Selecione a página

Amido de Milho: Ele Realmente é Livre de Glúten?

Amido de Milho: Ele Realmente é Livre de Glúten?

Se você é celíaco ou simplesmente quer fugir dos malefícios do glúten, talvez se pergunte se o amido de milho possui glúten e se é um alimento saudável para ser consumido.

Ele é um ingrediente que muitas vezes é adicionado à sopas, massas, molhos e assados. Mas será que ele pode considerado uma alimentação saudável?

O amido também é popularmente conhecido como maisena e usado em diversos pratos ao redor do mundo. Para resumir ele é um hidrato de carbono extraído do endosperma do milho.

Ele é feito de milho e não contém realmente muitos nutrientes. É um amido processado comumente usado como ingrediente na culinária ou mesmo como agente de limpeza.

Não deixe de ler e compartilhar!

Amido de Milho Possui Glúten?

O milho tem três partes: o casco, que é a parte externa; o germe, que é frequentemente usado para alimentação animal ou para produzir óleo e o endosperma, que contém proteínas e amido.

Para fazer amido de milho, as cascas exteriores são removidas dos grãos de milho e os endospermas são moídos em pó branco e arenoso.

Este processo de refinação requer equipamento especializado que é usado para extrair o amido da semente e remover a proteína do amido, por isso é puro.

As pessoas fazem muitas perguntas sobre a fécula de milho porque muitas vezes é um ingrediente em alimentos embalados e processados, mas poucos sabem como é feito e processado.

Aqui estão algumas das questões mais comuns sobre o amido de milho:

– A amido de milho é sem glúten? Como a fécula de milho não contém proteínas e é composta de apenas carboidratos, é considerado um grão sem glúten.

Porém, o amido de milho assim como outros produtos podem ser processados junto com farinha branca, tornando-se um produto com glúten em sua composição.

– O amido de milho é vegano? Sim ele é vegano, pois não é feito com produtos de origem animal. Mas pode conter glúten devido ao seu processo industrial.

Perigos do Amido de Milho

O amido de milho é um alimento rico em carboidratos e não contém muitos nutrientes.

Embora a fécula de milho esteja geralmente presente em pequenas quantidades quando usada em receitas como espessante, é altamente processada e também pode ser geneticamente modificada.

E como eu sempre digo, os alimentos processados precisam ser evitados.

O amido de milho é um amido processado e só contém calorias e carboidratos – sem proteínas, fibras, vitaminas ou minerais.

Porém, como eu já disse antes, os carboidratos em excesso podem prejudicar muito a sua saúde, inclusive aumentando as chances de você desenvolver gordura no fígadodiabetes tipo 2 e obesidade.

Então, a resposta a esta pergunta é que não faz sentido comer um alimento que não possui nutrientes e ainda pode prejudicar a saúde.

O amido de milho também passa por um processo de extração, que geralmente envolve temperaturas muito elevadas e produtos químicos agressivos.

A precaução em relação ao amido de milho, é o perigo da alotriofagia uma substancia que gera um comportamento alimentar compulsivo nas pessoas, isso envolve um desejo fora do normal em comer substâncias não naturais e não nutritivas como amido, bicarbonato de sódio, argila, giz e até sujeira.

Esta condição foi observada em homens e mulheres de todas as idades e etnias, e pode causar riscos significativos para a saúde.

A pesquisa mostra que pacientes com alotriofagia são suscetíveis a distúrbios eletrolíticos e metabólicos, desgaste dentário, envenenamento por chumbo e mercúrio, obstrução intestinal e problemas gastrointestinais.

Os cientistas também acreditam que esse desejo alimentar anormal, esteja associada à anemia ferropriva (1).

Se você notar anseios por alimentos como amido de milho ou outras substâncias que não são alimentos e não fornecem valor nutricional, fale com seu médico (2).

Em resumo ele é um carboidrato que é extraído do endosperma de milho, que é encontrado no coração da semente.

É uma substância branca e em pó que serve como espessante ou aglutinante, razão pela qual é comumente usado na culinária.

Se você costuma usar amido de milho como um agente espessante e você está procurando por uma alternativa mais saudável, experimente usar ovos, banana ou sementes de chia (para essa opção, deixe a quantidade de semente que será usada, em um copo d’água até soltar um gel espesso).

Outra alternativa de amido de milho é a farinha de tapioca, que também é livre de glúten e vegana.

A farinha de tapioca também pode ser usada como aglutinante ou espessante para vários tipos de alimentos e receitas (3).

Por isso não seria uma boa ideia consumir amido de milho, ao invés disso escolha alimentos saudáveis e verdadeiramente naturais. Alimentos processados e industrializados precisam ser evitados por uma questão de saúde.

A sua saúde pode ficar prejudicada pelas escolhas alimentares que você faz.

Muitas pessoas consomem alimentos que não fazem bem para a saúde, engordam e causam diversos problemas de saúde, mas mudando a alimentação, você pode mudar a sua realidade.

E pensando em te ajudar a ter uma alimentação melhor e de qualidade, eu trago uma nova possibilidade transformadora.

Se você tem o desejo de assumir o controle da sua vida e ser mais saudável, conheça o D21.

O único programa de detoxificação que vai te ajudar a viver de maneira livre e mais saudável em apenas 21 dias. Você vai eliminar os quilos extras e ter um corpo mais saudável.

Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *