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7 Benefícios da Água para a Saúde (Apoiados Pela Ciência)

Dr Juliano Pimentel

Você conhece os benefícios da água? O corpo é composto de 65% de água. Por isso, manter-se hidratado é fundamental.

E para que você entenda um pouco mais sobre esta importância, neste artigo eu irei compartilhar alguns dos benefícios da água (apoiados pela ciência).

Não deixe de ler e compartilhar.

Benefícios da Água

  1. Desempenho físico

Se não ficarmos hidratados, o desempenho físico pode cair.

Isto é particularmente importante durante o exercício intenso ou alto calor.

Desidratação pode ter um efeito perceptível se você perder tão pouco como 2% do conteúdo de água do seu corpo. No entanto, não é incomum para os atletas perder até 6-10% do seu peso de água através do suor (1, 2).

Isso pode levar a alteração do controle da temperatura corporal, reduzir a motivação, aumento da fadiga e dificultar o exercício, tanto física como mentalmente (3).

A hidratação ideal evita que isso aconteça, e pode até mesmo reduzir o estresse oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade.

Isso não é surpreendente quando você considera que o músculo é cerca de 80% de água (4, 5).

  1. Hidratação e a Função cerebral

Seu cérebro é fortemente influenciado pelo seu estado de hidratação.

Estudos mostram que mesmo a desidratação leve (1-3% do peso corporal), pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral.

Em um estudo feito com mulheres jovens, a perda de líquido de 1,36% após o exercício prejudicou o humor e a concentração e aumentou a frequência de dores de cabeça (6).

Outro estudo semelhante, desta vez feito em homens jovens, mostrou que a perda de líquido de 1,59% prejudicou a memória de trabalho e aumentou os sentimentos de ansiedade e fadiga (7).

Uma perda de fluido de 1-3% de água pode facilmente ocorrer através de atividades diárias normais.

Muitos outros estudos, desde crianças até idosos, mostraram que a desidratação leve pode prejudicar o humor, a memória e o desempenho cerebral (8).

  1. Prevenir e tratar dores de cabeça

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas (14).

Vários estudos têm mostrado que a água pode aliviar dores de cabeça naqueles que estão desidratados (16).

Um estudo descobriu que a água não teve efeito sobre a frequência de dores de cabeça, mas reduziu a intensidade e a sua duração (17).

  1. Alivia a constipação

Constipação é um problema comum, caracterizado pela diminuição nas evacuações e dificuldade de ir ao banheiro.

Aumento da ingestão de líquidos é muitas vezes recomendado como parte do protocolo de tratamento, e há algumas evidências para apoiar isso.

O baixo consumo de água parece ser um fator de risco para constipação em indivíduos jovens e idosos (18).

  1. Tratamento de pedra nos rins

Um dos importantes benefícios da água incluem a saúde dos rins. Pedra nos rins são aglomerados de cristais minerais que se formam no sistema urinário. 

Há evidências de que a ingestão de água pode ajudar a prevenir a recorrência em pessoas que já tiveram pedras nos rins (22).

Maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina passando pelos rins, o que dilui a concentração de minerais, por isso eles são menos propensos a cristalizar e formar aglomerados.

  1. Previne a Ressaca

Uma ressaca refere-se aos sintomas desagradáveis experimentados após o consumo de álcool. O álcool é um diurético, por isso faz você perder mais água do que o habitual. Isso pode levar à desidratação (24, 25).

Embora a desidratação não seja a principal causa de ressaca, pode causar sintomas como sede, fadiga, dor de cabeça e boca seca.

Uma boa maneira de reduzir a ressaca é beber um copo de água entre as bebidas.

  1. Ajuda na perda de peso

Um dos benefícios da água é por auxiliar a perda de peso. Beber bastante água pode ajudá-lo a perder peso. 

Isto é devido ao fato de que a água pode aumentar a saciedade e aumentar a sua taxa metabólica. 

Em dois estudos, beber meio litro de água mostrou aumentar o metabolismo em 24-30% por até 1,5 horas (26, 27).

Isso significa que beber 2 litros de água por dia pode aumentar o seu gasto energético total em até 96 calorias por dia.

Beber água meia hora antes das refeições também é eficaz. Isso pode fazer você se sentir mais cheio, para que você coma menos calorias (28, 29).

Em um estudo, pessoas que beberam meio litro de água antes das refeições perderam 44% mais peso, durante um período de 12 semanas (30).

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender de vez a importância da água para a sua saúde.

Como eu sempre digo, coma alimentos de verdade e beba água.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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