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A hipertensão atinge mais de 30 milhões de brasileiros e beber água controla a pressão.

Se você foi diagnosticado com pressão alta, você pode estar preocupado em tomar medicação para reduzir seus números.

No entanto, estilo de vida desempenha um papel importante no tratamento da sua pressão arterial elevada. Por isso, se você controlar com sucesso a sua pressão arterial com um estilo de vida saudável, poderá evitar, atrasar ou reduzir a necessidade de medicação.

E mudanças simples, são eficazes. Você sabia que um dos benefícios da ingestão de água é a pressão arterial normal? De fato, estar adequadamente hidratado é uma das maneiras mais simples de reduzir a pressão sanguínea naturalmente.

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Como não beber água suficiente aumenta sua pressão arterial?

A ingestão de água afeta a pressão arterial de duas maneiras. Primeiro, quando você não bebe água suficiente, seu corpo tenta assegurar seu suprimento de líquido retendo o sódio. O sódio é o “mecanismo de seguro de água” do seu corpo.

Ao mesmo tempo, a desidratação força o seu corpo a gradualmente e sistematicamente fechar alguns de seus leitos capilares. Quando alguns leitos capilares se desligam, ele coloca mais pressão nos “canos” – seus capilares e artérias – elevando sua pressão arterial.

Assim, uma das melhores maneiras de reduzir a pressão arterial naturalmente é estar bem hidratado.

Água controla a pressão

De fato, água controla a pressão, além disso, estudos estão relacionando o uso de água rica em minerais para potencializar ainda mais o benefício da água no controle da hipertensão.

Um estudo recente ligou a água potável de maior salinidade à pressão sanguínea baixa em pessoas que vivem em uma região costeira de Bangladesh. Fontes de água potável na região podem variar em salinidade devido ao influxo de água do mar (1).

O estudo comparou os níveis de pressão arterial entre pessoas que beberam água salgada com aqueles que bebiam água doce. Embora o sódio seja conhecido por aumentar os níveis de pressão arterial, os participantes do estudo que beberam a água salgada apresentaram pressão arterial mais baixa. Isso não foi por causa do sódio, acreditam os pesquisadores, mas sim por causa de outros dois minerais na água – cálcio e magnésio.

Enquanto a água de maior salinidade contém mais sódio, o que pode elevar a pressão arterial, ela também tem mais cálcio e magnésio. Afinal, cálcio e magnésio são protetores, ou seja, eles diminuem a pressão arterial (2, 3).

Se apenas beber água controla a pressão, imagina junto com magnésio e cálcio que superam os danos do sódio!

Como beber água para controlar a hipertensão?

Confira o que fazer para reduzir sua pressão arterial naturalmente com água.

  • Beba a quantidade certa de água. Para obter os benefícios máximos de saúde da água potável, você precisa beber oito a dez copos de água por dia, por exemplo. Lembrando que a quantidade ideal depende do seu peso, de suas atividades e alimentação. Por isso, converse com seu médico.
  • Beber água controla a pressão
    Beber água controla a pressão

    Não exagere. Enquanto eu quero que você obtenha os benefícios de saúde da água potável, eu não quero que você exagere. Como uma esponja, seu corpo pode absorver água a uma taxa limitada. Ou seja, vai exigir algum tempo para se adaptar ao seu novo nível de ingestão de água e tornar-se totalmente hidratado. Por outro lado, beber muita água pode sobrecarregar os rins e o sistema digestivo. Finalmente, se você tem insuficiência cardíaca congestiva, problemas renais, ou está tomando diuréticos ou está com restrições de fluidos, consulte seu médico antes de aumentar sua ingestão de água. Isso porque hipertensão, diabetes e estresse deixam os rins em um estado debilitado.

  • Beba mais água quando você se exercitar. Afinal, você perde água através do suor e evaporação. Assim, para obter todos os benefícios da água potável, você deve se hidratar bem antes, durante e depois do exercício.

Água controla a pressão e estas dicas também

Por si só a água controla a pressão, no entanto, não é suficiente. Por isso, além de beber água é preciso fazer pequenas alterações no seu estilo de vida para ter mais saúde e controlar a pressão arterial.

  • Evite alimentos ricos em gordura total e saturada.
  • Coloque frutas e vegetais no maior número de cores possível.
  • Consuma grãos integrais e fique longe de alimentos processados, especialmente aqueles ricos em carboidratos, açúcar, gordura e sal (4).
  • Controle quanto álcool você bebe. Embora pequenas quantidades possam diminuir sua pressão arterial, grandes quantidades podem ter o efeito oposto. Não tome mais do que um drinque por dia, se for mulher; dois ou menos se você é um homem.
  • Vá devagar com a cafeína. Pois, pode aumentar sua pressão sanguínea.

Estas são as regras básicas de um programa chamado DASH – Alimentação Saudável para Hipertensos (5). É considerado por muitos como a melhor dieta quando se trata de controlar e baixar a pressão arterial.

Outra dica para se manter hidratado e consumir fontes de magnésio é o consumo de suco verde. Inclua espinafre, salsa, bananas e abacates em suas receitas.

Água controla a pressão, sucos também.
Água controla a pressão, sucos também.

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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