close

Beber água para emagrecer é mais um dos motivos pelo qual o consumo da água é indispensável. 

Os benefícios da água para nossa vida, nunca será enfatizado o suficiente. Uma pessoa pode passar semanas sem comida, mas apenas alguns dias sem água. Ela desempenha um papel vital em quase todas as funções vitais que temos.

Se o seu corpo não recebe água suficiente, fica desidratado.

Quando você está desidratado, você não pode funcionar no seu melhor e pode ser lento ou ter dificuldade para se concentrar, imagine o que está fazendo em seus órgãos, sua pele, seu cérebro!

Quando você está desidratado, seu corpo também não pode eliminar toxinas ou se regular facilmente. Ao não liberar essas toxinas, você estará mais suscetível a doenças, ganho de peso e envelhecimento prematuro.

Gostou do tema deste artigo? 

Leia, comente e compartilhe.

Beba água para emagrecer

Neste artigo você será apresentada a 6 motivos pelos quais o consumo de água te ajuda a perder peso.

1. A água é um inibidor de apetite natural

Quando o estômago sente que está cheio, envia sinais para o cérebro parar de comer. E a água pode ajudar a ocupar espaço no estômago, levando a uma sensação de saciedade e reduzindo a fome.

Além disso, uma pessoa também pode pensar que está com fome quando está realmente com sede. Por isso, beber um copo de água antes de buscar algo para comer pode ajudar a conter lanches desnecessários.

Em um estudo 50 mulheres com excesso de peso beberam 500 mililitros (mL) de água 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar, além de seu consumo regular de água, por 8 semanas consecutivas (1).

As participantes experimentaram uma redução no peso corporal, gordura corporal, bem como, índice de massa corporal. Além disso, elas também relataram supressão do apetite (2).

2. A água aumenta a queima de calorias

Algumas pesquisas indicam que a água potável pode ajudar a queimar calorias. Por isso, é uma opção beber água para emagrecer.

Em um estudo, 12 pessoas que beberam 500 mL de água fria e à temperatura ambiente tiveram um aumento no gasto de energia (3).

Eles queimaram entre 2 e 3 por cento mais calorias do que o habitual nos 90 minutos depois de beber a água.

Além disso, a água também pode aumentar temporariamente o gasto de energia em repouso do corpo, ou o número de calorias queimadas enquanto descansa.

Sendo assim, beber água fria pode aumentar ainda mais os benefícios de queima de calorias da água. Isso porque o corpo gasta energia, ou calorias, aquecendo a água para a digestão.

3. Beber água para emagrecer e remover os resíduos do corpo

Quando o corpo está desidratado, não pode remover corretamente os resíduos como urina ou fezes.

Beber água para emagrecer é útil, porque a água ajuda os rins a filtrar toxinas e resíduos enquanto o órgão retém nutrientes e eletrólitos essenciais. Afinal, quando o corpo está desidratado, os rins retêm o líquido.

Além disso, a desidratação também pode resultar em fezes duras ou irregulares e constipação. Mas, a água mantém os resíduos se movendo suavizando ou afrouxando as fezes endurecidas.

A água também ajuda o corpo a se recuperar de problemas digestivos, como diarreia e indigestão.

Quando o lixo se acumula no corpo, é normal sentir inchaço, assim como cansaço. Inchaço pode adicionar alguns centímetros à cintura de uma pessoa.

Por isso, manter a hidratação é uma boa maneira de evitar a retenção de resíduos, o que pode adicionar alguns quilos extras.

4. Beber água pode reduzir a ingestão total de calorias líquidas

É fácil acumular calorias líquidas bebendo refrigerante, suco ou café ou chá adoçado.

A maioria das pessoas também ignora quantas calorias consome em bebidas esportivas ou bebidas alcoólicas.

Por isso, substituir até mesmo algumas bebidas de alto teor calórico por dia para água ou outras bebidas sem calorias, como o chá de ervas, pode trazer benefícios a longo prazo para a perda de peso.

Um estudo descobriu que a substituição de duas ou mais bebidas altamente calóricas por bebidas não calóricas todos os dias durante 6 meses resultou em uma perda de peso média entre 2 e 2,5 por cento em um grupo de mulheres com obesidade (4). Esse é um dado muito interessante porque mostra que a mudança de hábitos simples ajuda no emagrecimento.

Em um estudo de 2015, as participantes do sexo feminino beberam 250 mL de água após o almoço todos os dias enquanto participavam de um programa de perda de peso de 24 semanas (5). Elas perderam 13,6% mais peso do que as mulheres no mesmo programa que beberam o mesmo volume de bebidas diet após o almoço.

Os resultados de um estudo em larga escala mostraram que homens e mulheres que substituíram uma porção de uma bebida açucarada por água ou bebida de baixa caloria todos os dias durante 4 anos ganharam 0,49 menos quilogramas (kg) do que um grupo similar que não fez alterar (6).

Para finalizar, o mesmo estudo descobriu que os adultos que substituíram pelo menos uma porção de suco de frutas por água ou bebida de baixa caloria ganharam 0,35 kg a menos do que suas contrapartes.

5. A água para emagrecer e queimar gordura

Sem água, o corpo não pode metabolizar adequadamente a gordura armazenada ou os carboidratos.

O processo de metabolização da gordura é chamado lipólise. O primeiro passo deste processo é a hidrólise, que ocorre quando moléculas de água interagem com triglicerídeos (gorduras) para criar glicerol e ácidos graxos.

Beber bastante água é essencial para queimar gordura de alimentos e bebidas, bem como gordura armazenada.

Uma revisão de 2016 descobriu que o aumento do consumo de água levou ao aumento da lipólise e perda de gordura em estudos com animais (7). Ou seja, mais um estudo indicando que beber água para emagrecer é um hábito eficiente. 

6. A água ajuda com os treinos

Um dos componentes mais importantes de qualquer plano de perda de peso é o exercício.

A água ajuda os músculos, os tecidos conjuntivos e as articulações a se moverem corretamente. Além disso, também ajuda os pulmões, o coração e outros órgãos a trabalhar de forma eficaz à medida que aumentam a atividade durante o exercício.

Ou seja, ser hidratado reduz o risco de coisas que podem atrapalhar um bom exercício, como cãibras musculares e fadiga .

Por isso, sempre beba água antes, durante e depois do exercício para evitar a desidratação.

Manter a água à mão é essencial, principalmente se o fizer em condições de calor, umidade ou muito sol. 

Além de água, aumente o consumo de chás sem açúcar. Confira alguns!

Associe chás à água para emagrecer
Associe chás à água para emagrecer

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : águaágua emagreceágua friaágua mornaágua para emagreceralimentaçãoantioxidantesBeba Águabeber água emagrecebenefício da águaconstipaçãodestaquedieta da águaemagrecimentoobesidadeperda de pesoperder pesosaúdesistema imunológicovitamina C

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta