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Alimentos probióticos são microorganismos vivos que trazem benefícios à saúde quando consumidos.

Alimentos probióticos, que são geralmente bactérias benéficas, fornecem todos os tipos de benefícios poderosos para o seu corpo e cérebro.

Eles podem melhorar a saúde digestiva, reduzir a depressão e promover a saúde do coração (1, 2, 3, 4).

Algumas evidências sugerem que eles podem até dar a você uma pele mais bonita (5).

1. Alimentos probióticos – Iogurte 

O primeiro na lista de alimentos probióticos é iogurte. É uma das melhores fontes de probióticos, que são bactérias amigáveis ​​que podem melhorar sua saúde.

É feito de leite que foi fermentado por bactérias amigáveis, principalmente bactérias do ácido láctico e fitobactérias.

Comer iogurte está associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo melhor saúde óssea. Também é benéfico para pessoas com pressão alta (7, 8).

Em crianças, o iogurte pode ajudar a reduzir a diarreia causada por antibióticos. Pode até ajudar a aliviar os sintomas da síndrome do intestino irritável (IBS) (9, 10, 11).

Além disso, o iogurte pode ser adequado para pessoas com intolerância à lactose. Isso ocorre porque as bactérias transformam parte da lactose em ácido láctico, e é por isso que o iogurte tem sabor azedo.

No entanto, tenha em mente que nem todo iogurte contém probióticos vivos. Em alguns casos, as bactérias vivas foram mortas durante o processamento.

Por esse motivo, escolha iogurte com culturas ativas.

Além disso, certifique-se de sempre ler o rótulo de iogurte antes de comprá-lo. Mesmo que seja rotulado com pouca gordura ou sem gordura, ainda pode ser carregado com quantidades elevadas de açúcar adicionado.

2. Kefir

Kefir é uma bebida láctea probiótica fermentada, um dos alimentos probióticos. É feito adicionando grãos de kefir ao leite de vaca ou de cabra.

Os grãos de kefir não são grãos de cereais, mas sim culturas de bactérias de ácido láctico e leveduras que parecem um pouco com couve-flor.

A palavra kefir significa “sentir-se bem” depois de comer (12).

De fato, o kefir tem sido associado a vários benefícios para a saúde.

Pode melhorar a saúde dos ossos, ajudar em alguns problemas digestivos e proteger contra infecções (13, 14).

Embora o iogurte seja provavelmente o alimento probiótico mais conhecido na dieta ocidental, o kefir é, na verdade, uma fonte melhor. Kefir contém várias cepas importantes de bactérias e leveduras amigáveis, tornando-se um probiótico diverso e potente (15).

Como o iogurte, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose (16).

3. Chucrute um dos alimentos probióticos

Chucrute é um repolho finamente picado que foi fermentado por bactérias do ácido láctico. Por isso, é um dos alimentos probióticos.

É um dos mais antigos alimentos tradicionais e é popular em muitos países, especialmente na Europa.

Chucrute é usado frequentemente em cima de salsichas ou como um prato lateral. Tem um sabor amargo e salgado e pode ser armazenado por meses em um recipiente hermético.

Além de suas qualidades probióticas, o chucrute é rico em fibras, assim como as vitaminas C, B e K. Também é rico em sódio e contém ferro e manganês (17).

O chucrute também contém os antioxidantes luteína e zeaxantina , que são importantes para a saúde dos olhos (18).

Certifique-se de escolher chucrute não pasteurizado, pois a pasteurização mata as bactérias vivas e ativas. 

4. Kimchi

No Kimchi o repolho geralmente é o ingrediente principal, mas também pode ser feito de outros vegetais.

O Kimchi é aromatizado com uma mistura de temperos, como flocos de pimenta vermelha, alho, gengibre, cebolinha e sal.

Kimchi é um dos alimentos probióticos
Kimchi é um dos alimentos probióticos

O Kimchi contém as bactérias do ácido láctico Lactobacillus kimchi, bem como outras bactérias do ácido láctico que podem beneficiar a saúde digestiva. Por isso, é um dos alimentos probióticos (25, 26).

O kimchi feito de repolho é rico em algumas vitaminas e minerais, incluindo vitamina K, riboflavina (vitamina B2) e ferro.

5. Kombucha

Kombucha é uma bebida fermentada de chá preto ou verde.

Este chá popular é fermentado por uma colônia amigável de bactérias e leveduras. A internet está repleta de alegações sobre os efeitos potenciais para a saúde do kombucha.

No entanto, faltam evidências de alta qualidade sobre o kombucha.

Os estudos que existem são estudos em animais e em tubos de ensaio, e os resultados podem não se aplicar aos seres humanos.

No entanto, como o kombucha é fermentado com bactérias e leveduras, ele provavelmente tem benefícios para a saúde relacionados às suas propriedades probióticas.

6. Picles é também um alimento probiótico

Picles (também conhecidos como pepininhos) são pepinos que foram decapados em uma solução de sal e água. E é um dos alimentos probióticos.

Eles são deixados fermentando por algum tempo, usando suas próprias bactérias lácticas naturalmente presentes. Este processo os torna azedos.

Pepinos em conserva são uma grande fonte de bactérias probióticas saudáveis ​​que podem melhorar a saúde digestiva. 

Eles são baixos em calorias e uma boa fonte de vitamina K, um nutriente essencial para a coagulação do sangue.

Tenha em mente que picles também tendem a ser ricos em sódio. É importante notar que picles feitos com vinagre não contêm probióticos ao vivo.

7. Soro de Leite 

Por fim, o último dos alimentos probióticos é o soro de leite. Que se refere a uma variedade de bebidas lácteas fermentadas.

No entanto, existem dois tipos principais soro de leite: tradicional e cultivado.

O leitelho tradicional é simplesmente o líquido que sobra de fazer manteiga. Somente esta versão contém probióticos.

O leitelho cultivado, comumente encontrado em supermercados, geralmente não tem nenhum benefício probiótico.

O leitelho é pobre em gordura e calorias, mas contém várias vitaminas e minerais importantes, como vitamina B12, riboflavina, cálcio e fósforo.

Associe chás ao consumo de probióticos.

Associe chás aos alimentos probióticos
Associe chás aos alimentos probióticos

Abraços e fique com Deus.

Dr. Juliano Pimentel!

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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