close
ArtigosDores

Aterosclerose: Quais São as Causas, Sintomas e Tratamentos

O excesso de placas de gordura pode deixar as artérias rígidas e estreitas com o passar do tempo. Essa mudança na textura e no funcionamento das artérias é chamado de aterosclerose; ela dificulta o fluxo sanguíneo, podendo levar o paciente a desenvolver problemas cardiovasculares.

A doença acomete a pessoa quando o endotélio (uma camada de células que alinham as artérias), sofre algum dano devido ao acúmulo do mau colesterol (LDL) nas paredes das artérias.

Não deixe de ler e compartilhar!!

Aterosclerose

Aterosclerose: Causas, Sintomas e Tratamentos (Foto: Divulgação)

Como forma de defesa o organismo elimina o excesso de colesterol ruim por meio dos glóbulos brancos. No entanto, as células podem ficar acumuladas no local afetado, o que resulta em um excesso de placas brancas, gerando assim uma dificuldade no fluxo do sangue.

Tipos de aterosclerose

Aterosclerose: Previna com alimentação adequada (Foto: Divulgação)

A literatura médica encontrou quatro tipos de aterosclerose, sendo elas: doença arterial periférica, doença arterial coronariana, doença renal e doença arterial carótida. Cada tipo assola uma parte do organismo.

Os tipos de aterosclerose recebem seus nomes das artérias afetadas em cada condição.

Causas de aterosclerose e os Sintomas

O excesso de placas nas artérias é a causa da doença. O grande vilão nesse caso é o mau colesterol, que contribui para que a aterosclerose se desenvolva, já que causa um excesso de placas de gorduras que precisam ser eliminadas pelos glóbulos brancos.

A hipertensão arterial, o tabagismo e os altos níveis de glicose no nosso organismo também contribuem para o desenvolvimento da aterosclerose. Outro fator pode ser a hereditariedade, então fique de olho, pois a genética é um fator de risco (1,2,3).

Os sintomas da doença variam de acordo com o local que ela atinge o seu organismo (4). Confira:

Doença da artéria carótida:

  • Dificuldades respiratórias
  • Fraqueza
  • Entorpecimento facial
  • Dor de cabeça
  • Paralisia

Doença arterial coronária:

  • Ansiedade extrema
  • Vômito
  • Dor no peito
  • Tonturas
  • Tosse

Doença renal:

  • Inchaço das mãos e dos pés
  • Perda de apetite
  • Dificuldade de concentração

Doença na artéria periférica:

  • Perda de pelos nas pernas
  • Aumento de gordura nas pernas
  • Disfunção erétil
  • Mudanças na cor da pele
  • Fraqueza nas pernas

    Diagnóstico e tratamento da Aterosclerose

Aterosclerose: Tratamento e cuidados. (Foto: Divulgação)

O exame de sangue identifica o teor de gordura no sangue do paciente, é o primeiro passo para identificar a aterosclerose. Exames complementares que avaliam a glicose e índices de proteína no sangue também são solicitados no momento do diagnóstico.

No consultório o médico deve examinar os batimentos cardíacos, o pulso, a pressão sanguínea e questionar sobre processos de cicatrização. O último exame é necessário, pois quando há problemas com fluxo sanguíneo a cicatrização é ineficaz.

O ultrassom também pode ser usado para avaliar as alterações na pressão das artérias. E para fechar o diagnóstico, se ainda houver dúvidas, o médico pode solicitar uma tomográfica.

A mudança de estilo de vida é o primeiro passo no tratamento da aterosclerose.

Se o problema está em um estágio inicial, uma alimentação saudável, com alimentos que ajudem o seu organismo no processo de eliminação das placas excessivas das artérias, pode ser de grande ajuda. Além disso, aposte em atividades físicas regulares pra a queima de gordura.

No entanto, em muitos casos o problema só poderá ser revertido com o uso de medicamentos prescritos pelo médico. Os remédios vão ajudar na diminuição da pressão arterial e nos índices do mau colesterol.

Dependendo do estágio da doença algum tipo de anticoagulante será receitado; assim o sangue passará pelas artérias enrijecidas sem causar transtornos.

Em casos extremos em que todas as medidas foram tomadas pelo médico não surgirem efeitos, a solução é a cirurgia. Nesse processo as artérias serão liberadas e as placas removidas para que o sangue volte a circular normalmente.

Prevenção da aterosclerose

O endurecimento das artérias pode ser prevenido. Isso porque o problema tem relação direta com os hábitos. Elimine da sua dieta a gordura trans, sódio e as frituras.  Evite o tabaco e mantenha uma vida onde a atividade física faça parte da sua rotina.

Estudos mostram que 90% dos ataques cardíacos são relacionados aos seguintes fatores de risco:

  • Fumar
  • Hipertensão
  • Diabetes
  • Mau Colesterol alto
  • Obesidade
  • Consumo exagerado de álcool
  • Sedentarismo
  • Estresse
  • Insuficiência de vitaminas e minerais no organismo

Por isso, mudar o estilo de vida é essencial para ter uma boa saúde. A prevenção sempre será o melhor remédio!

Para você prevenir ou mesmo tratar a aterosclerose, assim como evitar o desenvolvimento de outras doenças, precisa fazer mudanças significativas na sua alimentação.

Consuma alimentos saudáveis e naturais, que cuidam da saúde das suas artérias e do coração.

Porém, se comer de vez em quando alguns alimentos naturais, não é bastante para garantir a boa saúde e prevenir doenças. Se você costuma comer alimentos industrializados e processados, está à um passo ver a sua saúde minguar aos poucos.

Por isso eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos! Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!

Esse é o momento de transformar a sua saúde de forma efetiva!

Eu desenvolvi um e-book para ajudar você a fazer essa transformação, com todas as informações que você precisa e um guia passo a passo para implementar na sua vida.

Tenha Acesso Aos Bônus Exclusivos!!

Quer saber como conseguir? Então clique na imagem abaixo e adquira agora o meu livro digital:

VIVA MELHOR SEM GLÚTEN V 2.0

Ebook Viva Sem Glúten, Dr. Juliano Pimentel

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : artérias rígidasateroscleroseaterosclerose causasaterosclerose sintomasDificuldades respiratóriasdisfunção erétildoença arterial carótidadoença arterial coronarianadoença arterial periféricadoença renaldr. juliano pimentele-bookEntorpecimento facialexame de sangueexcesso de colesterol ruimexcesso de placas de gordurasexcesso de placas nas artériasFraqueza nas pernasglóbulos brancoshipertensão arterialInchaço das mãos e dos pésLDLmau colesterolníveis de glicoseobesidadeParalisiaPerda de apetiteproblemas cardiovascularesTabagismoTonturastratar a ateroscleroseVômito

The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta