close
Artigos

Argila Bentonita: Quais os Benefícios Para a Saúde?

Já ouviu falar que a argila pode ser usada para fins medicinais? Na argila bentonita você encontra muitos benefícios importantes para a saúde.

Essa argila é usada desde os tempos remotos como forma de medicina tradicional para proteger o corpo contra doenças, limpar o corpo e também no uso estético. Várias culturas tradicionais como por exemplo, Andina, África Central e Austrália consomem a séculos a argila de várias formas.

Não deixe de ler e compartilhar!

O Que é a Argila Bentonita?

A argila bentonita é composta por cinzas vulcânicas, e surgiu em Fort Benton, Wyoming nos Estados Unidos, onde existe uma grande concentração de vulcões. No caso dessa argila, foi comprovado que existe propriedades medicinais para o uso interno e externo.

Como a Argila Bentonita Funciona?

Evite Alimentos Que Acumulam Toxinas
Evite Alimentos Que Acumulam Toxinas

Todos nós entramos em contato com toxinas como os metais pesados: mercúrio, chumbo, cádmio e benzeno.

Isso ocorre diversas vezes por dia através de produtos como:

  • Tintas;
  • Produtos de limpeza;
  • Substâncias para construção e reformas;
  • Água de má qualidade;
  • Pesticidas que são usamos para combater pestes em plantações;
  • Alimentos de má qualidade, industrializadas e processadas;
  • A poluição do ar nas grandes cidades.

Benefícios Para a Saúde

A argila bentonita também é rica em nutrientes, minerais como o cálcio, cobre, sódio, magnésio, sílica, ferro e potássio. Sua classificação depende do mineral presente em maior quantidade, como o cálcio, por exemplo (1).

Quando ela é ingerida os seus minerais e vitaminas são absorvidos pelo organismo como se fosse um suplemento alimentar.

A sua ação sobre as toxinas é comprovada por pesquisas.

1-Desintoxicante

A argila é um produto natural e fácil de ser encontrado, não passa por nenhum processamento químico, e é considerada uma forma econômica e simples de desintoxicar o corpo.

Ela é usada por muitas pessoas para desintoxicação do organismo, tanto que ganhou destaque em países Europeus e nos Estados Unidos para o uso da argila em programas de desintoxicação, por ser barata e econômica.

2-Alcaliniza o Organismo

Grande parte dos alimentos que você consome provocam ações ácidas negativas no seu organismo, isso altera o nível de pH do corpo, tornando-o mais ácido que o necessário.

Quanto menos saudável é a sua alimentação mais ácido o seu organismo fica. Esse processo desequilibra o seu corpo, pois, fazendo o seu estômago trabalhar mais para desintegrar esses alimentos e produzir mais ácido gástrico (4).

Para manter uma digestão saudável, você precisa de enzimas compostas de minerais alcalinizantes presente em alimentos alcalinizantes também.

Veja os benefícios do consumo da água alcalina e alimentos alcalinos.

3-Auxilia o Tratamento da Eczema, Dermatite e Psoríase

Quando essa argila é misturada a água e deixada secar, ela se liga ás bactérias e toxinas que vivem na superfície da pele e dentro dos poros, para extraí-los.

Isso auxilia na limpeza facial de manchas, alivia a vermelhidão e a combate reações alérgicas de produtos que tenham causado irritação. Ele age como um antibiótico quando aplicado a pele (5,6).

4-Aumenta os Probióticos

A argila ajuda a promover as bactérias benéficas ou probióticos que vivem na parede do nosso intestino, enquanto elimina as bactérias nocivas (3).

5-Aumento da Imunidade

Ele também é eficaz para aumentar a imunidade e em matar bactérias nocivas, de acordo com estudos essa ação é isso devido a minerais específicos presentes na argila que possuem propriedades antibacterianas e atuam como antibióticos poderosos contra infecções (4,5,6).

6-Purifica a Água

Estudos constataram a eficácia em purificar a água de torneira e assim remover o flúor dela, deixando-a mais saudável. Isso foi possível com a combinação da argila com o cloreto de magnésio.

O que traz algumas possibilidades de ser usado esse método como forma de purificação de água com custo benefício baixo (7).

7-Alivia Problemas Digestivos

A sua capacidade de neutralizar as bactérias do intestino e neutralizar os vírus, essa argila ajuda a aliviar alguns problemas digestivos.

Alguns deles seriam as náuseas e os vômitos de mulheres grávidas e é também usado para remediar a constipação.

Também foi constatado de que essa argila também é benéfica e segura para a saúde dos animais de estimação para diminuir o vômito e náuseas (8).

8-Mais Oxigênio Para as Células

Os componentes químicos naturais presentes na argila possuem a capacidade de puxar o excesso de hidrogênio nas células, deixando espaço paro o oxigênio.

E isso é muito importante já que quanto mais oxigênio as suas células tem, mais energia você sente durante o seu dia.

Além do seu organismo ficar capacitado para regenerar de doenças, exercícios físicos e em na recuperação dos músculos.

9-Melhora Dentes e Gengivas

A boca é uma das áreas mais suscetíveis a invasores prejudiciais a saúde bucal como as bactérias e as toxinas.

A argila bentonita liga as substâncias não saudáveis da boca, e ajuda na remoção deles.

As propriedades antibacteriana já foi usado em cremes dentais e misturado com água para ser usado como enxágue diário.

Precauções

Alguns produtos de argila de bentonita podem conter traços de chumbo, e podem não ser aconselhados para crianças, gestantes e mulheres que estão amamentando.

A FDA (Departamento de Saúde e Serviços Humanos Americano) alerta aos consumidores para não usarem o produto  “Bentonite Me Baby” da Alikay Naturals.

Ela é comercializada como argila medicinal e vendida em sites online e em lojas de varejo (8). Porém, o alerta é devido ao sério risco de envenenamento por chumbo.

Preste atenção na procedência da argila que está comprando, e não utilize produtos metalizados para o manuseio.

Certifique-se qual a forma de uso da sua argila, se pode ser consumida (na água) ou somente para o uso externo (máscara  e banhos).

Lembre-se de tomar bastante água.

Não deixe de consultar um médico sobre a sua saúde antes de adotar alguma forma de tratamento ou medicação.

Se métodos para desintoxicar o organismo te interessou. Convido você a assistir o meu vídeo abaixo:

Sucos Detox- Conheça As Verdades e Mentiras

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : alcalinizaargilaargila bentonitadesintoxicaçãodr. juliano pimentelenzimasimunidademetais pesadosmineraisnutrientespelepH do corpoprobióticosaúdetoxinastratamentovulcão

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta