close
Dr Juliano Pimentel

Qual é a importância dos alimentos diuréticosA retenção de líquidos ocorre quando o excesso de fluidos se acumula no organismo. A retenção ocorre no sistema circulatório ou dentro de tecidos e cavidades. Pode causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas e prejudica a perda de peso.

Eles são ideias para combater esses problemas, e trazem diversos outros benefícios (1).

Não perca o seu artigo e saiba quais são os melhores alimentos diuréticos, e os benefícios dos mesmos para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Alimentos diuréticos

Os diuréticos naturais podem ajudar a reduzir a retenção de água. Eles podem ser encontrados tanto em verduras, frutas, quanto em ervas. Confira:

Principais verduras diuréticas:

1- Agrião

Possui baixo teor calórico, apenas 22 calorias em cada 100 gramas. Além do poder diurético, é considerado uma das principais fontes de vitamina A, e apresenta vitaminas do complexo B e vitamina C (2).

2- Salsão e salsinha

Tanto o salsão quanto a salsinha aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo que o corpo desintoxique de maneira natural. Ambos também contêm vários tipos de antioxidantes.

3- Espinafre

Age como diurético mas ao mesmo tempo fornecem ao corpo uma elevada dose de vitaminas e minerais fundamentais.

4- Aspargo

 Contém asparagina, um aminoácido que proporciona ao aspargo, o seu poder diurético. Além disso, contém alto teor de fibras, e tem baixas calorias, contribuindo para um melhor funcionamento do intestino.

O aspargo também permite tratar as dores da artrite, reumatismo e a retenção de líquidos, que pode causar a síndrome pré-menstrual.

5- Alcachofra

É conhecida pela capacidade que apresenta para ajudar a melhorar as funções dos rins. A alcachofra também contém flavonoides, ácido cafeico, vitaminas e minerais, que causam efeito diurético (3).

6-Pepino

Excelente diurético natural, devido ao seu alto teor de água. O pepino também contém silício e enxofre, essenciais para ajudar na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos.

7-Cenoura

Além da capacidade diurética, também ajuda a desintoxicar o corpo e a acelerar o metabolismo. É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

8-Beterraba

Tem poder diurético e é rica em antioxidantes. A betalaína, antioxidante específico, é um dos compostos da beterraba e traz vários benefícios para o funcionamento do organismo.

9-Berinjela

Possui alto teor de água, o que ajuda melhorar a circulação. Tem também alto conteúdo de flavonoides, o que permite a considerar como excelente diurético natural.

10-Pimentão

Excelente diurético, o pimentão também é rico em fibra, vitaminas, hidratos de carbono e antioxidantes, sobretudo a vitamina C.   

Um componente característico é a capsaicina, que tem ação antibiótica, analgésica e estimulante da mucosa gástrica e da vesícula biliar.

11- Tomate 

Composto por 90% de água, além de possuir uma grande quantidade de antioxidantes, licopeno, betacaroteno, vitamina C e selênio, muito úteis na prevenção dos radicais livres, que podem danificar as paredes dos vasos sanguíneos (2).  

11-Cebola

Além de ser um importante diurético natural, a cebola é capaz de prevenir doenças como câncer, diabetes, infecções no intestino e fortalecer o sistema imunológico.

A alicina, encontrada na cebola, é um composto sulforoso e permite os benefícios que o produto oferece. A cebola também possui grande quantidade de vitamina B.

12-Alho

Age como diurético e oferece efeito de limpeza ao organismo. A forma mais indicada de consumir o produto para tal benefício é em sua forma natural ou em pó.

Principais frutas diuréticas:

laranja-48-e1372368013761
Alimentos Diuréticos. Imagem: (Divulgação)

1- Maçã

É considerada um diurético natural, pois possui alto teor de potássio e vitamina B6. A maça também diminui a acidez do organismo e controla o intestino, eliminando a síndrome do intestino irritável (4).

2- Laranja

É rica em vitamina C, contém cítrico, tartárico e málico. Também contém sais minerais como potássio, cálcio, fósforo e ferro.

3- Pera

Tem poder diurético, pois é uma fruta rica em potássio, magnésio e água. Também possui pectina, o que possibilita o bom funcionamento do intestino e controla o açúcar e o colesterol do sangue.

4- Melão

É rico em potássio e possui grandes quantidades de água, sendo dessa maneira um importante diurético natural. Contém ainda, propriedades antioxidantes que protegem o corpo de radicais livres.

5- Melancia

Possui alto teor de água e também contém licopeno, um antioxidante que fortalece o corpo, prevenindo-o contra os danos causados por radicais livres. Também é desintoxicante, alcalino e mineralizante, o que contribui para uma boa saúde intestinal.

6- Mirtilo

É efetivo no tratamento de infecções urinárias, sendo um importante diurético natural. Também apresenta alto poder antibiótico, garantindo excelente funcionamento da bexiga (5).

7- Abacaxi

É uma fruta rica em fibras que promove a sensação de saciedade, ajuda a aliviar o inchaço abdominal e a acelerar o trabalho intestinal. Contém também alto teor de nutrientes como magnésio, cálcio, potássio e manganês. É fonte importante de vitaminas A, B e C.

8- Limão

É um elemento recomendado para diversas situações de saúde, como a hipertensão. Isso, porque é considerado importante diurético natural e possui uma ação cicatrizante, expectorante, antibactericida e desintoxicante.

A fruta também possui enormes quantidades de vitamina C, potássio, manganês e fibras (6).

Principais chás 

Dente de leão

 é uma erva que tem sido usado como um diurético natural na medicina popular por um longo tempo. Num estudo, 17 voluntários tomaram três doses de extrato de folha de dente-de-leão ao longo de um período de 24 horas. Eles monitoram sua ingestão e saída de fluidos nos dias seguintes e relataram um aumento significativo na quantidade de urina produzida (7).

Chá verde

 Devido as suas propriedades antioxidantes, o chá verde é recomendado para ajudar no emagrecimento, pois acelera o metabolismo e possibilita, consequentemente, a queima de calorias.

As catequinas do chá verde são antioxidantes muito potentes, e podem ajudar a prevenir certos tipos de câncer; ajuda a eliminar o excesso de água do corpo, além de outras toxinas que podem provocar inflamações e doenças.

Chá de cavalinha

É utilizado desde as épocas dos gregos e romanos, como um diurético.

É recomendada também para combater as pedras nos rins, embora a eficácia ainda não seja comprovada.

Também evita o surgimento de pedras na vesícula e ajuda a combater a pressão alta. O seu efeito diurético evita a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço do corpo.

Como você pode ver, os alimentos diuréticos podem ajudar a cuidar da sua saúde, invista neles.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

De maneira geral, os chás possuem vários efeitos benéficos para a saúde. Os chás termogênicos, por exemplo, ajudam a acelerar o metabolismo.

Se você quer descobrir quais são os 10 melhores chás termogênicos para incluir na sua alimentação, preencha o formulário abaixo para ter acesso a um Guia GRATUITO sobre o assunto.

Caso os sintomas da retenção de líquidos persistam, procure orientação médica.

BAIXE AGORA O MEU GUIA COM OS
10 MELHORES CHÁS PARA EMAGRECER!

[/vc_column_text]

[/vc_column][/vc_row]é

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alimentaçãoalimentos diuréticosdestaquedr. juliano pimentelsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta