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Beber líquidos durante as refeições: bom ou ruim?

Alguns afirmam que beber líquidos durante as refeições é ruim para a digestão.

Outros dizem que isso pode causar a acumulação de toxinas, levando a uma variedade de problemas de saúde.

Naturalmente, você pode se perguntar se um simples copo de água com sua refeição pode ter efeitos negativos – ou se isso é apenas outro mito.

Este artigo fornece uma revisão baseada em evidências de como líquidos com refeições afetam sua digestão e saúde.

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O básico da digestão saudável

Para entender porque a água é pensada para perturbar a digestão, é útil primeiro entender o processo digestivo normal.

A digestão começa em sua boca assim que você começa a mastigar sua comida. Mastigar sinaliza as glândulas salivares para começar a produzir saliva, que contém enzimas que ajudam a quebrar a comida.

Uma vez em seu estômago, a comida é misturada com suco gástrico ácido. Que o quebra ainda mais e produz um líquido espesso conhecido como quimo.

No intestino delgado, o quimo é misturado com as enzimas digestivas do pâncreas e ácido biliar do fígado. Estes quebram ainda mais o quimo, preparando cada nutriente para absorção em sua corrente sanguínea.

A maioria dos nutrientes é absorvida à medida que o quimo percorre seu intestino delgado. Apenas uma pequena porção permanece para ser absorvida, uma vez que atinge o seu cólon.

Uma vez na corrente sanguínea, os nutrientes viajam para diferentes áreas do seu corpo. A digestão termina quando os materiais restantes são excretados.

Dependendo do que você come, todo esse processo digestivo pode levar de 24 a 72 horas (1).

Beber líquidos durante as refeições causam problemas digestivos?

Beber líquidos suficientes diariamente oferece muitos benefícios.

No entanto, algumas afirmações de que beber líquidos durante as refeições é uma má ideia.

Existe o argumento de que beber bebidas alcoólicas ou ácidas com as refeições seca a saliva. Tornando mais difícil para o seu corpo digerir os alimentos.

O álcool diminui o fluxo de saliva em 10 a 15% por unidade de álcool. No entanto, isto refere-se principalmente a bebidas destiladas – não às baixas concentrações de álcool na cerveja e no vinho (2 , 3, 4).

Por outro lado, bebidas ácidas parecem aumentar a secreção de saliva (5).

Finalmente, não há evidências científicas de que tanto o álcool quanto as bebidas ácidas, quando consumidas com moderação, afetam negativamente a digestão ou a absorção de nutrientes.

Outro argumento popular contra beber líquidos com as refeições afirma que os líquidos aumentam a velocidade com que os alimentos sólidos saem do estômago.

Acredita-se que isso reduz o tempo de contato da refeição com ácido estomacal e enzimas digestivas, resultando em pior digestão .

No entanto, nenhuma pesquisa científica apóia essa afirmação.

Um estudo que analisou o esvaziamento do estômago. E observou que, embora os líquidos passem pelo seu sistema digestivo mais rapidamente do que os sólidos, eles não têm efeito sobre a velocidade de digestão dos alimentos sólidos (7).

Beber líquidos durante as refeições pode reduzir o consumo de apetite e calorias

Um estudo de 12 semanas mostrou que os participantes que beberam 500 ml de água antes de cada refeição perderam 2 kg mais do que aqueles que não o fizeram (8).

A pesquisa também indica que a água potável pode acelerar o seu metabolismo em cerca de 24 calorias para cada 500 ml que você consome (9, 10).

Curiosamente, o número de calorias queimadas diminuiu quando a água foi aquecida à temperatura corporal. Isto pode ser devido ao fato de que seu corpo usa mais energia para aquecer a água fria até a temperatura do corpo (9).

Ainda assim, os efeitos da água no metabolismo são, na melhor das hipóteses, insignificantes e não aplicáveis ​​a todos (11, 12).

Tenha em mente que isso se aplica principalmente à água, não bebidas com calorias. Em uma revisão, o consumo total de calorias foi 8–15% maior quando as pessoas ingeriram bebidas açucaradas, leite ou suco com as refeições (13).

Para a maioria das pessoas, é improvável que beber líquidos com as refeições afete negativamente a digestão.

Dito isto, se você tem doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), líquidos com refeições podem afetá-lo negativamente.

Isso porque os líquidos adicionam volume ao seu estômago. O que pode aumentar a pressão do estômago como faria uma refeição grande. Isso pode levar ao refluxo ácido para pessoas com DRGE (14).

Sabendo disso

O ideal é que o consumo de água seja ao longo do dia, principalmente entre as refeições. E que não haja consumo de bebidas açucaradas durante as refeições, porque você estará consumindo um excesso de calorias em uma mesma refeição.

Além disso, evite o consumo de água com as refeições para não prejudicar a digestão, nem ficar com sensação de empachado. Beba de 350 a 500 ml de água, meia hora antes das refeições. Além de água, você poe  consumir também chás.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 Comentário

  1. Eu bebia muita água na hora das refeições e me sentia mal ..Agora parei só bebo água 15 a 20 minutos depois das refeições!

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