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Benefícios do Pimentão Para Sua Saúde

Dr Juliano Pimentel

Vegetal de sabor levemente picante, o pimentão é rico em vitamina C, vitamina A, ferro, fósforo, cálcio e fibra. Pobre em calorias, é também um antioxidante natural e bom protetor das células.

Seja vermelho, verde ou amarelo, o pimentão ajuda o organismo a eliminar vermes intestinais e proteger a mucosa gástrica. Como o cozimento pode destruir seus componentes nutricionais, o recomendável é que se consuma o pimentão cru.

Esse vegetal faz parte da família das solanáceas, que inclui também a berinjela, pimenta, tomate e batata.

Neste artigo, eu irei explicar mais sobre os benefícios do pimentão para a saúde.

Não deixe de ler e compartilhar.

Tipos de pimentões

Existem Diversos Tipos De Pimentões

Há diversos tipos diferentes de pimentções, pois pode ser encontrado em segmentos divididos segundo a cor, o tamanho e o sabor.

Quanto ao formato, há três tipos:

  • Quadrado;
  • Regular;
  • Cônico.

Quanto a cor, os mais comuns são:

  • Pimentão verde: tem sabor mais ácido que os demais tipos do vegetal. É o tipo mais leve, contendo apenas 16 calorias em cada 100 gramas;
  • Pimentão vermelho: é mais rico em betacaroteno, que contém mais vitamina A. Também forte poder antioxidante, que combate os radicais livres.
  • Amarelo: se destaca pela maior presença de vitamina C e tem sabor levemente adocicado.

E mesmo sendo incomum encontrarmos, ainda há pimentões de cores roxo, creme e alaranjados.

No geral, o pimentão é bem nutritivo. A cada 100 gramas há (1):

Calorias: 21,3 Kcal;

Proteínas: 1,3 g;

Fibra alimentar: 2,6g;

Vitamina A: 2000 U.I.;

Vitamina B1: 20 mg;

Vitamina B2: 30 mg;

Vitamina B5: 20 mg;

Vitamina C: 126 mg;

Potássio: 174,3 mg;

Sódio: 16 mg;

Cálcio: 10 mg;

Fósforo: 25 mg;

Ferro: 0,5 mg;

Manganês: 0,1 mg;

Magnésio: 7,8 mg;

Lipídios: 0,2 g;

Ferro: 0,4 mg;

Potássio: 174,3 mg;

Cobre: 0,1 ug;

Zinco: 0,1 mg.

Benefícios do Pimentão

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O pimentão tem poder analgésico

O consumo do pimentão traz muitos benefícios à saúde e bom funcionamento do organismo. Confira os principais (2):

– Poder analgésico: por ser rico em capsaicina, composição analgésica, auxilia na redução e prevenção de dores artríticas, neuropáticas, musculares e outras. Além disso, a presença de vitamina C, também é um importante agente contra artrite inflamatória.

– Sistema imunológico forte:Ele contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, pois possui vitamina C, que age também como antioxidante. O vegetal também otimiza na absorção de ferro. Os muitos fitonutrientes obtidos do pimentão têm propriedades antiinflamatórias. Este apoio anti-inflamatório protege o coração e pode reduzir o risco de condições decorrentes de inflamação crônica, como a artrite (3).

– Combate a ansiedade: os nutrientes presentes nele como magnésio e vitamina B6, podem induzir a redução de ansiedade e estresse. Através do seu efeito diurético também elimina a sensação de inchaço abdominal que incomoda muitas mulheres, principalmente durante o ciclo menstrual.

– Combate ao câncer: a ação anticancerígena do pimentão é justificada pela presença de Licopeno, que combinado com vitamina A e C, pode resultar em efeito antioxidante, que pode auxiliar na prevenção e controle do crescimento de tumores. Os carotenóides contidos no alimento também podem auxiliar na função de estrogênio (4).

– Ajuda no emagrecimento: por possuir poucas calorias, o vegetal traz sensação de saciedade por um maior período de tempo. Além disso, contribui com efeito termogênico, impulsionando o funcionamento metodológico e, consequentemente, a queima de calorias. Os pimentões podem fornecer até 300 mg de Potássio e fibras, grandes colaboradores para aqueles que buscam hipertrofia.

– Estética: como é rico em vitamina C, apoia a função do colágeno. Dessa forma, contribui para uma pele mais saudável, cabelos mais brilhosos e unhas mais fortes.

– Controle do colesterol: a contribuição da vitamina C encontrada no pimentão chega também no controle das taxas de colesterol e sistema cardiovascular, o que proporciona equilíbrio. Outro responsável por esse controle é a porção de betacriptoxantina que há no vegetal. O pimentão também é rico em ácido fólico, um importante contribuinte para a saúde do coração (5).

– Controle de diabetes: alguns estudos indicam que ele pode estimular a produção de insulina, o que contribui para menor glicose no sangue. Esse benefício é mais concentrado no pimentão verde. O que quer dizer que seu consumo beneficia a prevenção e controle de diabetes. Ele também funciona para amortecer as terminações nervosas cutâneas e redução da dor neurogênica causada pela diabetes (6).

– Visão mais saudável: as vitaminas A e C presentes no vegetal são importantes para manter a visão saudável. Além disso, também contribui com o fortalecimento dos olhos, através da vitamina E.

– Fortalecimento dos ossos: ele também dispõe de cálcio, um dos principais contribuintes para a saúde dos ossos e dentes. Dessa forma, o alimento permite manter ossos mais fortes e resistentes (7).

 

Aproveite todas as propriedades nutricionais e os benefícios do pimentão para a sua saúde.

Abraços e fique com Deus!

Dr. Juliano Pimentel.

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The author Dr. Juliano Pimentel

Olá, eu sou o doutor Juliano Pimentel. Médico, fisioterapeuta e coach que ajuda as pessoas com conteúdos sobre saúde, alimentação e emagrecimento. Também sou celíaco e tenho uma vida de pesquisa sobre o Glúten.

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