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Arroto constante, o que pode ser?

Ao acordar, depois do almoço, ao longo dia e até a noite o arroto pode estar presente na sua rotina.

Além de serem incômodos, os arrotos são sinais de excesso de gases no sistema gastrointestinal. Saber disso é necessário para que você melhore a sua alimentação para evitar esses incômodos.

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O que é um arroto?

Arroto constante pode ser amenizado com mudanças de hábitos.
Arroto constante pode ser amenizado com mudanças de hábitos.

De modo geral, arrotar é uma função corporal tão comum e natural quanto soltar gases (peidar).  

No entanto, o arroto constante às vezes pode ser acompanhado de desconforto ou inchaço.

Apesar de ser algo natural, o arroto constante pode ser consequência de algo que não está funcionando como deveria. 

Aerofagia é quando uma pessoa frequentemente engole ar. Ou seja, esse ar entra no estômago da pessoa, que o libera como um arroto ou o leva para o intestino. 

Você engole o ar em excesso quando come ou bebe muito rápido, fala enquanto come, masca chicletes, chupa balas duras, bebe refrigerantes ou fuma. Algumas pessoas engolem ar como um hábito nervoso, mesmo quando não estão comendo ou bebendo.

Por outro lado, o arroto supragástico ocorre quando o esôfago libera o ar imediatamente antes que a pessoa o engula e entre no estômago.

Tanto a aerofagia quanto o arroto supra gástrico podem resultar em arrotos frequentes.

O arroto é a maneira do corpo expelir o excesso de ar do trato digestivo superior. Ingestão de ar em excesso é maior causa de arroto constante. Na maioria das vezes, esse ar nem chega ao estômago, mas se acumula no esôfago.

Além disso, o refluxo ácido ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) às vezes pode causar arrotos excessivos, promovendo aumento da deglutição.

O arroto crônico também está relacionado à inflamação do revestimento do estômago ou a uma infecção pelo Helicobacter pylori, a bactéria responsável por algumas úlceras estomacais. Nestes casos, o arroto é acompanhado de outros sintomas, como azia ou dor abdominal.

Arroto: natural x demanda atenção

O arroto por si só, é natural. Ao mudar alguns hábitos simples como comer e beber devagar ele diminui. Além disso, no momento da refeição esteja mais tranquilo, afinal, comer quando você está estressado ou correndo aumenta a quantidade de ar que você engole.

Evite bebidas carbonadas e cerveja, pois elas liberam gás dióxido de carbono. Além disso, ignore o chiclete e o doce duro. Quando você masca chiclete ou chupa balas duras, você engole com mais frequência do que o normal. Parte do que você está engolindo é o ar.

Não fume, pois, quando você inalar fumaça, você também inala e engole ar. Além disso, evite usar canudinhos. Verifique também sua dentadura. Próteses mal ajustadas podem fazer com que você engula o excesso de ar ao comer e beber.

Mexa seu corpo depois de comer também evita o arroto constante.  Pode ajudar a dar um pequeno passeio depois de comer.

Quando se preocupar?

Por outro lado, quando o arroto constante ainda persiste mesmo com esses ajustes, é necessário dar mais atenção principalmente se o arroto for acompanhado de  dor abdominal ou azia.

Nesses casos é preciso descartar gastrite, uma inflamação do revestimento do estômago. Assim, como doença do refluxo gastrointestinal (DRGE), pois as pessoas com essa condição costumam engolir com mais frequência

Por fim, é preciso descartar a possibilidade de refluxo ácido, que também pode promover aumento da deglutição.

Embora o arroto seja uma função natural do corpo, o arroto excessivo pode ser o resultado de uma condição subjacente. Isso é especialmente verdadeiro se for acompanhado de outros sintomas, como dor abdominal ou azia.

Por fim, uma das maneiras de conseguir o equilíbrio do corpo é a associação de alimentação natural, exercícios físicos e suplementação. 

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Abraços e fique com Deus. 

Dr. Juliano Pimentel 

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Tags : arrotarArrotoarroto constanterefluxo

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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