close
ArtigosMetabolismo

Beber líquidos durante as refeições: bom ou ruim?

agua-refeicao

Alguns afirmam que beber líquidos durante as refeições é ruim para a digestão.

Outros dizem que isso pode causar a acumulação de toxinas, levando a uma variedade de problemas de saúde.

Naturalmente, você pode se perguntar se um simples copo de água com sua refeição pode ter efeitos negativos – ou se isso é apenas outro mito.

Este artigo fornece uma revisão baseada em evidências de como líquidos com refeições afetam sua digestão e saúde.

Leia, comente e compartilhe.

O básico da digestão saudável

Para entender porque a água é pensada para perturbar a digestão, é útil primeiro entender o processo digestivo normal.

A digestão começa em sua boca assim que você começa a mastigar sua comida. Mastigar sinaliza as glândulas salivares para começar a produzir saliva, que contém enzimas que ajudam a quebrar a comida.

Uma vez em seu estômago, a comida é misturada com suco gástrico ácido. Que o quebra ainda mais e produz um líquido espesso conhecido como quimo.

No intestino delgado, o quimo é misturado com as enzimas digestivas do pâncreas e ácido biliar do fígado. Estes quebram ainda mais o quimo, preparando cada nutriente para absorção em sua corrente sanguínea.

A maioria dos nutrientes é absorvida à medida que o quimo percorre seu intestino delgado. Apenas uma pequena porção permanece para ser absorvida, uma vez que atinge o seu cólon.

Uma vez na corrente sanguínea, os nutrientes viajam para diferentes áreas do seu corpo. A digestão termina quando os materiais restantes são excretados.

Dependendo do que você come, todo esse processo digestivo pode levar de 24 a 72 horas (1).

Beber líquidos durante as refeições causam problemas digestivos?

Beber líquidos suficientes diariamente oferece muitos benefícios.

No entanto, algumas afirmações de que beber líquidos durante as refeições é uma má ideia.

Existe o argumento de que beber bebidas alcoólicas ou ácidas com as refeições seca a saliva. Tornando mais difícil para o seu corpo digerir os alimentos.

O álcool diminui o fluxo de saliva em 10 a 15% por unidade de álcool. No entanto, isto refere-se principalmente a bebidas destiladas – não às baixas concentrações de álcool na cerveja e no vinho (2 , 3, 4).

Por outro lado, bebidas ácidas parecem aumentar a secreção de saliva (5).

Finalmente, não há evidências científicas de que tanto o álcool quanto as bebidas ácidas, quando consumidas com moderação, afetam negativamente a digestão ou a absorção de nutrientes.

Outro argumento popular contra beber líquidos com as refeições afirma que os líquidos aumentam a velocidade com que os alimentos sólidos saem do estômago.

Acredita-se que isso reduz o tempo de contato da refeição com ácido estomacal e enzimas digestivas, resultando em pior digestão .

No entanto, nenhuma pesquisa científica apóia essa afirmação.

Um estudo que analisou o esvaziamento do estômago. E observou que, embora os líquidos passem pelo seu sistema digestivo mais rapidamente do que os sólidos, eles não têm efeito sobre a velocidade de digestão dos alimentos sólidos (7).

Beber líquidos durante as refeições pode reduzir o consumo de apetite e calorias

Um estudo de 12 semanas mostrou que os participantes que beberam 500 ml de água antes de cada refeição perderam 2 kg mais do que aqueles que não o fizeram (8).

A pesquisa também indica que a água potável pode acelerar o seu metabolismo em cerca de 24 calorias para cada 500 ml que você consome (9, 10).

Beber líquidos durante as refeições pode prejudicar a digestão.
Beber líquidos durante as refeições pode prejudicar a digestão.

Curiosamente, o número de calorias queimadas diminuiu quando a água foi aquecida à temperatura corporal. Isto pode ser devido ao fato de que seu corpo usa mais energia para aquecer a água fria até a temperatura do corpo (9).

Ainda assim, os efeitos da água no metabolismo são, na melhor das hipóteses, insignificantes e não aplicáveis ​​a todos (11, 12).

Tenha em mente que isso se aplica principalmente à água, não bebidas com calorias. Em uma revisão, o consumo total de calorias foi 8–15% maior quando as pessoas ingeriram bebidas açucaradas, leite ou suco com as refeições (13).

Para a maioria das pessoas, é improvável que beber líquidos com as refeições afete negativamente a digestão.

Dito isto, se você tem doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), líquidos com refeições podem afetá-lo negativamente.

Isso porque os líquidos adicionam volume ao seu estômago. O que pode aumentar a pressão do estômago como faria uma refeição grande. Isso pode levar ao refluxo ácido para pessoas com DRGE (14).

Sabendo disso

O ideal é que o consumo de água seja ao longo do dia, principalmente entre as refeições. E que não haja consumo de bebidas açucaradas durante as refeições, porque você estará consumindo um excesso de calorias em uma mesma refeição.

Além disso, evite o consumo de água com as refeições para não prejudicar a digestão, nem ficar com sensação de empachado. Beba de 350 a 500 ml de água, meia hora antes das refeições. Além de água, você poe  consumir também chás.

Beber líquidos durante as refeições faz mal. Consuma 30 min antes.
Beber líquidos durante as refeições faz mal. Consuma 30 min antes.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

O Que Achou do Artigo? Deixe Sua Opinião Abaixo:
Tags : águaágua antes das refeiçõesalívio da indigestãoBeba Águabeber águabebidas açucaradasbenefício da águadigestãodr. juliano pimentelingestão de líquidoslíquidos antes das refeiçõesmetabolismoprocesso digestivoreeducação alimentarsaúde

Autor Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

Enviar Resposta