close
ArtigosÓLEOS ESSENCIAIS

Aumentar a Imunidade com óleos essenciais – Confira os 6 melhores

Mais do que nunca aumentar a imunidade é fundamental. Afinal, o organismo precisa estar preparado para combater vírus e outros agentes. Além da alimentação, prática de exercícios físicos o uso de óleos essenciais também podem ser úteis nessa jornada.

Neste artigo selecionei 6 óleos essenciais que podem aumentar a imunidade. Confira quais são e como usar.

Gostou do tema deste artigo? Leia, comente e compartilhe!

Óleos para aumentar a Imunidade 

Os óleos essenciais são produzidos a partir da extração de produtos químicos de plantas, ou seja, são muito concentrados.

E o mais interessante é que esse mesmo produto usado nos óleos são também usados em remédios convencionais.

Além disso, os óleo agem diretamente no sistema límbico, ou seja age diretamente na região do cérebro ligada às emoções.

Óleos desintoxicantes para aumentar a imunidade
Óleos desintoxicantes para aumentar a imunidade

E as emoções que sentimos estão diretamente relacionadas à nossa imunidade. Por isso, estes óleos podem proporcionar muitos benéficos para sua mente e corpo, inclusive para aumentar a imunidade, tudo isso por causa de suas atividades biológicas.

Óleos essenciais oferecem uma maneira mais segura e natural para combater várias doenças, atuando principalmente no fortalecimento do sistema imunológico (1).

Óleo essencial de canela para manter o ambiente livre de vírus

O objetivo do óleo de canela não é exatamente para aumentar sua imunidade, mas sim manter o ambiente onde você está “livre” do vírus. 

O óleo essencial de casca de canela é muito conhecido devido sua atividade anti-inflamatória, além disso, este óleo é um antibacteriano e antiviral mais poderosos entre os óleos essenciais.

Você pode usar no difusor em toda a casa e em limpeza de spray de receitas para manter superfícies livre de bactérias (2).

Basta adicionar 20 gotas a um borrifador de água, agitar bem e borrifar superfícies como maçanetas, bancadas, geladeira, pias, pisos, por exemplo. Após aplicar deixe descansar por 5 minutos antes de limpar.

Borrifar essa mistura é importante, pois, quanto menos germes para o seu corpo lidar enquanto estiver doente ajudarão você a se recuperar mais confortavelmente. Assim, evitará que outras pessoas em sua casa fiquem doentes também e ajuda no controle da imunidade.

Óleo essencial de cravo

Óleo essencial de cravo é uma das substâncias mais antioxidantes na terra. E por isso, tem muitas aplicações para a saúde bucal (3).

Para resfriados e gripes, por exemplo, este óleo essencial é um ótimo complemento para o gargarejo caseiro, devido às suas fortes propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Para preparar adicione 1-2 gotas de óleo de cravo em uma colher de chá de sal marinho e misture em água morna. 

O cravo também ajudará a entorpecer e a aliviar a dor de garganta. Além disso vai aumentar a imunidade.

O cravo é tão poderoso que até consegue combater muitas bactérias resistentes a fármacos. Por isso, é perfeito para doenças resistentes como o estreptococo.

Você também pode usar óleo essencial de cravo como um expectorante para tosse, sinusite, assim como asma e bronquite. Para isso, basta tomar de 1 a 2 gotas em uma colher de mel cru de 2 a 3 vezes ao dia.

Óleo essencial de Eucalipto para aumentar a imunidade

Quando trata-se de óleo para melhorar a imunidade o eucalipto precisa ser citado. Afinal, de contas este óleo é conhecido justamente por ser útil para a saúde respiratória e principalmente o congestionamento (4).

O óleo de eucalipto possui atividades antibacterianas, bem como propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A essência refrescante age como um anti-inflamatório para os pulmões.

O óleo pode ser usado como transportador em uma massagem no peito para suportar a respiração normal. Também é muito revigorante colocar 1 gota nas mãos, esfregá-las, colocar as mãos sobre o nariz e a boca e respirar.

Por fim, você pode aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes de eucalipto combinando com outros óleos. Ao adicionar algumas gotas junto com óleo de limão, hortelã-pimenta, ou lavanda além de aumentar a imunidade, será ótimo para difundir e apoiar o sistema respiratório.

Você pode também adicionar ao seu spray de ambiente algumas gotas de óleo de eucalipto.

Óleo essencial de Lavanda

Já vimos que as emoções estão completamente ligas à imunidade. Sabendo disso, o óleo essencial de lavanda pode contribuir muito para aumentar a imunidade, através do controle da emoções e relaxamento.

Geralmente o óleo de lavanda é usado no tratamento de enxaquecas, dores de cabeça, ansiedade, depressão, tensão nervosa e estresse emocional (5).

Controlar toda essa tensão é excelente para o sistema imune, além disso, a lavanda pode proporcionar um sono de qualidade. Dormir é fundamental para que o organismo funcione corretamente e é determinante  para melhorar a atividade mental

Coloque duas gotas do óleo nas solas dos pés antes de dormir, ou borrife um pouco de óleo de lavanda em sua roupa de cama e no quarto antes de deitar. 

Óleo essencial de Limão para apoia a imunidade

Outra maneira de impulsionar seu sistema imunológico é por meio do sistema linfático. Dentre suas funções uma delas é a proteção de células imunes. 

O óleo essencial de limão é um fantástico tônico linfático, o que significa que ajuda o seu corpo a remover os resíduos celulares do corpo durante o frio e a gripe (6).

Aplicando 2-3 gotas de limão diluído em 1 colher de chá de óleo de transportador e aplicado na parte de trás do pescoço enquanto doente é uma ótima maneira de estimular a drenagem linfática.

Além disso, pode ser usado junto com óleo de amêndoas para fazer uma massagem corporal.

Óleo essencial de Orégano

O óleo essencial de orégano é um antibiótico natural da natureza devido ao seu alto teor de carvacrol e timol. Devido suas propriedades ele é muito usado para tratar diferentes tipos de gripe. (7).

Uma maneira comum de usar o óleo de orégano é diluir algumas gotas de óleo de coco e esfregar o fundo dos pés antes de colocar meias quentes para ajudar a combater o frio e a gripe, por exemplo.

Todos esses óleos são uma alternativa para aumentar a imunidade. No entanto, o uso dos óleos desintoxicantes devem estar alinhados com boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Além de aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes, você pode também consumir sucos desintoxicantes. Experimente!

Aumentar a Imunidade com óleos desintoxicantes
Aumentar a Imunidade com óleos desintoxicantes

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : Alterações do sistema imuneAumentar a Imunidadeequilíbrio do sistema imunológicoFortalece o sistema imunológicofunção imunológicaóleo essencial de canelaóleo essencial de cravoóleo essencial de eucaliptoóleo essencial de lavandaóleo essencial de limãoóleo essencial de oréganoÓleosóleos desintoxicantesóleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

Enviar Resposta