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A água e os rins. Pense no que você precisa para sobreviver, apenas sobreviver. Comida? Água? Ar? Internet?

A água é de grande importância para todos os seres vivos, em alguns organismos, até 90% do seu peso corporal vem da água. Até 60% do corpo humano adulto é água. E para a saúde renal não é diferente. Por isso água e os rins são aliados.

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Água e seu corpo

O cérebro e o coração são compostos de 73% de água e os pulmões são cerca de 83% de água.

Já pele contém 64% de água, músculos e rins são 79%, e até os ossos são aguados cerca 31%.

Cada dia os humanos devem consumir uma certa quantidade de água para sobreviver. Claro, isso varia de acordo com a idade e o gênero, e também pelo local onde alguém mora. Geralmente, um homem adulto precisa de cerca de 3 litros (3,2 litros) por dia, enquanto uma mulher adulta precisa de cerca de 2,2 litros (2,3 litros) por dia.

A água serve uma série de funções essenciais para nos manter todos vivos

  • Um nutriente vital para a vida de cada célula, age primeiro como um material de construção, por exemplo.
  • Além de regular a temperatura corporal interna através da transpiração e respiração
  • Os carboidratos e proteínas que nossos corpos usam como alimento são metabolizados e transportados pela água na corrente sanguínea
  • Auxilia também na lavagem de resíduos principalmente através da micção
  • Além disso, age como um amortecedor para o cérebro, medula espinhal e feto
  • Ajuda na formação de saliva
  • Por fim, lubrifica as articulações

A água e os rins

Os rins são dois pequenos órgãos localizados em ambos os lados da coluna, abaixo das costelas. Eles desempenham um papel importante em se livrar do excesso de resíduos, equilibrar eletrólitos e criar hormônios, por exemplo.

Ou seja, eles trabalham no equilíbrio da química interna de nossos corpos se deve em grande parte ao trabalho dos rins. Nossa sobrevivência depende do funcionamento normal destes órgãos vitais.

Os rins são responsáveis por quatro funções no organismo:

  • Eliminação de toxinas do sangue por um sistema de filtração;
  • Regulação da formação do sangue e dos ossos, por exemplo;
  • Regulação da pressão sanguínea;
  • Controle do delicado balanço químico, bem como, de líquidos do corpo.

Na ausência de doença, uma dieta bem equilibrada e uma ingestão adequada de água geralmente são suficientes para manter os rins saudáveis.

No entanto, a medida da água na saúde dos rins é fundamental.

Água e os rins – hidratação é fundamental

O corpo humano adulto é composto por quase 60% de água. Ou seja, cada órgão, do cérebro ao fígado, requer água para funcionar.

Como o sistema de filtração do corpo, os rins requerem água para secretar urina. Sendo assim, a urina é o principal produto residual que permite que o corpo se livre de substâncias indesejadas ou desnecessárias.

Quando a ingestão de água é baixa, o volume de urina é baixo. No entanto, um baixo débito urinário pode levar à disfunção renal, como a criação de cálculos renais(1) .

Por isso, é crucial beber água suficiente para que os rins possam limpar adequadamente os resíduos em excesso. Isto é especialmente importante durante uma limpeza renal.

A ingestão diária recomendada de líquidos é de aproximadamente 3,2 litros e 2,3 litros por dia para homens e mulheres, respectivamente.

Além do mais, o consumo de água e os rins estão ligados porque esta é uma maneira de manter a saúde do órgão. Prevenir pedras nos rins significa prevenir as condições que suportam a sua formação. 

Beber água extra dilui as substâncias na urina que levam a pedras. Por isso, o ideal é beber líquidos suficientes para passar 2 litros de urina por dia, o que é aproximadamente oito copos.

Além do mais, pode ajudar a incluir algumas bebidas cítricas, como limonada e suco de laranja. Afinal, o citrato nessas bebidas ajuda a bloquear a formação de pedras. Porém, é preciso considerar o consumo de água potável.

A desidratação crônica é um fator de risco confirmado para pedras nos rins.

Isso foi claramente observado em um estudo que investigou as causas da urolitíase em 708 formadores de cálculos. Neste estudo, a desidratação crônica foi definida como história de exposição ao calor (por exemplo, clima e/ou ocupação) ou consumo inadequado de álcool, com urina normal e osmolalidade plasmática.

Os autores concluíram que a desidratação crônica foi a principal causa de 19% de todos os incidentes com cálculos renais (2).

Baixo volume de urina: um fator de risco chave para pedras nos rins

Desidratação ou baixa ingestão de água podem levar a baixo volume de urina, que é comum em formadores de pedras: um volume de urina menor que 1,0L / d foi relatado em 10% dos formadores de cálculos recorrentes, e um volume urinário menor de 1,5 L / d foi encontrado em 40% dos formadores de pedra recorrente e primeira vez.

Estudos observacionais identificaram baixo volume de urina como fator de risco para cálculos renais. Os resultados mostraram que indivíduos com um volume de urina acima de 2,5 L tinham menor risco de desenvolver cálculos renais do que indivíduos com um volume de urina abaixo de 1,0 L.

O baixo volume de urina leva a maiores concentrações de compostos urinários e pode promover a supersaturação da urina. Estudos na população em geral mostraram que um baixo volume de urina aumenta o risco de formar uma pedra.

Além do consumo de água, você pode aumentar o consumo de chás.

Chás, água e os rins
Chás, água e os rins

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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