close
Artigos

Aumentar a Imunidade com óleos essenciais – Confira os 6 melhores

Dentre as várias maneira para manter o o organismo em equilíbrio, você pode aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes. 

Neste artigo selecionei 6 óleos essenciais que podem aumentar a imunidade. Confira quais são e como usar.

Gostou do tema deste artigo? Leia, comente e compartilhe!

Aumentar a Imunidade com óleos desintoxicantes 

Óleos essenciais podem desbloquear incríveis poderes de cura que são benéficos para sua mente e corpo, inclusive para aumentar a imunidade.

Óleos essenciais oferecem uma maneira mais segura e natural para combater várias doenças. Incluindo a luta contra vírus e fortalecimento do sistema imunológico (1).

Óleos desintoxicantes para aumentar a imunidade
Óleos desintoxicantes para aumentar a imunidade

A adição de óleos essenciais à sua rotina diária pode ajudar seu corpo a reparar células e remover resíduos tóxicos do corpo.

Óleo essencial  de canela para elevar a imunidade

O óleo essencial de casca de canela  provou ser um dos antibacterianos e antivirais mais poderosos entre os óleos essenciais.

Você pode usar no difusor em toda a casa e em limpeza de spray de receitas para manter superfícies livre de bactérias (2).

Basta adicionar 20 gotas a um borrifador de água, agitar bem e borrifar superfícies como maçanetas, bancadas, geladeira, pias, pisos, por exemplo. Após aplicar deixe descansar por 5 minutos antes de limpar.

Borrifar essa mistura é importante, pois, quanto menos germes para o seu corpo lidar enquanto estiver doente ajudarão você a se recuperar mais confortavelmente. Assim, evitará que outras pessoas em sua casa fiquem doentes também e ajuda no controle da imunidade.

Óleo essencial de cravo

Óleo essencial de cravo é uma das substâncias mais antioxidantes na terra. E por isso, tem muitas aplicações para a saúde bucal (3).

Para resfriados e gripes, por exemplo, este óleo essencial é um ótimo complemento para o gargarejo caseiro, devido às suas fortes propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias. Para preparar adicione 1-2 gotas de óleo de cravo em uma colher de chá de sal marinho e misture em água morna. 

O cravo também ajudará a entorpecer e a aliviar a dor de garganta. Além disso vai aumentar a imunidade.

O cravo é tão poderoso que até consegue combater muitas bactérias resistentes a fármacos. Por isso, é perfeito para doenças resistentes como o estreptococo.

Você também pode usar óleo essencial de cravo como um expectorante para tosse, sinusite, assim como asma e bronquite. Para isso, basta tomar de 1 a 2 gotas em uma colher de mel cru de 2 a 3 vezes ao dia.

Óleo essencial de Eucalipto para aumentar a imunidade

O eucalipto é conhecido por sua capacidade de apoiar a saúde respiratória superior e interromper o congestionamento (4).

É também anti-inflamatório para os pulmões. Por isso, é um óleo essencial perfeito para uso em saunas, em banhos quentes, assim como em receitas de vapor facial e em concha no rosto durante resfriados e gripes, onde há muco presente.

O eucalipto aumenta a imunidade, além disso, também estimula seus anticorpos para ajudar a combater infecções.

O óleo pode ser usado como transportador em uma massagem no peito para suportar a respiração normal. Também é muito revigorante colocar 1 gota nas mãos, esfregá-las, colocar as mãos sobre o nariz e a boca e respirar.

Por fim, você pode aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes de eucalipto combinando com outros óleos. Ao adicionar algumas gotas junto com óleo de limão, hortelã-pimenta, ou lavanda além de aumentar a imunidade, será ótimo para difundir e apoiar o sistema respiratório.

Você pode também adicionar ao seu spray de ambiente algumas gotas de óleo de eucalipto.

Óleo essencial de Lavanda

Óleo essencial de lavanda tem um aroma calmante, o que o torna um excelente tônico para os nervos.

Portanto, ajuda no tratamento de enxaquecas, dores de cabeça, ansiedade, depressão, tensão nervosa e estresse emocional (5).

O aroma refrescante remove o esgotamento nervoso, assim como a inquietação. Além disso,  aumenta a atividade mental.

Outro benefício desse óleos essencial é que ele é ótimo para digestão, sono e até alívio da dor.

Coloque duas gotas nos punhos duas vezes ao dia para apoiar as glândulas supra-renais. Ou aplique nas solas dos pés antes de dormir.

Óleo essencial de Limão para apoia a imunidade

Você também pode aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes de limão. O óleo essencial de limão é um fantástico tônico linfático, o que significa que ajuda o seu corpo a remover os resíduos celulares do corpo durante o frio e a gripe (6).

O sistema linfático é responsável por enxaguar esses resíduos para que suas células possam ter um ótimo desempenho.

Aplicando 2-3 gotas de limão diluído em 1 colher de chá de óleo de transportador e aplicado na parte de trás do pescoço enquanto doente é uma ótima maneira de estimular a drenagem linfática.

Você pode até usar isso como uma massagem corporal, assim como usar com um pincel seco. Tenha em mente que você não deve estar sob a luz direta do sol, se você fizer isso, porque você vai queimar!

O óleo essencial de limão difuso também reduzirá bastante a náusea.

Óleo essencial de Orégano

O óleo essencial de orégano é um antibiótico natural da natureza devido ao seu alto teor de carvacrol e timol.

É especialmente útil contra doenças intestinais como E. coli e diferentes tipos de gripe estomacal e diarreia do viajante (7).

Uma maneira comum de usar o óleo de orégano é diluir algumas gotas de óleo de coco e esfregar o fundo dos pés antes de colocar meias quentes para ajudar a combater o frio e a gripe, por exemplo.

Para problemas de estômago, você pode tomar algumas gotas de óleo essencial de orégano em uma cápsula vegetal diluída com óleo de coco fracionado e tomar de 2 a 3 vezes ao dia no início do desconforto, por exemplo.

Se você fizer isso, você precisará tomar um probiótico, pois o óleo de orégano mata não apenas as bactérias ruins, mas também as boas bactérias.

Todos esses óleos são uma alternativa para aumentar a imunidade. No entanto, o uso dos óleos desintoxicantes devem estar alinhados com boa alimentação e prática de exercícios físicos.

Além de aumentar a imunidade com óleos desintoxicantes, você pode também consumir sucos desintoxicantes. Experimente!

Aumentar a Imunidade com óleos desintoxicantes
Aumentar a Imunidade com óleos desintoxicantes

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel!

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : Alterações do sistema imuneAumentar a Imunidadeequilíbrio do sistema imunológicoFortalece o sistema imunológicofunção imunológicaóleo essencial de canelaóleo essencial de cravoóleo essencial de eucaliptoóleo essencial de lavandaóleo essencial de limãoóleo essencial de oréganoÓleosóleos desintoxicantesóleos essenciais

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta