Selecione a página

Benefícios da Vitamina K

Benefícios da Vitamina K

Conheça os benefícios da vitamina K.

vitamina K é essencial para cuidar do bom funcionamento do organismo, desde a saúde óssea até a saúde cardíaca. Se você gosta de comer brócolis, couve, espinafre e folhosos em suas saladas, está no caminho certo, pois a Vitamina K também está presente nesses alimentos.

Nesse artigo você vai conhecer os principais benefícios da vitamina K para a sua saúde!

Não deixe de ler e compartilhar!

Vitamina k

Ela é uma vitamina lipossolúvel essencial, da qual desempenha um papel importante na saúde óssea e cardíaca. Além disso, é uma das principais vitaminas que ajudam na coagulação do sangue, fortalecimento dos ossos, mantém a função cerebral, e ajuda a prevenir o câncer. (1)

Pra se ter ideia, da sua importância, o sangue não coagula sem ela. Pois os agentes presentes nessa nela, são responsáveis por formar coágulos dentro do sangue. 

Tanto é que, os indivíduos que aumentam a ingestão de vitamina K na dieta, apresentam menor risco de mortalidade cardiovascular, e é por isso que a deficiência dessa vitamina pode ser tão perigosa. 

Existem dois tipos principais dessa vitamina: a vitamina K1 e a vitamina K2.

A vitamina K1 é encontrada em vegetais, enquanto a vitamina K2 é encontrada em produtos lácteos e é produzida pelas bactérias do intestino.

A K1 vai diretamente para o fígado e ajuda você a manter a coagulação sanguínea saudável.  Por outro lado, a vitamina K2 vai direto para as paredes dos vasos sanguíneos, ossos e tecidos.

Sendo assim, a melhor maneira de obter o requisito diário dessa vitamina, é ingerindo alimentos como vegetais de folhas verdes, bem como, brócolis, repolho, peixes e ovos.

Onde Encontrar

Benefícios da Vitamina K

Benefícios da Vitamina K: Couve é uma fonte dessa vitamina. Imagem: (Divulgação)

Confira alguns dos alimentos ricos em vitamina K:

Folhas verdes como: Acelga, couve, espinafre, brócolis, bem como, aspargos, alga marinha, repolho, alface.

Além de mostarda, cebola, nabo. Pepinos e cenoura, couve-flor e por fim, ovos.

Benefícios  

Benefícios da vitamina K para os ossos

Benefícios da vitamina K para os ossos. Imagem: (Divulgação)

Ela traz ao organismo vários benefícios, tais como:

  1. Benefícios da Vitamina K – Saúde Cardíaca

Primeiramente, ela ajuda a prevenir a calcificação das artérias, que é uma das principais causas de ataques cardíacos. Isso acontece, porque essa vitamina carrega o cálcio das artérias e não permite que ele se forme em depósitos de placas duras e perigosas.

Além do mais, entre os benefícios da vitamina K está a prevenção do endurecimento das artérias, já que consegue manter o cálcio fora de seus revestimentos e outros tecidos do corpo, onde possa causar danos.

Isto é especialmente típico da vitamina K2, que é produzida pelas bactérias do intestino, por exemplo.

  1. Melhora a Densidade Óssea

Ela aumenta a quantidade de uma proteína específica necessária para manter o cálcio ósseo, reduzindo assim, o risco de osteoporose.

Alguns estudos sobre ela descobriram que altas ingestões dela podem parar a perda óssea em pessoas com osteoporose, ou seja, seu corpo necessita dela para usar o cálcio para construir ossos.

Há evidências crescentes de que essa vitamina pode melhorar a saúde óssea, bem como, reduzir o risco de fraturas. Especialmente em mulheres pós-menopáusicas que correm maior risco de osteoporose. (2)

Há também uma forte evidência de que a vitamina K e a vitamina D, um clássico no metabolismo ósseo; trabalham juntas para melhorar a densidade óssea, portanto ela afeta positivamente o equilíbrio de cálcio no corpo. Inclusive, o cálcio é um mineral chave no metabolismo ósseo. (3)

  1. Diminui a dor da cólica menstrual

Além do mais, a vitamina pode ser um auxílio muito bom para reduzir as cólicas da TPM e outras dores menstruais, regulando a função dos hormônios.

E o que é melhor: como a vitamina K ajuda na coagulação do sangue; e também pode ajudar com sangramento excessivo durante o ciclo menstrual. O sangramento excessivo aumenta a intensidade das cólicas durante o seu ciclo menstrual.

Estudos apontam que uma vez que a vitamina K pode ajudar com os sintomas de TPM. Ao mesmo tempo, a deficiência dela no organismo pode piorar os sintomas.

  1. Benefícios da Vitamina K – Combate ao câncer

Ela é efetiva na redução do risco de câncer de próstata, bem como, cólon, estômago, nasal e bucal.

Estudos descobriram que altas doses de vitamina K, ajudou pacientes com câncer de fígado a se estabilizarem e melhorou a função hepática. Ou seja, ela ajudou a reduzir o risco de mortalidade cardiovascular e de câncer. (4).

  1. É essencial para a coagulação sanguínea

Ela coagula o sangue e protege o corpo contra hemorragias, bem como, sangramentos e ajuda na cicatrização.

O processo de coagulação do sangue é muito complexo; pois exige pelo menos 12 proteínas para funcionar antes do processo ser concluído, e quatro desses fatores de coagulação proteica requerem a vitamina K para sua atividade.

Portanto, isso faz com que a vitamina K seja essencial, desempenhando um papel importante para ajudar a curar contusões rapidamente, e também para curar cortes. (5)

  1. Melhora a função cerebral

Um estudo descobriu que as proteínas dependentes de vitamina K, são importantes para o cérebro.

Isso porque, a vitamina K participa do sistema nervoso através do envolvimento no metabolismo dos esfingolípidos; que são uma classe de moléculas amplamente presentes nas membranas das células cerebrais.

Os esfingolípidos são moléculas biologicamente potentes, e são conhecidos por seu papel estrutural na construção e no apoio ao cérebro.

Há também evidências de que entre os benefícios da vitamina K está a atividade anti-inflamatória, sendo assim, pode proteger o seu cérebro contra o estresse causado pelo dano dos radicais livres.  

O estresse oxidativo pode danificar as células, e pode estar envolvido no desenvolvimento de câncer, Alzheimer, doença de Parkinson e insuficiência cardíaca. (6)  

  1. Benefícios da Vitamina K – Saúde Bucal

Por fim, uma dieta com poucas vitaminas solúveis em gordura, incluindo vitamina A, C, D e vitamina K, podem aumentar a produção de cáries e outros problemas bucais.

A decomposição dentária ou doenças em excesso nas gengivas; significa deficiência de vitaminas solúveis em gordura no organismo, que desempenham um papel importante na mineralização dos ossos e dentes.

Uma dieta saudável e rica em vitaminas e minerais, ajuda a matar bactérias nocivas que vivem na boca e produzem danos prejudiciais aos ácidos, por exemplo.

Além do mais, ela é um nutriente que funciona com outros minerais e vitaminas, para matar bactérias que destroem o esmalte dental que resulta em cárie. Sendo assim, também fornece aos dentes os minerais adequados que eles precisam para permanecerem fortes e saudáveis.

Por isso, é muito importante consumir alimentos folhosos e legumes.

Ou seja, dê preferência aos alimentos de verdade e fuja dos industrializados e ricos em açúcares adicionados. Com isso você vai prevenir diversos problemas de saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel

Anúncio

Sobre o autor

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

1 comentário

  1. Achei excelente

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com nosso consultor!