritadeiras comerciais. 

Como  as  gorduras trans afetam minha saúde?

As  gorduras trans aumentam seus níveis de colesterol ruim (LDL) e diminuem seus níveis de colesterol bom (HDL). Comer gorduras trans aumenta o risco de desenvolver doenças cardíacas e derrames. Alem disso, também está associado a um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Guia prático de como conseguir diminuir o consumo de gordura trans

  • Coma um padrão alimentar que enfatize frutas, legumes, grãos integrais, laticínios com pouca gordura, aves, peixes e nozes. Limite também carnes vermelhas e alimentos e bebidas açucarados.
  • Use óleos vegetais não hidrogenados que ocorrem naturalmente, como canola, açafrão, girassol ou azeite de oliva com mais frequência.
Evite fast food eles são cheios de gordura trans
  • Procure alimentos processados ​​feitos com óleo não hidrogenado, em vez de óleos vegetais parcialmente hidrogenados ou hidrogenados ou gordura saturada.
  • Além disso, use manteiga como substituto da  margarinas. Procure por “0 g de gordura trans” no rótulo de Dados nutricionais e não há óleos hidrogenados na lista de ingredientes.
  • Biscoitos, bolachas, muffins, tortas e bolos são exemplos de alimentos que podem conter gordura trans. Limite a frequência com que você os come.
  • Por fim, limite alimentos fritos e assados ​​comercialmente feitos com óleos vegetais encurtados ou parcialmente hidrogenados. Esses alimentos não são apenas muito ricos em gordura, mas também é provável que essa gordura seja gorda trans.

Resumo sobre a gordura trans

As gorduras trans são uma forma de gordura insaturada associada a vários efeitos negativos à saúde.

A gordura trans artificial é criada durante a hidrogenação, que converte os óleos vegetais líquidos em óleo semi-sólido parcialmente hidrogenado. A gordura trans também pode ser encontrada naturalmente em carnes e laticínios.

Embora a quantidade de gorduras trans nos alimentos tenha diminuído nos últimos anos e a proibição de gorduras trans da FDA ter entrado em vigor em junho de 2018, elas ainda são encontradas em alguns produtos, como frituras ou assados ​​e cremes para café não lácteos, devido a certas isenções à proibição.

Para reduzir sua ingestão, leia os rótulos e verifique as listas de ingredientes para o óleo parcialmente hidrogenado – especialmente ao comprar qualquer um dos alimentos acima.

No final do dia, a melhor maneira de evitar gorduras trans é limitar a ingestão de alimentos processados ​​e fritos. Em vez disso, coma uma dieta saudável rica em frutas, vegetais, grãos integrais, gorduras saudáveis ​​e proteínas magras.

Uma ótima maneira de conseguir eliminar o consumo é fazendo uma dieta desintoxicante!

Se você não sabe por onde começar conheça meu programa Detox 7 Dias!

Clique aqui para conhecer >>

São 7 dias de um programa de desintoxicação para impulsionar seu organismo e eliminar impurezas e toxinas do seu corpo!

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : acúmulo de gorduraalimentaçãoalimentos industrializadosdiabetesdr. juliano pimentelemagrecimentogorduragordura translow carbobesidadeóleo de cocoperda de pesoreceitasaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta